Você é um fã de música hardcore e uptempo? Algo que chegue nos 200 BPM? Então você provavelmente já ouviu falar do Dominator Hardcore Festival, o maior evento do gênero no mundo. Mas você sabe como ele começou e quais foram os momentos mais marcantes da sua história?
Neste post, vamos contar um pouco da trajetória desse festival incrível que reúne milhares de pessoas apaixonadas pela batida acelerada e pela energia contagiante do hardcore.
Para entrar no clima do festival, confira nossa playlist de Hardstyle e Hardcore. Atualizada toda sexta-feira com o melhor da Hard Dance Music!
Como surgiu o gênero
Primeiramente, temos que falar sobre o estilo musical do festival, o hardcore. No começo dos anos 90, surgiu na Holanda, mais precisamente em Rotterdam, um subgênero do hardcore techno. O estilo era amplamente conhecido como Hardcore Gabber. O termo “gabber” vem de uma gíria de Amsterdã que significa “amigo” ou “colega”.
O hardcore gabber se caracteriza por ter batidas rápidas, entre 140 e 190 batidas por minuto, com bumbos distorcidos e pesados, e vocais gritados ou sampleados de filmes ou outras músicas. O gabber foi influenciado por estilos como acid house, techno, new beat, hip house, industrial dance e gangsta rap.
O gabber se tornou um movimento cultural na Holanda, com festas rave clandestinas em galpões, porões e túneis, onde o público praticava a famosa dança “hakken”. Os fãs do gabber se vestiam com roupas esportivas, tênis Nike Air Max e cabelos raspados. Essas festas, como Thunderdome e Mysteryland, se tornaram muito populares e parte da cultura mainstream holandesa nos anos 90.
Esse estilo também se espalhou pela Europa e pelo mundo, encontrando adeptos nas comunidades rave de países como Reino Unido, Espanha, Itália, EUA e Austrália.
Alguns dos produtores pioneiros do gabber foram Marc Acardipane, Paul Elstak, DJ Rob e The Prophet, que fundaram selos como Rotterdam Records, Mokum Records, Pengo Records e Industrial Strength Records.
O gabber também gerou vários subgêneros e fusões, como hardstyle, jumpstyle, bouncy techno, speedcore, terrorcore, frenchcore, happy hardcore, acidcore e breakcore. Porém, o estilo, kicks, e sua estrutura no geral foi evoluindo, e hoje em dia é conhecido apenas como hardcore.
História de Dominator Festival
A ideia de Dominator Festival surgiu de um grupo de produtores de eventos e artistas do gênero hardcore que queriam criar um evento exclusivamente dedicado a esse estilo musical. O objetivo era reunir os melhores artistas do hardcore em um local para proporcionar uma experiência única aos fãs.
O nome do festival foi inspirado em uma música de 1991, chamada “Dominator”, do duo Human Resource, considerada um clássico do hardcore.
A primeira edição do festival aconteceu no dia 30 de julho de 2005, no parque aquático E3 Strand, em Eersel, como uma iniciativa da Art of Dance e da Q-dance, duas das maiores produtoras de eventos de música eletrônica do país e contou com cerca de 20 mil visitantes e mais de 50 artistas, divididos em quatro palcos: Mainstage, Darkcore, Early Rave e Industrial.
O tema da primeira edição foi “The Hardcore Festival”, e o slogan era “We are the hardest”. O line-up incluía nomes como Angerfist, Neophyte, Outblast, Endymion, Nosferatu, The Viper, Tommyknocker, Promo, D-Passion e muitos outros.
Ao longo do anos, o Dominator Festival cresceu em popularidade e se tornou um marco na cena hardcore. O festival é caracterizado por suas produções elaboradas, atmosfera intensa e performances energéticas dos artistas. Além disso, o Dominator Festival também é conhecido por seus palcos temáticos, que criam diferentes ambientes e atmosferas musicais.
Fonte: Reprodução Facebook.
Com mais de 50.000 participantes, o Dominator é o maior encontro hardcore ao ar livre já criado. Com mais de 100 artistas performáticos, divididos em 7 palcos deslumbrantes, não há alma hardcore na galáxia que nunca tenha ouvido falar deste festival hipnotizante. Palcos de tirar o fôlego, entretenimento sublime e uma bela localização se misturam perfeitamente com um exército de fazedores de barulho e seu arsenal de hardcore poderoso.
Para a edição de 2023, teremos grandes nomes da Hard Dance Music, como Furyan, Angerfist, Dr. Peacock, D-Fence, Evil Activities, Korsakoff, MIss K8, Mad Dog e diversas outras grandes personalidades do Hardcore e Uptempo. Confira o line-up e timetable completo no site oficial. Também já está disponível o aplicativo oficial do festival para Android e iOS.
Fonte: Reprodução Facebook.
Hino Oficial do Dominator Hardcore Festival
Já tivemos como criadores do hino oficial do evento nomes como Angerfist, DJ Mad Dog, Miss K8, Neophyte, Deadly Guns dentre outros. Neste ano, o hino oficial tem como tema “Voyage of the Damned”, ou “Viagem dos Amaldiçoados” em tradução livre, e a responsável pela criação do hino oficial será a DJ e produtora italiana AniMe, que apresentará no festival seu novo álbum “THE 4TH DIMENSION”, com data de lançamento programada para o dia 27 de julho pela Dogfight Records. Clique aqui para fazer o pre-save.
Palcos do Dominator Hardcore Festival
Para a edição de 2023, contamos com um total de 8 palcos. São eles:
- Mainstage
Os maiores nomes do Hardcore passam por aqui. Neste ano, os principais nomes a tocar aqui serão: Miss K8, Angerfist , N-Vitral, Spitnoise vs. Barber e Dr. Peacock vs. Partyraiser.
- Raw by desperados
Temos espaço para o raw hardstyle também! Mesmo sendo um BPM inferior, nesse palco, os kicks diversificados fazem o público ir à loucura. Na edição de 2023, teremos nomes como Rebelion, Vertile, D-Sturb, Rooler e Adjuzt vs. Mutilator.
- Extreme Hardcore (Uptempo)
Palco destinado ao extreme hardcore, ou como é amplamente conhecido: o Uptempo. Neste ano teremos nesse palco nomes como: Barber, Unproven, Irradiate e Dimitri K vs. Cryogenic.
- Classic hardcore
Nessa edição, teremos nomes como Panic, Ophidian, Tha Playah, Endymion e Art of Fighters trazendo os clássicos do era de ouro da Hardcore music.
- Frenchcore
Levenkhan, Remzcore, Radium, Mr. Ivex, D-Frek e Radium são alguns dos nomes desse ano que vão trazer o melhor do frenchcore para agitar a pista!
- Hardcore
Restrained, Lil Texas, Andy the Core vs. Lady Dammage, Dither e Wreck Reality serão alguns dos responsáveis por fazer a galera fritar com muito hardcore na veia.
- Terror
The Outside Agency, Drokz vs. Akira, Ultragore, The Noizedizorder e Mykoz. Esses são alguns dos nomes que vão tocar o terror, literalmente rsrs.
Transmissão
Não pode comparecer ao Dominator este ano? Não se preocupe, você pode participar de toda a insanidade do Dominator AO VIVO neste link! Sintonize para a pré-festa de sexta-feira das 08:00 às 18:00 BRT e no sábado das 06:00 às 18:00 BRT para toda a loucura do Mainstage. Clique aqui para ser direcionado ao evento oficial da transmissão. Lembrando que a diferença do horário de Brasília são de 5 horas a menos em relação a Holanda.