Burning Man altera título do tema de 2021 para “The Great Unknown”

O icônico encontro, Burning Man, alterou o título de seu tema de 2021 devido à história colonial anterior da frase.

O tema previamente anunciado como ‘Terra Incógnita’ é um termo latino que se traduz como “terra desconhecida”. Era muito utilizado no século 15 pelos europeus para descrever regiões que não foram mapeadas ou documentadas. Os colonizadores também usaram a frase como uma justificativa para a conquista, mesmo nos casos em que as terras eram habitadas.

No século 15, os europeus iniciavam uma jornada chamada ‘grandes navegações’ em busca de novas terras para exploração e colonização para expansão de seu território e o enriquecimento do mesmo. A rota era encontrar os territórios no oriente mas encontraram um novo continente que seria hoje a América do Sul, nosso território já foi colonizado por portugueses, espanhóis e holandeses por muitos anos até à Independência dos países sul-americanos por pressões das cortes e de populares em seus respectivos locais.

Os organizadores do Burning Man decidiram mudar o título do tema, afirmando: “Quando aprendemos que a frase tem uma história colonial e refletia alguns de nossos preconceitos implícitos e perspectivas padrão, nós a renomeamos”. Eles mudaram o nome para “O grande desconhecido”, que até agora é a única informação confirmada sobre o festival.

O destino do evento ainda é incerto, mas os organizadores acreditam que terão uma decisão final se o festival em 2021 no fim de maio. A data está prevista entre 29 de agosto e 6 de setembro de 2021, mas com o resultado atual da pandemia, Black Rock City provavelmente terá uma população menor que nos anos anteriores, quando aproximadamente 80 mil se reuniram no deserto.

O evento é guiado por 10 princípios desde 2004: Inclusão radical, presente, descomodificação, autoconfiança radical, autoexpressão radical, esforço comunitário, responsabilidade cívica, sem rastros, participação e imediatismo.

O artigo completo sobre a mudança do tema e suas reflexões você pode conferir clicando aqui!