Lollapalooza Brasil 2019 lança o Planeta Lolla

Uma das prioridades do Lollapalooza Brasil sempre foi a sustentabilidade e desde sua chegada ao Brasil, o festival busca conduzir todo o processo de montagem até desmontagem com o menor impacto ambiental possível. Pensando nisso, a edição de 2019 foi além e criou o Planeta Lolla, um espaço para ações de sustentabilidade dentro do festival no Autódromo de Interlagos.

A proteção do planeta e do meio ambiente depende da conscientização e como o LollaBR alcança milhões de pessoas, principalmente da nova geração, nada como se empenhar para virar uma ferramenta potente e plantar a semente da sustentabilidade no futuro do planeta.

Em 2018, o festival recebeu o certificado da Neutralize Carbono de neutralização das emissões de gases de efeito estufa produzidas durante os três dias, foram mais de 375 toneladas de CO². Além disso, foram mais de 46 toneladas de lixo reciclado – 14 toneladas de papelão, 13,5 toneladas de copos e 8,5 toneladas de metal, em uma parceria inovadora com o Greenpeace e com apoio da Greenhub. Tendo um baixo impacto ambiental e sem riscos ao meio ambiente.

Agora, o Planeta Lolla dará oportunidade para organizações empenhadas em causas sociais e ambientais divulgar seu trabalho e engajar o público com suas causas. O espaço criado especialmente para ações de sustentabilidade ficará próximo ao Chef’Stage e contará com cinco estandes com atividades e ativações das organizações selecionadas. Para a primeira edição desse movimento inovador de sustentabilidade estão confirmadas as inciativas do GreenpeaceWWF-BrasilNational GeographicAmpara Animal e Cabelegria.

Confira abaixo o que é cada uma das entidades e a ação que será feita no Planeta Lolla:

GREENPEACE 

O Greenpeace é uma organização global independente, que atua para mudar atitudes e comportamentos, para proteger e conservar o meio ambiente e para promover a paz. É composto por 28 escritórios localizados em mais de 55 países, presentes na Europa, Américas, Ásia, África e Pacífico, assim como um órgão de coordenação, o Greenpeace International.

Parceiro do Lollapalooza Brasil desde 2016, no Planeta Lolla 2019, o Greenpeace vai trabalhar a coletiva seletiva com o projeto Rock’n Recycle, que incentiva o público do festival a recolher lixo em troca de prêmios. Além disso, em seu espaço terá óculos de realidade virtual para a conscientização sobre a reciclagem e a preservação dos oceanos e da Amazônia.

Mais informações:www.greenpeace.org.br

WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que atua em defesa da natureza e da vida de todos nós há 22 anos. Com projetos na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Oceanos, trabalha coletivamente na produção de conhecimento científico, no incentivo a fontes de energia limpa, na transição justa para uma economia de baixo impacto, na realização de campanhas e educação socioambiental.

A entidade traz para o Planeta Lolla um trabalho de conscientização sobre a preservação da natureza e dos animais com a ação #ConectadoNoPlaneta: Vire o bicho para se conectar com o Planeta. O Panda, símbolo icônico do WWF, poderá ficar marcado na sua pele durante os três dias do festival e os participantes poderão descobrir qual bicho é a cara deles para fazer uma pintura facial personalizada.

Mais informações: www.wwf.org.br

NATIONAL GEOGRAPHIC

O propósito principal da National Geographic em seus 130 anos de história sempre tem sido impulsar o conhecimento e a compreensão do mundo. Para eles, a juventude, a inovação e a sustentabilidade são aliadas para o futuro. Para acompanhar a edição do Lollapalooza Brasil deste ano, a National Geographic terá um espaço de entretenimento com um propósito: inspirar e informar sobre a campanha “Planeta ou Plástico?”, que convida a todos a agir sobre a crise do plástico descartável.

Ao entrar no stand, o participante ouvirá através dos fones de ouvido, o som que o plástico faz nos oceanos. Alertando para a forma como estamos descartando nosso lixo. Além disso, foi desenvolvido um game interativo gigante, em que o objetivo é simples: acertar as garrafas plásticas dentro da lixeira reciclável. O objetivo é, mais uma vez, apontar a forma correta de destinação do lixo, tirando ele do oceano.

Mais informações: www.nationalgeographicbrasil.com

AMPARA ANIMAL

Fundada há oito anos por Juliana Camargo e Marcele Becker, a ONG AMPARA Animal é a instituição que mais ajuda animais no Brasil, com mais de 1 milhão de beneficiados, quase 10 mil adoções e milhões de quilos de ração distribuídos em todo o território nacional para mais de 450 abrigos cadastrados. A AMPARA já desenvolveu campanhas publicitárias com a participação de artistas de renome como Bruno Gagliasso, Sabrina Sato e Paolla Oliveira. Uma delas é ação “Somos Todos Vira-Latas”, que fará parte da edição de 2019 do Lolla.

O participante poderá consultar um especialista em sobrenomes durante uma brincadeira lúdica de conscientização sobre como as pessoas também podem ser “vira-latas”. Outra atividade disponível será a projeção de fotos de animais, que poderão ser imitados pelo público do festival, com direito a uma foto divertida como lembrança.

Mais informações: www.amparanimal.org.br

CABELEGRIA

Fundada em outubro de 2013 pelas amigas Mariana Robrahn e Mylene Duarte, o Cabelegria é uma ONG que arrecada cabelos, confecciona e distribui gratuitamente perucas para pacientes com câncer via Correios e por meio de Bancos de Perucas. Todo o processo é gratuito. O Cabelegria acredita que a autoestima pode fazer toda a diferença durante o tratamento. Atualmente o Cabelegria conta com 7 pontos de arrecadação em São Paulo e 11 no Rio de Janeiro.

Durante o festival em 2019, a entidade vai fazer o corte de cabelo solidário. Os participantes que quiserem doar poderão cortar os cabelos (mínimo de 20cm), que serão utilizados na confecção de perucas, que serão doadas para mulheres e crianças com câncer.

Yohan Augusto

☁️ Behind everyone's favorite song, there is an untold story.