Celebrando 9 anos de muita fotografia, inovação e trabalho, Fernando Sigma conversa com a Wonderland In Rave e conta um pouco sobre o formato de cobertura real time dos eventos, no qual tem trabalhado para elevar ainda mais o seu nível de entrega e, consequentemente, inovar na entrega para o cliente.
Renomada como uma das principais marcas de audiovisual, principalmente na cena eletrônica, a Sigma Media House – antes conhecida como Sigma F – cresce constantemente como referência no mercado, ainda mais depois de inovar trazendo os highlights dos eventos que participa em tempo real nas redes sociais de cada marca. Bora conferir um pouco do que o mestre contou?
Como surgiu o formato Real Time? Você se lembra do primeiro evento que realizou assim? Conte um pouco sobre.
O Real Time se popularizou agora na retomada pós-pandemia e já está sendo “a nova moda” nos eventos. O Real Time consiste em entregar vídeos profissionais em tempo real, enquanto a festa ainda está acontecendo, dando uma grande credibilidade através de publicações com altíssima qualidade para a marca, evento ou artista. Nosso primeiro job nesse formato foi um evento bem diferente do que estamos acostumados a fotografar e filmar, no caso, foi a Festa Junina da Portuguesa. O desafio foi dado e nós aceitamos, concretizando com muito sucesso e satisfação do cliente.
Quais são os maiores desafios de realizar uma cobertura real time?
Os arquivos de vídeo das câmeras que trabalhamos costumam ser bem pesados, em alguns eventos que fizemos o Real Time havia três videomakers trabalhando, então o “log” (passar esses arquivos para o computador) acaba sendo um desafio grande. Outro ponto é escolher as cenas para encaixar no vídeo em meio a horas de filmagem, é preciso um planejamento pré-evento muito preciso para que esse processo seja o mais rápido possível.
Para que o real time funcione da melhor forma possível, como a equipe é montada? Quais são as demandas?
Essa parte é bem relativa, depende muito do evento em que iremos trabalhar. Existem eventos mais simples, com pouca demanda de filmagem, nesse caso vamos com um filmmaker e um editor. Também há eventos mais complexos, com mais solicitações de entregas e marcas patrocinadoras e, nesses casos, precisamos de mais que um filmmaker e às vezes até mesmo mais que um editor. Uma divisão de tarefas precisa é de extrema importância para não haver confusão quando todos os arquivos estiverem com o editor, assim conseguimos entregar muito mais material para o cliente. Em alguns eventos entregamos um story para cada artista que tocou e um story para cada marca patrocinadora, porém existem eventos que nos pedem dois reels, por exemplo, com a mistura dos artistas e marcas, sempre tentamos entender a necessidade do cliente e o que é importante para ele nessas entregas.
Na sua visão, qual é a importância da cobertura real time?
Esse tipo de cobertura tem se tornado de extrema importância para os produtores de eventos por diversos motivos. Com o Real Time, criamos a oportunidade de trazer pessoas que estão em casa para o evento através de uma entrega de vídeo bonita e de alta qualidade durante suas primeiras horas, mostrando o melhor do evento e o que se espera dele. Com essa modalidade, mostramos de uma forma mais fiel tudo o que rolou lá, o que é bem melhor do que vídeos simples feitos pelo celular, e tudo isso em tempo real, enquanto as pessoas ainda estão engajadas com o rolê, criando uma interação maior ainda. Outro fator importante e que vem se tornado cada dia mais relevante para os produtores de evento são as entregas de marcas patrocinadoras, que estão exigindo cada dia mais esse trabalho em tempo real… é um grande diferencial para elas ver essa interação do público com suas ativações enquanto o evento ainda acontece, captada de uma forma mais profissional e com um olhar mais artístico.
Desde que esse tipo de cobertura começou a existir, como você acredita que isso tenha impactado o mercado?
Cada dia mais, as pessoas querem os conteúdos cada vez mais rápido, normalmente quando não vamos em uma festa que queríamos ir, nós vamos atrás dos stories da galera que foi. Ter esse conteúdo de uma forma mais profissional e com maior qualidade traz uma grande credibilidade para o evento, nós queremos ver as coisas que estão acontecendo AGORA. Normalmente, isso valia mais para as notícias do dia a dia, mas passou a valer também para os rolês, e essa nova modalidade nos possibilitou essa entrega do AGORA para os eventos, além de ser um grande avanço para eles.
Ao ver o projeto entregue e a reação do público nas redes sociais, qual é a sensação?
A sensação é de dever cumprido. Transparecer o evento em um todo enquanto ele ainda está acontecendo é INCRÍVEL, são muitos elogios que estamos recebendo desde que começamos a trabalhar com essa nova modalidade, e é muito gratificante entregar essa experiência em forma de vídeo para a galera enquanto eles ainda estão engajados com o rolê que foram e não quando eles já estão pensando no rolê do próximo final de semana.
Qual foi o real time mais marcante que você já produziu?
Foram algumas experiências muito boas que tivemos desde quando começamos a trabalhar com Real Time, mas acredito que a mais marcante foi a do Sábado Dre Tarde. Foram três videomakers, dois editores e uma entrega gigantesca de nove stories de 15 segundos e um reels de 30 segundos. Foi um material lindo de se ver, assistir os stories da festa, todos feitos por nós, com uma qualidade impecável e de uma forma fiel do que foi vivido lá foi indescritível.