Craig Oram: De festivais à carreira profissional na música eletrônica

A jornada de Craig Oram no mundo da produção de música eletrônica e DJ parece uma história compartilhada por muitos artistas underground, mas está repleta de momentos que o distinguem. Desde seu amor precoce pela cultura dos festivais até sua experiência crescendo com Techno, Psytrance e descobrindo a energia da pista de dança, ele usou cada experiência para esculpir um som e estilo distintos. Mas isso é apenas o começo; atualmente em transição para uma carreira musical em tempo integral, Craig está agora expandindo os limites de suas próprias produções e performances, incluindo suas experiências com seu projeto de dupla, Campsite Kings, que começou como uma iniciativa de afterparty nos acampamentos de festivais. Com uma visão clara para o futuro, conversamos com Craig para discutir suas inspirações, desafios e onde ele se vê nos próximos anos, enquanto mergulhamos mais fundo em seu processo criativo, paixão por festivais e ambições para o futuro.

Oi, Craig! Prazer em conhecê-lo! Como você está?
Estou ótimo, obrigado. Atualmente trabalhando fora por um mês, mas isso dá ao corpo um descanso muito necessário após um período de festas intensas em casa.

Quem ou o que te inspirou a se tornar DJ e produtor de música eletrônica?
Eu vou a festivais e raves desde os 16 anos, e me apaixonei pela energia, pela música e pela diversão.

No entanto, há quase 10 anos, lembro-me de estar na enorme pista de dança do Timewarp, na Alemanha, quando percebi que queria estar na cabine do DJ tanto quanto queria estar na pista de dança.

Eu não tinha expectativas muito altas para mim mesmo, mas estava extremamente motivado e dedicado a aprender Ableton, e assim que comecei a entender as coisas, isso se tornou mais um vício, e agora acredito que estou no início da minha carreira profissional na música.

Pode compartilhar uma das suas primeiras memórias musicais?
Ouvir aquele segundo drop de “Adagio For Strings” do Tiesto no Bose do meu pai, quando eu tinha uns 12 anos, soube então que estaria para sempre buscando as melhores músicas que pudesse encontrar – na minha opinião.

Quem eram alguns dos seus artistas ou DJs favoritos quando você no passado? E qual seria um dos seus festivais favoritos que você já participou?
Quando eu era mais jovem e estava começando no mundo dos festivais e das músicas, acho que Deadmau5 era um dos meus favoritos. Quando comecei a ir para festivais maiores, descobri mais Techno underground, Psytrance e Tech House/Disco pesados. Percebi então o que eu estava perdendo e comecei realmente a buscar a música que eu ansiava.

Felizmente, já estive em muitos festivais ao redor do mundo, mas até agora alguns dos meus favoritos seriam Ozora & Boom, Origin na África do Sul, Noisily e MINT no Reino Unido, Time Warp e Connect na Alemanha, além de ADE, Dockyard e Awakenings em Amsterdã.

Qual foi o primeiro equipamento musical que você comprou e como isso impactou a maneira como você fazia música?
Sempre tive uma guitarra enquanto crescia e aprendi partes de músicas que gostava. Para ser honesto, não sei exatamente como isso influenciou a produção do meu estilo atual de música, mas subliminarmente, acho que gravitava em direção a sons muito harmônicos e ricos…

Inicialmente, eu estava tentando produzir música antes de ser DJ, então com o dinheiro que tinha, comprei um laptop básico com Ableton e um controlador midi Ableton Push – que, para ser honesto, mal usei.

Em 2015, se não me engano, comprei o Pioneer XDJ-RX2 a prazo sem juros. Eles eram perfeitos para aprender o básico e também permitiam muita criatividade.

Pode nos contar mais sobre sua história com as festas de acampamento de festivais?
Tenho certeza de que muitos outros podem se identificar com isso…

Mas sempre precisávamos ter uma boa caixa de som que durasse o fim de semana inteiro. Começamos com a Marley Bag of Riddim, movida a baterias.

Depois comprei uma grande caixa de som da Sony, que foi roubada em um pequeno festival na Escócia. Então, meio que por raiva, comprei a Soundboks 2, que elevou o nível drasticamente. Logo depois, saiu a Soundboks 3, que meus melhores amigos compraram, e elas podiam ser conectadas entre si.

Meu amigo Mitch (Campsite Kings) é um veterano em acampamentos e sabe como montar tudo perfeitamente com luzes, energia e espaço suficiente para a festa.
Naturalmente, na última noite dos festivais, as pessoas migram para nossa área, pois é provavelmente o único lugar tocando músicas alto o suficiente para continuar a festa.

Como você e seu melhor amigo Mitch começaram a dupla ‘Campsite Kings’?
Mitch e eu conseguimos levar nossas Soundboks e nossa XDJ-RX2 com grandes baterias portáteis para alimentar tudo no acampamento.

Todo mundo estava animado e grato por mais músicas após o fim do festival. No final do set, várias pessoas vieram até nós e perguntaram onde encontrávamos nossas músicas e disseram que aquele foi um dos melhores sets que ouviram no fim de semana. Foi uma loucura…

Depois disso, o Beathearder nos convidou para voltar no ano seguinte para nos apresentar dentro do Line Up – isso também deu início à dupla ‘Campsite Kings‘ – dê uma olhada no TikTok para ver um pouco das gravações.

Houve alguns desafios que você enfrentou para chegar onde está agora? Como os superou?
O desafio inicial de aprender o Ableton foi um pouco assustador, mas ao mesmo tempo emocionante. Prática constante, repetição e absorver o máximo de informações que pude com o tempo livre que tinha.

O desafio de criar uma faixa de qualidade profissional está sempre presente, e a rejeição de gravadoras pode ser desanimadora. No entanto, aprendi a ser paciente, confiar no processo e aprender com profissionais para refinar meu trabalho.

Quais são alguns dos festivais ou locais dos seus sonhos para tocar um dia? E há algum artista com quem você gostaria de colaborar?
Eu adoraria tocar no festival Noisily no Reino Unido – adoro aquele lugar.

O Mediahaven em Amsterdã seria incrível, e adoraria tocar alguns sets underground nos palcos de Techno em alguns dos grandes festivais de Psytrance ao redor do mundo. Eles geralmente estão em locais lindos, e ouvi algumas das melhores músicas nesses eventos. Dito isso, ter a chance de tocar em literalmente qualquer festival ou local é um sonho realizado para mim. Eu adoraria colaborar com artistas como DON’T BLINK, Silver Panda, Lu4o, Greenwolve; sinto que tento alcançar uma fusão dos estilos deles.

Eu ficaria feliz em colaborar com qualquer pessoa que esteja disposta.

Como você vê a evolução de Craig Oram nos próximos 3 anos?
Vejo-me saindo da indústria de petróleo para uma carreira musical profissional em tempo integral, trabalhando ao lado de meus artistas favoritos, sem nada me segurando. Vejo-me sempre fazendo o meu melhor para melhorar e levar as coisas para o próximo nível, seja com os equipamentos que uso, as pessoas com quem me associo e o nível de comprometimento que coloco.

Também me vejo com um novo estúdio bacana, em vez do pequeno armário no topo da casa que estou usando agora.

Muito obrigado ao Wonderland in Rave por esta oportunidade de contar um pouco sobre mim!

Concluímos esta entrevista agradecendo a Craig Oram pelo seu tempo. Sua história mostra o poder da perseverança, paixão e comunidade na cena da música eletrônica. Sua dedicação em dominar sua arte, junto com seu amor pela cultura dos festivais, já o levou a conquistas empolgantes, como se apresentar em line-ups de festivais como Campsite Kings. Com a ambição de evoluir ainda mais como artista e performer, a jornada de Craig está longe de acabar; ele está continuamente se desafiando a levar sua música e performances a novos patamares, com o objetivo de fazer a transição completa para uma carreira musical profissional. Enquanto ele percorre esse caminho emocionante, mal podemos esperar para ver o que vem a seguir para ele.

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