QUEM É DIXON? Nascido na pequena cidade de Anklam, Steffen Berkhahn, nome de batismo de Dixon, teve uma infância pobre vivendo na Alemanha soviética, e só pensava em se consagrar como jogador de futebol. Aos 14 anos, no entanto, sofreu uma grave lesão que interrompeu o seu sonho. Ao mesmo tempo, caía o Muro de Berlim, e com isso, o jovem passou a descobrir um novo universo, repleto de possibilidades: o da cultura clubber berlinense.
Aos 16, já começava uma carreira como DJ, e logo tornou-se referência naquela bolha underground. No entanto, foi a partir dos anos 2000, quando iniciou a parceria com o Âme (dupla formada por Kristian Beyer e Frank Wiedemann), que as coisas realmente mudaram.
Com uma visão artística e um gosto musical muito similares (na primeira, uma busca absoluta pelo mais alto padrão de qualidade e pela inovação; na segunda, melodias cinematográficas), os três constituíram uma espécie de “santíssima trindade” da house music alemã. Em 2005, fundaram a Innervisions, label multiplataforma que inclui gravadora, label party (Lost In A Moment), agência de bookings, loja de discos e distribuidora, e que tornou-se uma das mais cultuadas do mundo.
Mas Dixon nunca deixou de brilhar de maneira solo. Apaixonado por uma intensa rotina de gigs, ele é um dos raros nomes da atualidade que se veem mais como DJs do que como produtores (embora faça ambos com maestria). Seus sets, sempre experimentais e ousados, o levaram a ser eleito o DJ número 1 do Top 100 do Resident Advisor por quatro anos seguidos (até o encerramento do ranking em 2017).
O QUE ESPERAR DO SET?Uma das características mais incríveis de qualquer set do Dixon é a imprevisibilidade. O som de Dixon é muito mais do que uma simples referência ao Innervisions, e algo inovador, adaptável a uma variedade inacreditável de gêneros e perfeitamente integrado em qualquer cenário. Dentre das suas apresentações que ja vi no Brasil ele não hesitou em transitar entre o house e o techno e misturando todos os titulos de elementos desde grandes vocais pop até referências de hip-hop, garage, progressive, tech-house e muito mais.Dixon sempre manteve a importância de transmitir uma mensagem autêntica. Essa busca por uma identidade única levou a uma obsessão em criar versões edit’s de muitas musicas, que a chance de você ouvir novamente fora de seus sets é muito baixa.
A chance é que caso você tente explicar para algum amigo apos o role como foi o set, vai ser muito difcil. Explicar todo o processo de criação de atmosfera e desenvolvimento de set de Dixon nao é facil, seu set é uma jornada, cheia de altos e baixos. Apesar da escolha de palavras clichê, Dixon é muito intencional na narrativa que quer transmitir, de tracks dançantes para momentos introspectivos, a unica certeza é que você pode esperar o inesperado.
SERVIÇO – “Dixon em São Paulo 2024
Data: 30 de novembro de 2024.
Horário: a partir das 22h.
Local: Komplexo Tempo: Avenida Henry Ford, 511 – Parque da Mooca, São Paulo – SP. Vendas: www.ingresse.com. Pré-cadastro: www.dixonsaopaulo.com.br
Classificação etária: 18 anos.