Recém-saído do lançamento de seu mais recente single, ‘Tempo’, OFFAIAH está se juntando a nós nesta semana para nos levar aos bastidores de sua nova faixa, nos dando um vislumbre do processo de produção e compartilhando uma visão sobre sua colaboração com a vocalista Dope Earth Alien.
Então, prepare-se enquanto mergulhamos no mundo sonoro energético de OFFAIAH, descobrindo mais sobre sua criatividade única com esta entrevista exclusiva.
WIR: Oi OFFAIAH, como você está?
Estou indo muito bem, obrigado.
WIR: Você pode começar nos contando sobre o processo de produção desta faixa? Com qual elemento você começou e como trabalhou para desenvolvê-lo?
Como na maioria das faixas que crio, esta começou trabalhando na linha de baixo. Eu estava procurando um som de baixo um tanto percussivo, mas pesado, que adicionasse algum ritmo ao bumbo, mas também tivesse agudos suficientes para se destacar na mixagem. Em seguida, tive que passar por algumas variações com diferentes bumbos até chegar ao que você ouve hoje.
WIR: Você colaborou com Dope Earth Alien para ‘Tempo’, pode nos contar como essa colaboração aconteceu? Como foi o processo?
A faixa começou como um instrumental puro, que eu achava que tinha potencial, mas definitivamente precisava de uma linha vocal. Enviei o instrumental para a Defected, que estava trabalhando com a Dope Earth Alien na época e sugeriu que trabalhássemos juntos. Trabalhamos por e-mail enviando diferentes ideias de um lado para o outro – ela acertou todas as ideias perfeitamente todas as vezes, então tive dificuldade em decidir o que deixar de fora, pois tudo parecia tão bom.
WIR: A faixa entrega uma alta energia, construindo uma experiência auditiva eletrificante; você pode nos guiar sobre como cria produções tão envolventes? Em quais elementos você se concentra para criar as vibrações envolventes em suas faixas?
Não é sempre o mesmo para cada música, mas para a maioria das músicas que produzo, começo com o bumbo e o baixo. Esse processo pode levar vários dias, já que nem todo bumbo combina com todo baixo. Posso passar muito tempo esculpindo o bumbo perfeito apenas para descobrir mais tarde que não está funcionando com o baixo que escolhi ou não se adequa completamente à música. Então, há muito vai e vem na seleção do bumbo e do baixo. Em algumas ocasiões, no entanto, estarei apenas curtindo no estúdio com algumas teclas ou sintetizadores e tocarei um riff ou melodia que realmente gosto, e depois tentarei construir toda a produção em torno disso.
WIR: O que, em ‘Tempo’, você acha que o torna único e diferente de seus outros lançamentos?
‘Tempo’ tem uma seção de breakdown e buildup ligeiramente diferentes da maioria das minhas outras faixas – eu queria fazer algo que chamasse a atenção das pessoas não apenas na música, mas também nos momentos de pausa, e fiz isso usando o baixo para construir muita tensão na aproximação do drop.
WIR: Você incorporou novas técnicas ou sons na produção de ‘Tempo’?
Para ‘Tempo’, decidi resgatar o sintetizador hardware Access Virus B que tenho há mais de 20 anos e colocá-lo em uso – não o usava há um tempo, então foi bom colocá-lo para funcionar novamente.
WIR: Enfrentou algum desafio ao colaborar com Dope Earth Alien? Se sim, como superou esses desafios?
O único desafio foi o fato de que tivemos que trabalhar remotamente, já que estou baseado em Tampa, Flórida, e ela está em Toronto, Canadá, mas foi fácil superar isso, pois conseguimos fazer a música inteira trocando ideias online.
WIR: O que você diria que é a parte mais importante desta faixa que lhe confere seu caráter distintivo?
Sinto que há muitas partes nesta faixa que lhe conferem um caráter distintivo – uma das minhas partes favoritas está no breakdown, com o baixo tenso e a linha de cordas, e a maneira como o baixo imita o ritmo do vocal com triplos soa muito legal.
WIR: O que você espera que os ouvintes levem de ‘Tempo’?
Espero que os ouvintes tenham a oportunidade de ouvir esta faixa em um sistema de som de clube grande – há muita coisa acontecendo na região de subgraves, então ouvir em um telefone não fará justiça. Quero que as pessoas a ouçam em toda a sua glória em um sistema de som de clube ou festival grande.
WIR: O que vem a seguir para OFFAIAH, você tem mais colaborações emocionantes planejadas que pode nos contar?
Atualmente, estou com algumas faixas prontas para o lançamento, então estou apenas avaliando minhas opções. Fique de olho em uma colaboração entre David Penn e eu chegando no início de 2024. Também estou trabalhando em algumas outras colaborações emocionantes, então fiquem ligados.