Alison Wonderland é DJ, cantora e uma das artistas da cena de música eletrônica mais conhecidas na atualidade. Como produtora musical, já trabalhou com gigantes do pop como Justin Bieber. “Loner”, seu último álbum de estúdio, lançado em 2022, é explosivo e delicado, com batidas complexas que misturam o inesperado e paisagens sonoras dinâmicas e futuristas. Alison Wonderland é assumidamente ela mesma e quebrou o status quo com sua abordagem destemida para redefinir o que a música eletrônica pop experimental pode e deve ser.
Conversamos com ela antes de sua apresentação no Rock in Rio, confira a entrevista abaixo.
WIR: Você está de volta ao Brasil para o Rock in Rio e vai se apresentar no Dia Delas, que na tradução seria “Girls Night”, e todas as atrações que vão se apresentar são artistas femininas. O Rock in Rio é enorme, com cinco palcos, então são muitas garotas! Como é para você ser uma headliner?
Alison Wonderland: Eu sei! É uma honra, e passei bastante tempo pensando no que tocar nessa noite e vou tocar mauita música brasileira no meu set, novamente por diversão, porque estou tocando um pouco mais longo. Estou tão animada porque sei que todo mundo vai estar se divertindo.
WIR: Seu filho nasceu a 1 ano atrâs, como o projeto White Fang. Você ainda está fazendo muitos shows, tocando até em festas de techno como Alison nas after parties. Como você consegue gerenciar tudo isso?
Alison Wonderland: É muito. Sabe, eu acho que realmente amo o que faço, então tenho um noivo muito apoiador. Se eu preciso sair para tocar, ele é muito compreensivo e ajuda, obviamente, com o Max, o bebê. E quando estou no estúdio, o Max gosta de estar lá. Eu tenho escrito muitas músicas, então tem muito material novo do White Fang, muita coisa nova da Alison, muitas novidades por vir. E também tenho regras agora, onde não fico fora por longos períodos. Se vou ao Brasil, é por um período curto; se vou para a Europa, são 10 dias em vez de um mês, então são períodos menores para que eu possa estar em casa. E aproveito esse tempo para escrever músicas e amar minha família. Mas, honestamente, quando você faz isso há tanto tempo, quando sobe para tocar, não se sente muito diferente. Na verdade, me sinto ainda mais inspirada agora porque tenho esse garotinho, que eu quero que veja sua mãe fazendo coisas muito legais, sabe?
WIR: Bem, você falou sobre música nova, foi ao estúdio e lançou “Satellite”, sua nova canção com o Dimension, e eu fiquei realmente surpresa quando ouvi pela primeira vez. Ele é tão talentoso e está trazendo algo novo para a cena, algo tão fresco. Como foi o processo de criação dessa música?
Alison Wonderland: Engraçado, conheci o Dimension durante a COVID; nós dois estávamos na Nova Zelândia, em quarentena, e nos tornamos amigos assim. Depois, ele teve uma ideia para uma música, obviamente anos depois, mas sempre falamos que tínhamos que fazer algo um dia. A ideia dele era tão legal que eu entrei e talvez estejamos trabalhando em outra faixa. Mas sim, acho que ele está trazendo drum and bass para públicos mais comerciais, Especialmente fora do Reino Unido e de outros pequenos lugares no mundo. O drum and bass não é realmente o gênero principal, mas pessoas como ele e o Sub Focus, e há um grupo inteiro de artistas trazendo esse gênero pesado para outros países. Acho isso muito bom porque, obviamente, sou fã de qualquer coisa relacionada a bass music. Sempre amei drum and bass e realmente queria fazer uma faixa, e pensei: “não posso fazer isso sozinha, não é totalmente o meu mundo.” Então fazia muito sentido fazermos isso juntos. Foi muito bom trabalhar com ele; ele é realmente muito talentoso. Estive no estúdio com ele e ele é a verdadeira essência. Foi legal, mas é engraçado, eu estava pensando que não lancei muita coisa este ano, mas tenho tanta música guardada que vai sair, mas é só ter paciência.
WIR: ele também vai tocar no Temple of Wonderland, que será no Red Rocks, e para esse evento específico, vocês estão fazendo algo realmente legal com todo o concurso para alguém que vai tocar no Red Rocks pela primeira vez. Sim, e acho que você deveria aproveitar o processo, porque vai receber muita coisa. Como tem sido esse processo para você?
Alison Wonderland: Já tivemos tantas pessoas se inscrevendo, e, engraçado, muitas mulheres se inscreveram, o que é muito bom. Mas eu tenho tanta música para ouvir e há tantos jovens produtores talentosos por aí que vai ser muito difícil escolher, mas isso vai ser algo que vamos discutir na próxima semana. Estou tão animada, estou realmente empolgada. Acho que o fato de haver tantas pessoas por aí fazendo música tão boa é incrível para mim. Acho que, especialmente nos dias de hoje, é realmente muito difícil para um jovem produtor ser ouvido, porque há tantas pessoas agora, e é tudo sobre conteúdo rápido, e as pessoas têm que criar conteúdo, e nem todo mundo é um criador de conteúdo. Há tantas pessoas realmente talentosas que odeiam filmar a si mesmas e não querem fazer TikToks. Eu não gosto de fazer isso, sou muito ruim nisso. Mas, você sabe, agora muitas pessoas, para serem notadas, têm que fazer todo esse conteúdo; isso é um trabalho à parte. Por isso comecei meu selo com esse objetivo também, ajudando as pessoas a darem um passo fora de seus quartos e subirem ao palco. Isso é tudo o que quero fazer: ajudar pessoas assim.
Não deixe de seguir a Alison Wonderland no instagram, clicando aqui.
Uma demonstração da produção cuidadosa e expansiva de Facundo Mohrr, Hermosa é uma mistura hipnotizante…
Hoje, a DJ e produtora turco-italiana Carlita lança seu aguardado álbum de estreia, Sentimental. O…
Panteros666 e MCYL lançam uma colaboração poderosa voltada para o rave com "POW", seu novo…
O gigante da música bass de Los Angeles, NGHTMRE, eleva seu celebrado EP 'UNSOUND 2'…
O misterioso e enigmático DJ e produtor francês Malaa retorna com um novo lançamento, "Get…
Sammy Virji e Interplanetary Criminal revelam seu aguardado novo single, ‘Damager’, lançado em 15 de…