No inicio dos anos 2000, o eurodance – ritmo que havia surgido a pouco tempo – já dominava as pistas do mundo. No Brasil não era diferente, foi um marco para a popularização da música eletrônica no país.
A gravadoras logo resolveram apostar no eurodance e a Building Records começou a produzir singles com artistas brasileiros, já que o custo de importar material gringo era muito mais caro. O clássico grupo brasileiro Kasino, tinha os lançamentos entre as musicas mais tocados do país, com destaque para “Can’t Get Over”, que foi até trilha sonora de novela da globo.
Essa febre foi tão grande que os artistas, nacionais e internacionais, participavam frequentemente de programas de TV em horário nobre, rádios e ganharam até um festival nacional próprio, o Planet Pop, com a primeira edição em 2004. Lasgo, Ian Van Dahl, Kasino, Dalimas e DJ Ross foram algumas atrações do festival.
Hoje, vamos destacar a trajetória do Lasgo, um dos grupos de maior sucesso do eurodance, fundamental na popularização e consolidação do ritmo na época, e resgatado até hoje pelos brasileiros com sensação de nostalgia.
Lasgo tem origem Belga, composto por Peter Luts e Jef Martens como produtores e com vocais de Evi Goffin até 2008. Evi, decidiu deixar o grupo para focar na maternidade. Logo após, a cantora Jelle Van Dael assumiu os vocais. Jelle, se uniu ao grupo através de uma competição de vozes, no estilo The Voice, que se chamava “Lets go”, onde saiu campeã.
A primeira aparição de Lasgo foi na Holiday Party, uma das maiores festas da Bélgica, que foi palco do seu primeiro videoclipe. Em outubro, Lasgo também ganhou o prêmio de melhor single nacional no TMF Awards belga de 2001. Ao mesmo tempo, ganhou ouro com 25.000 cópias vendidas.
O single de estréia de Lasgo, “Something”, foi lançado no verão de 2001 e se tornou um sucesso em toda a Europa, alcançando o 5º lugar na Bélgica e o 4º lugar na parada de singles do Reino Unido. Em novembro de 2001, Lasgo lançou seu segundo single “Alone”.
Os dois primeiros álbuns do grupo (ainda com Evi de vocalista), venderam mais de 5 milhões de cópias pelo mundo. O Some Things (2002), foi o álbum de estréia com clássicos como “Something”, “Alone”, “Searching”, “I Wonder” e “Pray”, seguido do Far Away (2005) que tinha “Surrender”, “Only You” e “Hold Me Now” entre as faixas e já com a nova vocalista, Jelle Van Dael, surgiu o Smile (2009) com “Tonight” de carro chefe.
O grupo veio ao Brasil pela primeira vez em 2003, e o sucesso foi tão grande que culminou no retorno em 2004 para o Planet Pop Festival – grande aposta dos produtores brasileiros. A última apresentação do grupo no Brasil foi em 2006, já com nova formação.
Durante sua passagem no Brasil, o grupo também fez participações em programas de TV como o “É Show” da Adriane Gaslisteu e o “Super Pop” que fez uma edição especial em homenagem ao eurodance, com a presença de Magix Box, Ian Van Dael, Erika e DJ Ross.
Recentemente a primeira vocalista fez algumas aparições a pedido dos fãs no instagram para relembrar alguns singles memoráveis.
Se consagrando um dos mais influentes grupos do mundo, Lasgo também apoiava causas sociais e participaram do projeto de caridade Dance 4 Life, coletando dinheiro para educar os jovens, para combater a propagação da AIDS e HIV.
Não resta dúvida que festivais como o Planet Pop Festival, Spirit Of London e Planeta Atlântida deixarão saudades nos brasileiros. Uma pesquisa dos amantes de dance music surgiu recentemente na internet para o possível retorno da presença do ritmo nos eventos ou uma edição especial em homenagem ao ritmo (Link).
Fizemos uma playlist especial de nostalgia:
E você, tem alguma memória com o eurodance, participou de algum evento ou curtia o trabalho do grupo Lasgo? Nos conte um pouco, vamos relembrar essa época juntos!