A partir de meados dos anos 2000, a música eletrônica começou a crescer muito em termos de popularidade. Isso levou a um período crítico de transição para Ultra Music Festival. Como o festival sempre foi um evento de nicho exclusivo, vários ajustes deveriam ser feitos.
Primeiro, o Ultra Music Festival mudou-se do Bayfront Park para o Parque Bicentenário. Embora o crescimento seja bem vindo, isso levou a preocupações sobre como preservar a influência underground, um dos principais motivos que levou um evento tão exclusivo existisse. Com isso, uma parceria com Carl Cox nasceu, com uma promessa contínua de que o underground sempre teria um lugar proeminente no Ultra Music Festival.
Os fãs que ouviram música eletrônica pela primeira vez foram apresentados à cultura e se juntaram com os fãs oldschool. A fórmula de sucesso do Ultra Music Festival estava solidificada, levando fãs e artistas a encontrarem um lugar onde as performances mais criativas possam ser encontradas todos os anos.
O episódio 4 da série ‘20 Years of Ultra‘ volta a 2010/2011, uma época em que muitos considerariam como um ponto chave na indústria como um todo. Estes dois anos viram a cena da música eletrônica experimentar um crescimento exponencial, com o Ultra Music Festival sendo um dos grandes responsáveis por esse impulso, enquanto os fãs de todo o mundo descobriam músicas através de imagens virais de grupos de artistas do festival, como o Swedish House Mafia.
Durante o episódio, os espectadores podem ver imagens do festival de 2010 e 2011, o que mostra o quanto o evento se desenvolveu ao longo dos anos. Também é possível ver clipes de entrevistas com Afrojack, Tiësto, David Guetta e Carl Cox, onde todos compartilham suas próprias opiniões sobre a cena.