Governo Belga firma regras para eventos grandes como Tomorrowland

A pandemia ainda assombra o mundo mesmo com a vacinação em andamento em diversos países do mundo. Na Bélgica não é diferente, mas o Governo Belga se mantém otimista para a retomada dos eventos em segurança.

No último domingo (9), o governo apresentou seu plano de reabertura. São novas estratégias que devem ser praticadas ao longo dos próximos meses na tentativa de voltar a normalidade até outubro. Isso dependerá de como a situação de infectados e vacinados estarão nos próximos meses. Alexander De Croo, primeiro-ministro da Bélgica, acredita que será possível a realização de festivais maiores até a segunda metade do verão. Porém, o público que entrará para estes eventos terá que portar o certificado de vacinação comprovado para a entrada e circulação nestes festivais e eventos.

Alexander de Croo, Primeiro-Ministro Belga.

O “passaporte de vacina” está sendo discutida entre os políticos na Europa como uma forma segura de reabertura e circulação das pessoas quando reabrir tudo normalmente. Alexander comenta que todos os adultos terão a oportunidade de se vacinar e que a Bélgica tem grande experiência na realização de eventos.

Segundo o plano, para participar dos eventos será necessário estar totalmente vacinado com as duas doses e ter feito o teste de Covid com o resultado negativo. Além disso, o acesso aos eventos será limitado apenas para alguns visitantes europeus como países da União Europeia que estão com a vacinação avançada e o Reino Unido. Os consumidores que obtiverem os bilhetes serão monitorados para controlar um possível contágio.

Além disso, dando continuidade ao plano de Reabertura, grandes eventos podem começar em julho, sob certas condições como distanciamento social e uso de máscaras. Neste mês de julho serão permitidos eventos com até 5 mil pessoas ao ar livre e 3 mil em locais fechados dependendo da capacidade de cada clube ou centro de eventos. Em agosto, o número aumentará para 10 mil pessoas ao ar livre e 4500 para eventos “indoor”. Festivais de grande escala como Tomorrowland e Pukkelpop, com 70 mil e 60 mil, respectivamente, estão programados para acontecer no final de agosto e início de setembro e são os últimos grandes eventos em território belga.

Os organizadores se mantém otimistas para a realização desse plano de reabertura, porém tudo dependerá da vacinação e da colaboração do setor de eventos e turismo.

Editor-Chefe deste portal, sempre ouvindo algo diferente do comum...