A música é um instrumento de transformação social, emocional e também representa uma união de propósitos. A música é universal, ela transforma e conecta, e pode passar uma mensagem poderosa através de artistas influenciadores.
Com esta premissa, na sexta feira da semana passada, 23, foi lançado no youtube o documentário “A PORTRAIT OF ROYAL CRESCENT”. Neste curta metragem original você viverá estas conexões e conhecerá histórias como as do duo de djs e produtores: Royal Crescent!
Diante deste período difícil e de grandes transformações, os mineiros Yuri Lima e Gabriel Mouve veem no cinema, além das produções, uma maneira intimista de contar histórias e gerando conexões para quem assiste, tendo a música como fio condutor desta narrativa.
Como prova de transformação social, Gabriel menciona a importância que a música tem para si, “A Música mudou a minha vida, me tornou quem eu sou hoje, onde havia vergonha, se tornou dupla honra, a música me libertou das drogas, me tonou uma pessoa feliz, posso ouvir uma música, sem a dependência de uma droga, posso tocar sem me drogar, e passar através da música essa alegria e amor” e usa sua história de superação e resiliência para motivar pessoas que viveram e vive na mesma situação de que, há esperança quando você
encontra seu caminho.
Vindo de uma família onde a educação é muito levada a sério, Yuri Lima é exemplo de que quando há dedicação e persistência, os frutos são apenas consequência de uma busca, “Meu pai tocava violão e minha mãe piano, desde o ventre da minha mãe já ouvia música, e desde meus 10 anos já estava na frente do computador produzindo músicas”.
A PORTRAIT OF ROYAL CRESCENT, é muito mais que um filme sobre música, mas fala do amor e a verdade pelo que se faz, “A mensagem foi entregue respeitando a história. A minha preocupação no DOC foi a cinematografia, a forma com que eu contaria essa história não a partir do roteiro, mas sim a partir da câmera extraindo toda verdade dos personagens reais” afirma Luiz Soufe, diretor do documentário.
Sobre a montagem Luiz conta que mais uma vez a música foi importante no processo “Trabalhei muito com a música pra justamente passar essa ligação, momentos de silêncio, momentos de excitação, meditação, foram inseridos estrategicamente pra criar a sensação de que o filme é uma música, as pausas e as trilhas escolhidas ajudam a contar isso”, e complementa, “o grande desafio quando se fala de um documentário é respeitar, e foi isso que tentei fazer porque sabia que eles iriam me dizer como a música conecta. Procurei em não intervir muito nos depoimentos e também nas cenas deixei correr o máximo que pude”
Tendo a música como personagem principal, o documentário explora outras vertentes como a união de propósitos, e o resultado de quando há amor e a paixão pelo que se faz. Esta é uma ótima opção de entretenimento e conteúdo de qualidade para você assistir quando e onde quiser, e uma forma de prestigiar a produção nacional e original do nosso cinema independente e que aborda um tema universal: a música.
Você pode conferir gratuitamente e na integra o documentário no canal do Royal Crescent no Youtube.