O país do leste europeu é um cartão postal com suas belas montanhas, castelos, gastronomia, riqueza cultural e povo acolhedor, mas além disso a Romênia também esconde uma cena musical que poucos lugares tem e vem se destacando como um dos destinos favoritos para os amantes da música eletrônica.
Com festivais incríveis, oferece uma experiência singular para os entusiastas das batidas pulsantes. Do comercial ao underground, cada um tem sua própria atmosfera e estilo, garantindo momentos de pura energia e diversão.
Separamos 6 opções para você adicionar à sua lista de desejos, confira.
*Por Iasmim Guedes
Neversea Festival
O verão europeu é uma ótima temporada para quem quer curtir um evento de qualidade com aquela vibe gostosa. É nessa temporada que rola o Neversea, na pitoresca cidade costeira de Constanța, Romênia.
O evento apresenta durante 3 dias uma programação diversificada com sonoridades da EDM, pop e urbano. O Neversea atrai artistas e público da região e também nomes internacionais.
A edição de 2023 do festival está programada para acontecer de 6 a 9 de julho, e o lineup inclui nomes como Salvatore Ganacci, Timmy Trumpet, Alok, Don Diablo, Morten e Sofi Tukker, além de artistas locais Grasu XXL, Nicole Cherry, Rareș x Adi Istrate x Erika Isac, Spike e Ștefania. Ingressos aqui.
Saga Festival
O SAGA apresenta uma variedade de gêneros de música eletrônica, incluindo EDM, house, techno e trance. Os organizadores se esforçam para trazer alguns dos melhores artistas nacionais e internacionais da cena eletrônica para os palcos do evento.
Entre os nomes que já passaram por lá estão Tiësto, Armin van Buuren, Martin Garrix, Charlotte de Witte, Boris Brejcha, Amelie Lens e muitos outros. Uma das características do SAGA é a atenção aos detalhes e a experiência visual com palcos deslumbrantes, muita iluminação, efeitos especiais e projeções que criam um ambiente imersivo e mágico.
O festival acontece na cidade de Bucareste, a capital da Romênia. A localização escolhida é cuidadosamente selecionada para proporcionar um ambiente adequado para a grandeza do evento. Este ano o evento rolou do dia 23 a 25 de junho, e entre as atrações estavam os brasileiros Vintage Culture e Mochakk.
Nostalgia Festival
Com uma atmosfera intimista e acolhedora, o festival geralmente tem uma capacidade limitada, permitindo que os participantes desfrutem de apresentações mais próximas e interajam com os artistas de uma maneira mais pessoal, promovendo uma conexão singular.
Além da música, o Nostalgia Festival oferece uma variedade de experiências interativas e atividades temáticas para o público. Isso inclui áreas de descanso, exposições de arte, workshops de dança, lounges temáticos e muito mais. Tudo isso proporciona uma dimensão extra ao evento, permitindo que a galera mergulhe ainda mais na atmosfera nostálgica e enriqueça sua experiência.
Com sete espaços musicais, o Nostalgia acontece em Bucareste, capital da Romênia, e este ano rola entre os dias 29 de junho a 02 de julho. Ingressos aqui.
Mioritmic Festival
Localizado em Cluj-Napoca, o Mioritmic Festival é uma celebração da música underground. Com uma seleção de artistas de alto nível, o festival oferece uma experiência transformadora em um local projetado para criar uma atmosfera envolvente.
O techno e o house dominam as sonoridades, e artistas como Nina Kraviz, Ricardo Villalobos e Rhadoo já fizeram parte do line-up. Durante três dias, o Mioritmic se torna uma jornada sonora que vai além dos limites da música eletrônica convencional.
UNTOLD Festival
Este ano, está na oitava edição e reunirá mais de 250 artistas internacionais e locais, entre os dias 3 a 6 de agosto, em Cluj-Arena.
Por lá já passaram vários dos principais nomes do globo, entre eles Avicii, David Guetta, Armin van Buuren, Hardwell, Tiësto, Diplo, Solomun, Nina Kraviz, Jamie Jones, Tale Of Us e Sven Väth, além dos brasileiros Vintage Culture e Alok.
Com oito palcos, o evento oferece uma diversidade musical que vai além da eletrônica e um dos diferenciais é o espaço destinado a live acts ou bandas, por onde já passou The Prodigy, Bonobo e Charli XCX a The Black Eyed Peas, Robbie Williams e J Balvin.
O UNTOLD também impressiona pelas decorações, luzes, fogos, projeções audiovisuais e é conhecido como a capital mundial da noite e da magia. O festival tem levado o coração da Transilvânia para o mundo e mostrado que a Romênia é muito mais do que a casa do vampiro mais famoso da ficção, o Conde Drácula.
Para este ano já estão conformados o brasileiro Alok, Alesso, Armin van Buuren, David Guetta, KSHMR, Martin Garrix, Salvatore Ganacci, Amelie Lens, Bedouin, Boris Brejcha, Camelphat, Dixon, Marco Carola, Imagine Dragons, Bebe Rexha, Ava Max, FERG, Years & Years e WizTheMc, Topic, ZHU, Steve Aoki, Tujamo e Fedde le Grand, Mathame, Amber Broos, Ann Clue, Kasia, Sublee, Charlie, Priku e Sit e muito mais. Ingressos aqui.
SUNWAVES Festival
O SUNWAVES surgiu em 2007 como uma contraproposta ao que os festivais comerciais ofereciam, sem interesse em fogos de artifício, luzes exageradas, máquinas de fumaça e música mainstream.
Sunwaves é um festival de música eletrônica criado para os apreciadores de minimal. O festival é especialmente único devido ao talento local dos produtores e DJs minimalistas romenos, muitos dos quais são conhecidos em todo o mundo por seu estilo e batidas abstratas.
Hoje com 2 edições por ano, a principal edição acontece em maio, em Mamamia, e conta com mais de 7 dias de festa com grandes nomes do minimal se apresentando por lá como Ricardo Villalobos, Sonja Moonear, Priku, tINI e A:RPIA:R.