Lançamentos de peso, radioshows e mais: 2023 foi o ano de Bill Browne!

Há anos que ficam marcados na história como cruciais na virada de chave de uma carreira artística. Dito isso, 2023 é certamente o ano que marca a ascensão de Bill Browne na cena eletrônica nacional – e internacional. Isso porque o artista esteve focado no crescimento de sua carreira, apresentando uma série de novidades que trouxeram os holofotes para o projeto, colocando-o como um expressivo expoente do Afro House.

Há algum tempo, ele já vem se destacando como uma figura relevante, principalmente na região nordeste do país. Participando de alguns grandes festivais brasileiros, como Só Track Boa, Me Gusta La Onda e Mysterious Festival, Vintage Culture Fortaleza e Numanice. E, agora, em carreira solo, o artista já tem construído um currículo relevante, marcado por uma qualidade e personalidade excepcional, apresentando em sets e produções que permeiam as linhas do Afro e Melodic House.

Essa ascensão que já vinha se desenhando, tomou passos ainda mais largos neste ano. Logo nos primeiros meses, Bill lançou suas primeiras faixas em free download no Soundcloud, que consistiam em edits inteligentes e cativantes de músicas como “Um Pôr do Sol na Praia” de Ludmilla e Silva, “Construção” de Chico Buarque, e “Olhos Coloridos” de Sandra de Sá. As produções abriram espaço para que ele estreasse em labels importantes na sequência.

Em março, seu primeiro lançamento original, “Pretoria #05 EP”, chegou às plataformas, abraçado pela label SP Recordings. Fundada em 2006, por Carlos Francisco, a label tem uma forte presença na cena do Afro House, mas alinhada à outras vertentes da House Music, e é uma aliada do crescimento dos gêneros por todo o mundo, assinando produções de nomes como Copper Beard, Will Shelter, Demi, Isaac Indart, Ralfus, Javi Colors, Sam One, Jamek Ortega, Dr Feel e Little Nancy, o que trouxe o suporte de grandes artistas a faixas da gravadora, como Black Coffee e Pablo Fierro

Dois meses depois, em maio, Bill Browne apresentou grandes novidades. A primeira delas foi sua chegada ao catálogo da Nature Recordings, label de Curol, um dos principais nomes do Afro House nacional, com o single “All I Need”. No final do mês, ele chegou a um dos locais mais importantes da Dance Music no mundo: Ibiza! O artista estreou seu próprio programa de rádio, o Inner Grooves by Bill Browne, na Ibiza Global Radio, estação de rádio pioneira em música eletrônica na localidade.

Para o segundo semestre do ano, Browne não perdeu o fôlego. Seu edit de “Ocean Eyes”, faixa de Billie Eilish, chegou ao Soundcloud em free download, assinado pela 3rd Avenue, seguido do lançamento de mais um poderoso lançamento pela SP Recordings, o remix de “Pain”, original de Ronn e Jamek Ortega.

Em outubro, mais uma grande novidade foi anunciada: Bill seria o apresentador do Nature RadioShow, programa de rádio da Nature Recordings na ibiza Global Radio. O programa estreou no começo do mês, com o objetivo de ser um espaço de suporte ao trabalho de artistas que enviam promos para Curol e tem um bom relacionamento com a label, além de apresentar faixas lançadas pela label. Com transmissão mensal, o programa vai ao ar na segunda segunda-feira de cada mês pela estação e também pelo Youtube da headlabel.

Além disso, Browne tem preparado grandes surpresas para os próximos meses, como a colaboração com Ryan Keeley, artista plástico estadunidense, que está desenvolvendo um projeto audiovisual para os shows do brasileiro. A ideia é compor uma experiência imersiva que une a música de Bill com as ideias surrealistas de Keeley, apresentando uma conexão transmidiática, que leve o público a uma vivência inovadora com a arte.

Mas, enquanto a estreia não chega, Browne aquece o público com mais um lançamento especial, finalizando o ano com chave de ouro. Se trata do edit de “Could You Be Loved”, de Bob Marley, que chegou ao soundcloud em free download no começo do mês, no canal da Melodic Deep. A produção vem conquistando o público por sua melodia cativante, marcada por uma forte linha percussiva, ambiências imersivas e um groove envolvente, que ganha ainda mais impulso quando teclas se revelam junto ao vocal impactante de Marley e The Wailers.

Siga Bill Browne no Instagram.

Share