Normalmente, um artista de música eletrônica tem seu ponto da virada, aquele em que ele explode regional ou mundialmente, a partir do lançamento por um selo importante. No caso de Øostil, o ponto da virada foi o seu nascimento.
Em 2018, o projeto, então formado pelo argentino radicado no México Antü Coimbra e pelo mexicano Hugo Ibarra, fez seu debut oficial de cara na Afterlife, maior gravadora/produtora de eventos de techno melódico do planeta. A primeira gig dos rapazes foi na edição mexicana da festa de 12 de maio, dividindo lineup “apenas” com Agents Of Time, Mind Against e Tale Of Us (os donos da label) — três monstros sagrados da cena.
Logo depois, em junho do mesmo ano, a dupla teve a oportunidade de fazer seu primeiro lançamento oficial pela Afterlife Records — a faixa “Quantic” participou da coletânea “Real Of Consciousness Pt. III”. Com um começo desses, naturalmente, o projeto atingiu um destaque meteórico.
Em 2020, durante a pandemia, Hugo deixou o duo, fazendo de Øostil um projeto solo liderado por Coimbra, que o seguiu conduzindo muito bem, mantendo sua abordagem melódica e minimalista do techno, que reflete muito bem a essência enigmática e misteriosa de Tulum — a “Ibiza mexicana” —, em sons como “CamelPhat – In Your Eyes (Øostil Remix) e ”My World”.
Assim, o mexicano/argentino seguiu galgando seu espaço pela cena eletrônica: consolidou sua relação com a Afterlife, com mais gigs e lançamentos; lançou por outros selos, como Sudbeat, Renaissance, Bedrock, Anjunabeats e Atlant; está perto de atingir a marca de 130 mil ouvintes mensais no Spotify; participou de eventos da famosa marca francesa Cercle; lançou a gravadora EPIPHANY (mesmo nome de seu podcast destinado a promover talentos emergentes da América Latina); e se consagrou como referência dentro do seu gênero musical, levando sua arte por países como Espanha, Grécia, Holanda, Alemanha, França, Bélgica, Canadá, China, Israel, Itália, Japão, Suécia, Suiça, Reino Unido, Estados Unidos, Argentina, Colômbia e Chile.
No Brasil, tocou em clubes como Surreal Park, Amazon Club, ARCA, Vivo Rio (na festa ERRORR, de RUBACK) e D-EDGE, para onde está prestes a retornar no final deste mês, tanto na matriz paulistana quanto na filial carioca.
No D-EDGE Rio, Øostil se apresenta no dia 26 de julho, uma sexta-feira. Já no sábado, 27, é a vez de tocar para o público de São Paulo.
Serviço
D-EDGE presents ØOSTIL
Local: Centro Cultural D-EDGE Rio – Av. Rodrigues Alves, 293 – Saúde, Rio de Janeiro – RJ
Data: 26/07 (sexta-feira)
Horário: A partir das 23h
Atrações: Øostil, All Of Me, Reiko e Melodic Soul Crew
Ingressos: A partir de R$ 90,00 via Blue Ticket
Serviço
NAVE D-EDGE presents ØOSTIL
Local: D-EDGE – Av. Mário de Andrade, 141 – Barra Funda, São Paulo – SP
Data: 27/07 (sábado)
Horário: A partir das 23h59
Atrações:
PISTA 1
23:59 – 02:30 = GEÓRGIA
02:30 – 05:30 = ØOSTIL (MX) [Afterlife]
05:30 – 08:00 = ORTUS (Bday)
PISTA 2
03:00 – 05:00 = JOY
05:00 – 07:00 = TSREKETT
LOUNGE BY DJ COLLEGE
02:00 – 04:00 = INGRID
04:00 – 06:00 = GAS
Ingressos: A partir de R$ 90,00 via Blueticket