18.1 C
São Paulo
sexta-feira, dezembro 5, 2025

Do Brasil para o Mundo: Novo documentário Beatport x ONErpm apresentado por Mochakk destaca o funk brasileiro

O Funk brasileiro está causando um impacto poderoso no cenário mundial. Nascido nos subúrbios do Rio de Janeiro no final da década de 1980, o som cru e urbano fundiu o Miami bass com a realidade da vida nas favelas brasileiras. Antes rejeitado pela grande mídia, o Funk brasileiro se tornou uma das exportações culturais mais poderosas do país, moldando a música eletrônica global e inspirando artistas muito além das fronteiras do Brasil.

Em abril deste ano, a Beatport, a maior loja de DJs e plataforma de música eletrônica do mundo, reconheceu oficialmente o Funk brasileiro como um gênero musical próprio. Para celebrar, a Beatport e a ONErpm lançam uma nova série documental, Funk do Brasil com Mochakk. Apresentada por Mochakk, um dos DJs brasileiros de ascensão mais rápida, cujos sets eletrizantes são fortemente inspirados pelo Funk, a série explora três importantes polos do Funk contemporâneo: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Cada episódio mergulha na música, seus subgêneros e a cultura que a envolve, da moda aos espaços de apresentação e histórias dos bastidores. Para Mochakk, o projeto é profundamente pessoal: uma forma de homenagear a música que moldou seu país natal e apoiar a cena que lhe deu o pontapé inicial. Juntando-se a Mochakk na série estão Mu540, Bonekinha Iraquiana, MC GW, DENNIS, MC Marsha, MC Duzinho do Cabaré, DJ Ramon Sucesso, VHOOR, Mac Júlia e Gordão do PC , representando os artistas que estão na vanguarda de levar o Funk brasileiro ao cenário mundial.

Essa mudança consolida o som único que emana do país há décadas e que vem conquistando pistas de dança no mundo todo. O Brazilian Funk, que antes era relegado a um segundo plano, agora possui paradas e playlists dedicadas, dando a DJs, artistas e gravadoras maior visibilidade no cenário global — um ponto de virada para um som antes negligenciado.

A série captura a urgência e a vitalidade de um gênero nascido à margem, mas que agora ocupa o centro da cena eletrônica global. Para a comunidade mundial do Beatport, é mais do que uma introdução a um som; é um convite ao espírito do Brasil.

Clênio Martins
Clênio Martins
Head of Social Media da WiR e amante de música eletrônica.

Notícias Relacionadas

Redes Sociais

429,079FansLike
56,941FollowersFollow
6,136FollowersFollow

Últimas Notícias