Categories: FestivaisNoticias

EXIT Festival é “sucesso” e não dissemina COVID-19, aponta estudo

O EXIT Festival ficou para a história como o primeiro grande festival da Europa a acontecer após a reabertura. Após o evento, um estudo científico revelou que o festival não causou a disseminação do vírus Covid-19. O estudo científico foi conduzido em Novi Sad, na Sérvia, durante as últimas duas semanas, com o objetivo de avaliar os impactos do festival e aos rígidos protocolos de segurança “Safe Events Serbia” realizados durante o evento.

A pesquisa foi realizada pela equipe profissional do Centro de Saúde Novi Sad e da associação Project Lab, sob a liderança da Chefe da Equipe de Pesquisa, epidemiologista e professora assistente, Marija Milić. “Para examinar o risco de contrair um novo Coronavírus durante uma visita a um evento de massa, na situação em que todas as medidas preventivas foram aplicadas, e quando todos os visitantes foram obrigados a estar totalmente vacinados ou tiveram um teste negativo para o Coronavírus, foi decidido que durante o EXIT Festival seria realizado um estudo científico, aproveitando assim uma oportunidade única de adquirir novos conhecimentos científicos sobre o vírus “, afirmou a professora adjunta Milić.

Um total de 345 visitantes foram divididos em dois grupos, vacinados e aqueles que entraram no festival com teste negativo. Eles foram testados antes de entrar no festival, de 8 a 10 de julho, e apenas uma pessoa deu positivo, não podendo entrar no festival. O teste foi repetido após sete dias, de 15 a 17 de julho, e os resultados foram mais do que animadores em ambos os grupos, nenhuma pessoa testou positivo para Covid-19.

“Com um controle de entrada rigoroso, esses resultados de pesquisa eram esperados. Levará algum tempo para obter os resultados da análise final, mas já se pode dizer, tanto com base nas pesquisas quanto no número diário de novos infectados em Novi Sad, que o EXIT Festival não foi um local de infecção em massa com o vírus “, disse o diretor do Centro de Saúde Novi Sad, Veselin Bojat.

Outra prova convincente de que não houve propagação em massa do vírus no EXIT, é o fato de que mesmo 10 dias após o início do festival não houve deterioração significativa da situação epidemiológica em Novi Sad, e também de que as estatísticas diárias do vírus no período de 8 a 19 de julho na cidade não passou das médias do restante do país. Outro indicador é o fato de que dos quase 20.000 estrangeiros que visitaram o EXIT, e que na maioria dos casos precisaram realizar testes PCR para retornar ao país de origem, apenas um visitante testou positivo.

Na Europa, pesquisas sobre eventos menores foram realizadas até agora e também mostraram que, com as limitações declaradas, concertos e festivais são locais de baixo risco para a transmissão do vírus Covid-19. Esta pesquisa foi a primeira a ser feita em um evento musical de massa com a participação de dezenas de milhares de pessoas, portanto, esses resultados devem ser um dos principais argumentos na luta para trazer de volta os grandes eventos em todo o mundo.

“A pesquisa do EXIT prova que, mesmo durante uma pandemia, um meio e um modelo podem ser encontrados segundo os quais até mesmo os maiores eventos podem ocorrer com total segurança. Esta pesquisa é a nossa contribuição para a luta de toda a indústria da música por um tratamento muito melhor na Europa e outros países do que tem acontecido até agora. Provamos que fomos tratados injustamente no passado, e que já não existem argumentos e justificações que permitam encontros em eventos desportivos, em cafés ou centros comerciais, e não em concertos e festivais. Apelo a toda a nossa indústria para, tal como lutamos e vencemos na Sérvia, unir forças e lutar pelo tratamento justo da nossa indústria a nível internacional ”, afirmou o fundador e diretor do EXIT Festival, Dušan Kovačević.

As medidas de restrição de acesso no EXIT foram aplicadas com rigor, mais de 16.111 verificações de visitantes com Certificado Verde Digital, dos quais 95% foram imunizados por vacinação. Para todos aqueles que não tinham um certificado válido, o teste gratuito foi realizado.

Como resultado, em cinco dias, 18.336 pessoas foram testadas, e apenas 10 ou 0,05% das testadas foram positivas e não tiveram permissão para entrar no festival. A equipe médica também estava disponível para cuidar de suas condições médicas. Os visitantes do exterior foram controlados de acordo com a documentação com que entraram no país, que na maioria das vezes foi um teste de PCR.

Vitor Gianluca

Vitor Gianluca tem 26 anos e é formado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), desde 2020. Curte um Techno Melódico e escreve para a WiR há mais de dois anos.

Share
Published by
Vitor Gianluca

Recent Posts

The Deepshakerz retorna à Adesso Music com “Deep Ocean”, ao lado de Fex (IT)

O single chegou oficialmente às plataformas no último dia 12 de abril De olho na…

18 minutos ago

Explorando a criação de ‘Ethereal’: Os bastidores da criação com DJ Dris

Nesta entrevista exclusiva nos bastidores, DJ Dris nos leva a uma jornada pela criação de…

11 horas ago

Explorando a essência de Federico Rosa: Insights de um DJ e produtor

Nesta entrevista, nos sentamos com Federico Rosa, um talentoso produtor e DJ conhecido por suas…

11 horas ago

Explorando o Caos: Por trás da nova faixa de Cynthia Laclé

Cynthia Laclé continua a impressionar com sua música impactante, e seu recente single "Chaos" não…

11 horas ago

NO ART estreia em São Paulo no dia 11 de maio com ANOTR, Moodymann, Maz e mais

Depois do sucesso da track "Relax My Eyes", ANOTR ganhou uma enorme força na cena…

3 dias ago

Alok anuncia sua AUREA Tour em parceria com a 30e, maior produtora de eventos ao vivo no Brasil e abre contagem oficial regressiva para a COP30

É oficial! Durante o show no aniversário de Brasília, Alok confirmou que outras cidades vão…

4 dias ago