Você é um fã de música hardcore e uptempo? Algo que chegue nos 200 BPM? Então você provavelmente já ouviu falar do Dominator Hardcore Festival, o maior evento do gênero no mundo. Mas você sabe como ele começou e quais foram os momentos mais marcantes da sua história?
Neste post, vamos contar um pouco da trajetória desse festival incrível que reúne milhares de pessoas apaixonadas pela batida acelerada e pela energia contagiante do hardcore.
Para entrar no clima do festival, confira nossa playlist de Hardstyle e Hardcore. Atualizada toda sexta-feira com o melhor da Hard Dance Music!
Primeiramente, temos que falar sobre o estilo musical do festival, o hardcore. No começo dos anos 90, surgiu na Holanda, mais precisamente em Rotterdam, um subgênero do hardcore techno. O estilo era amplamente conhecido como Hardcore Gabber. O termo “gabber” vem de uma gíria de Amsterdã que significa “amigo” ou “colega”.
O hardcore gabber se caracteriza por ter batidas rápidas, entre 140 e 190 batidas por minuto, com bumbos distorcidos e pesados, e vocais gritados ou sampleados de filmes ou outras músicas. O gabber foi influenciado por estilos como acid house, techno, new beat, hip house, industrial dance e gangsta rap.
O gabber se tornou um movimento cultural na Holanda, com festas rave clandestinas em galpões, porões e túneis, onde o público praticava a famosa dança “hakken”. Os fãs do gabber se vestiam com roupas esportivas, tênis Nike Air Max e cabelos raspados. Essas festas, como Thunderdome e Mysteryland, se tornaram muito populares e parte da cultura mainstream holandesa nos anos 90.
Esse estilo também se espalhou pela Europa e pelo mundo, encontrando adeptos nas comunidades rave de países como Reino Unido, Espanha, Itália, EUA e Austrália.
Alguns dos produtores pioneiros do gabber foram Marc Acardipane, Paul Elstak, DJ Rob e The Prophet, que fundaram selos como Rotterdam Records, Mokum Records, Pengo Records e Industrial Strength Records.
O gabber também gerou vários subgêneros e fusões, como hardstyle, jumpstyle, bouncy techno, speedcore, terrorcore, frenchcore, happy hardcore, acidcore e breakcore. Porém, o estilo, kicks, e sua estrutura no geral foi evoluindo, e hoje em dia é conhecido apenas como hardcore.
A ideia de Dominator Festival surgiu de um grupo de produtores de eventos e artistas do gênero hardcore que queriam criar um evento exclusivamente dedicado a esse estilo musical. O objetivo era reunir os melhores artistas do hardcore em um local para proporcionar uma experiência única aos fãs.
O nome do festival foi inspirado em uma música de 1991, chamada “Dominator”, do duo Human Resource, considerada um clássico do hardcore.
A primeira edição do festival aconteceu no dia 30 de julho de 2005, no parque aquático E3 Strand, em Eersel, como uma iniciativa da Art of Dance e da Q-dance, duas das maiores produtoras de eventos de música eletrônica do país e contou com cerca de 20 mil visitantes e mais de 50 artistas, divididos em quatro palcos: Mainstage, Darkcore, Early Rave e Industrial.
O tema da primeira edição foi “The Hardcore Festival”, e o slogan era “We are the hardest”. O line-up incluía nomes como Angerfist, Neophyte, Outblast, Endymion, Nosferatu, The Viper, Tommyknocker, Promo, D-Passion e muitos outros.
Ao longo do anos, o Dominator Festival cresceu em popularidade e se tornou um marco na cena hardcore. O festival é caracterizado por suas produções elaboradas, atmosfera intensa e performances energéticas dos artistas. Além disso, o Dominator Festival também é conhecido por seus palcos temáticos, que criam diferentes ambientes e atmosferas musicais.
Fonte: Reprodução Facebook.
Com mais de 50.000 participantes, o Dominator é o maior encontro hardcore ao ar livre já criado. Com mais de 100 artistas performáticos, divididos em 7 palcos deslumbrantes, não há alma hardcore na galáxia que nunca tenha ouvido falar deste festival hipnotizante. Palcos de tirar o fôlego, entretenimento sublime e uma bela localização se misturam perfeitamente com um exército de fazedores de barulho e seu arsenal de hardcore poderoso.
Para a edição de 2023, teremos grandes nomes da Hard Dance Music, como Furyan, Angerfist, Dr. Peacock, D-Fence, Evil Activities, Korsakoff, MIss K8, Mad Dog e diversas outras grandes personalidades do Hardcore e Uptempo. Confira o line-up e timetable completo no site oficial. Também já está disponível o aplicativo oficial do festival para Android e iOS.
Fonte: Reprodução Facebook.
Já tivemos como criadores do hino oficial do evento nomes como Angerfist, DJ Mad Dog, Miss K8, Neophyte, Deadly Guns dentre outros. Neste ano, o hino oficial tem como tema “Voyage of the Damned”, ou “Viagem dos Amaldiçoados” em tradução livre, e a responsável pela criação do hino oficial será a DJ e produtora italiana AniMe, que apresentará no festival seu novo álbum “THE 4TH DIMENSION”, com data de lançamento programada para o dia 27 de julho pela Dogfight Records. Clique aqui para fazer o pre-save.
Para a edição de 2023, contamos com um total de 8 palcos. São eles:
Os maiores nomes do Hardcore passam por aqui. Neste ano, os principais nomes a tocar aqui serão: Miss K8, Angerfist , N-Vitral, Spitnoise vs. Barber e Dr. Peacock vs. Partyraiser.
Temos espaço para o raw hardstyle também! Mesmo sendo um BPM inferior, nesse palco, os kicks diversificados fazem o público ir à loucura. Na edição de 2023, teremos nomes como Rebelion, Vertile, D-Sturb, Rooler e Adjuzt vs. Mutilator.
Palco destinado ao extreme hardcore, ou como é amplamente conhecido: o Uptempo. Neste ano teremos nesse palco nomes como: Barber, Unproven, Irradiate e Dimitri K vs. Cryogenic.
Nessa edição, teremos nomes como Panic, Ophidian, Tha Playah, Endymion e Art of Fighters trazendo os clássicos do era de ouro da Hardcore music.
Levenkhan, Remzcore, Radium, Mr. Ivex, D-Frek e Radium são alguns dos nomes desse ano que vão trazer o melhor do frenchcore para agitar a pista!
Restrained, Lil Texas, Andy the Core vs. Lady Dammage, Dither e Wreck Reality serão alguns dos responsáveis por fazer a galera fritar com muito hardcore na veia.
The Outside Agency, Drokz vs. Akira, Ultragore, The Noizedizorder e Mykoz. Esses são alguns dos nomes que vão tocar o terror, literalmente rsrs.
Não pode comparecer ao Dominator este ano? Não se preocupe, você pode participar de toda a insanidade do Dominator AO VIVO neste link! Sintonize para a pré-festa de sexta-feira das 08:00 às 18:00 BRT e no sábado das 06:00 às 18:00 BRT para toda a loucura do Mainstage. Clique aqui para ser direcionado ao evento oficial da transmissão. Lembrando que a diferença do horário de Brasília são de 5 horas a menos em relação a Holanda.
Mochakk, um dos artistas de música eletrônica mais promissores do momento, lança hoje seu remix…
O coletivo paulistano Gop Tun anunciou hoje (05) mais uma edição do aclamado Gop Tun…
A emoção da pista do Grande Prêmio da Fórmula 1 começou antes mesmo da bandeira…
O evento será realizado nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no Memorial da…
No dia 15 de novembro, das 14h às 22h, a Arena Ace em São Paulo…
A marca holandesa Verknipt desembarca pela primeira vez no Brasil no dia 7 de dezembro.…