Cinematográfico e introspectivo, “Sensitivity Spirals” é o novo EP do Binaryh

Um dos principais expoentes brasileiros quando o assunto é techno melódico, o Binaryh acaba de lançar seu mais novo EP: “Sensitivity Spirals”. O release, feito nesta sexta (29) através da Hiato Music — gravadora fundada e administrada pelo próprio duo, em parceria com BLANCAh —, traz duas originais e mais um remix de Tiago de Renor.

Abrindo o disco, “Dhruva” é misteriosa, tensa e ainda mais introspectiva que o padrão da dupla. “Quando a fizemos, estávamos em um momento muito introspectivo. Costumamos dizer que entramos em um casulo e procuramos formas de sair dele. Na música, conseguimos passar essa sensação. Ela não explode, ela adentra. Foi o momento que saímos do nosso casulo após um tempo de mutação pessoal”, conta Rene Castanho, que forma o Binaryh junto com a parceira Camila Giamelaro.

A track é uma das tantas que tem recebido o suporte do Tale of Us — um dos principais entusiastas do duo paulista —, que a tocou, inclusive, no Tomorrowland Around the World, no ano passado (veja abaixo). “Para ela, buscamos timbres digitais para ter a liberdade de fazer algo obscuro, abusando dos filtros e efeitos, de certa forma, bem fechados”, segue Rene.

“Other Side”, que traz os vocais da produtora, cantora e compositora russa/alemã Eleonora (famosa por colaborar com nomes como Moscoman, CIOZ e os brasileiros Morttagua e ZAC), tem uma proposta bastante diferente. Orquestrada, harmônica e bem mais expansiva, é provavelmente a música mais cinematográfica do Binaryh.

“Quando conhecemos a Eleonora, foi muito claro de ambas as partes o desejo de fazer algo juntos. Eis que certo dia mandamos uma base que fizemos e ela retornou com a gravação dos vocais. Logo que escutamos, ficamos de cara com a profundidade; era como ouvir a emoção. Então, nada mais justo do que trazer uma harmonia com timbres orquestrais para ajudar a contar essa história. Foi fácil trabalhar com ela porque ela conseguiu ler a ideia da música de forma sublime. Foi o match perfeito”, complementa o artista.

O remix do produtor, engenheiro de som e sound designer brasileiro baseado no Canadá Tiago de Renor fecha “Sensitivy Spirals” com mais poesia, despindo “Other Side” de suas batidas e focando nas melodias, funcionando como uma espécie de poslúdio.

O EP foi masterizado no conceituadíssimo estúdio SM Mastering, que já trabalhou com artista do calibre de Nick Warren, Solomun, Carl Cox, Joris Voorn, Stan Kolev, Joseph Capriati e Hernán Cattáneo.

 

Head of Social Media da WiR e amante de música eletrônica.