House Music, Anos 90, África do Sul e… Beyoncé?

No último domingo (05), aconteceu a sexagésima quinta premiação do Grammy e, para surpresa de muitos aficionados pela música eletrônica, o single “Break My Soul” da diva pop Beyoncé levou o prêmio na categoria de Melhor Gravação Dance/Eletrônica. O resultado da premiação gerou discussões sobre a categoria e a classificação usada pelo comitê.

O hit de Beyoncé chamou atenção do público da música eletrônica, desde seu lançamento, por apresentar características da House Music. O single deriva, na verdade, do estilo nascido na África do Sul, durante os anos 1990, denominado Kwaito.

O estilo nasceu com a chegada da House Music aos guetos sul-africanos, se misturando com influências do Hip-Hop, Soul e outros estilos locais. O Kwaito possui uma estética única com vocais falados e/ou aos gritos, batidas recheadas de groove inspirado no Soul e R&B e caracteristicamente 110 batidas por minuto.

Ainda, destaca-se o valor político-social do Kwaito. Na década de 1990, a nação sul-africana se encontrava no período de reintegração após o Apartheid sob o governo de Nelson Mandela. Com isso, a “re-globalização” sul-africana abriu as portas para novas influências internacionais que afetaram a cultura, o comportamento social e trouxeram novas inspirações para uma juventude que fora outrora oprimida.

Assim, o Kwaito nasceu como uma possibilidade de expressão, trazendo um forte sentimento de liberdade para a população, como um suspiro após a opressão. As letras de Kwaito trazem esta mensagem de liberdade e força, e, somado às batidas envolventes derivadas da House Music, o gênero se tornou um símbolo da identidade cultural da juventude sul-africana.

O grupo Boom Shaka foi responsável pela consolidação do novo estilo e, até hoje, é um sinônimo de Kwaito. Arthur Mafokate, por sua vez, criou hits marcantes como Kaffir e também foi responsável por impulsionar a vertente no país com seu grande trabalho cultural com sua gravadora, a 999 Records.

Pode-se dizer que o Kwaito estendeu suas influências para toda a cena musical no país. Brenda Fassie, também conhecida como a Rainha do Pop Africano, passou a tratar de temas sociais em suas canções inspirada pelo novo estilo. O grupo Trompies, por sua vez, atua até hoje fortalecendo os valores do Kwaito e passando para as novas gerações essa identidade tão única.

No início dos anos 2000, Mandoza foi o responsável por globalizar o Kwaito com seu álbum Nkalakatha. O projeto trouxe atualizações ao gênero, com novas influências do Hip-Hop e R&B estadunidenses, impulsionando as vendas e pavimentando o caminho para grandes estrelas do Afro House de hoje, como os DJs Black Coffee e Enoo Napa.

É evidente que o Afro House atual se distanciou do Kwaito dos anos 1990. Contudo, a ligação de ambas as vertentes com a House Music são nítidas. Sendo assim, “Break My Soul”, ao trazer elementos tão marcantes do Kwaito, é, de fato, uma variante da tão abrangente House Music.

Maria E. Pisani

Share
Published by
Maria E. Pisani

Recent Posts

NO ART estreia em São Paulo no dia 11 de maio com ANOTR, Moodymann, Maz e mais

Depois do sucesso da track "Relax My Eyes", ANOTR ganhou uma enorme força na cena…

2 dias ago

Alok anuncia sua AUREA Tour em parceria com a 30e, maior produtora de eventos ao vivo no Brasil e abre contagem oficial regressiva para a COP30

É oficial! Durante o show no aniversário de Brasília, Alok confirmou que outras cidades vão…

3 dias ago

Diplo estreia rework de “Your Love” do The Outfield por Thomas Wesley

Diplo estreia o rework da icônica faixa "Your Love" do The Outfield de sua aclamada…

3 dias ago

Só Track Boa retorna a Belo Horizonte com dois palcos e novo local

A Só Track Boa anunciou na tarde desta quarta-feira (24) sua próxima edição na cidade…

4 dias ago

Beatport elenca Eli Iwasa como embaixadora

Fundado nos Estados Unidos em 2004, o Beatport é um portal de notícias e loja…

4 dias ago

Overmono e The Streets lançam “Turn The Page”

Um ano após o lançamento de seu álbum de estreia aclamado pela crítica, Good Lies,…

4 dias ago