Uma das vertentes mais populares aqui no Brasil, o Psytrance se divide em diversas ramificações e uma das mais conhecidas é Progressive Trance que roda em torno dos 138 BPM com uma linha mais reta ou outras vezes mais inovadora cheio de elementos de Techno e até mesmo Electro e House, é uma das vertentes do Psytrance que mais cresce no país e no mundo. Além do Progressive, ainda contamos com o Full On que se divide em Morning, Groove, Night, podem ir de 140 a 150 BPM e cada ramificação conta com suas característica e adeptos. E para os mais hardcores temos vertentes extremamente aceleradas como, Dark Trance, Hi Tech e Psycore, que podem chegar a 200 BPM ou mais.
Nessa lista selecionamos as 10 faixas de Progressive Trance e Full On que você tem que ouvir, desde antigos clássicos, hinos e novidades que já tem bombado as pistas. E se você já ouviu, com certeza vai querer ouvir de novo! Vamos a lista:
1 – HILIGHT TRIBE – FREE TIBET (VINI VICI REMIX)
Talvez o grande hino do psytrance atual, levantando multidões aonde toca, com seus vocais étnicos criados pelo projeto/banda Highlight Tribe, que é praticamente um mantra que eleva seus sentidos e arrepia até a alma, combinados com um bassline imponente feito por Vini Vici. O grande ápice da música é a segunda volta, com o bassline em Triplet encaixado com os vocais que geraram inclusive sátiras que já são bem conhecidas por quem frequenta raves e festivais. Quem fica parado quando ela toca, correto?
2 – HI-PROFILE – T.I.M.E. IS MY ENEMY
Outro grande banger, o grande mestre do Progreeceve Hi-Profile, segurou essa obra de arte, por muito tempo. Deixando-a exclusivamente para suas apresentações ao vivo, o que aumentou ainda mais o hype pela música. Contanto com bassline swingados e chops de vocal, a faixa é divida por partes e talvez a mais importante seja quando a linda melodia toma forma com synths mágicos, essa hora é conhecida por todos que viram Hi-Profile ao vivo e sabem a energia que essa faixa transmite.
3 – UNDERCOVER – BALIKALI
Um dos projetos mais novos da lista, é formado pelos israelenses Adam Belo (Darma) e Almog Shmuel (Soundwave) que criaram essa faixa intensa com vocais étnicos, que foi tocada por diversos DJs ao redor do país, o que transformou ela em uma das faixas mais populares. Balikali é um fullon com altas doses de Progressive, uma mescla poderosa, com basslines agressivos e energia pra contagiar a pista de dança com nenhuma outra.
4 – BLASTOYZ – WE LOVE RAVE
Talvez a menos conhecida da lista, criado pelo também israelense (prepare-se para ver muitos nessa lista) Kobi Nigreker aka Blastoyz, é uma fusão de diversas vertentes, incluindo uma linda melodia bastante influenciada por Progressive House, um drop fundido entre Progressive Trance com elementos de Electro, com muita energia que levanta a pista do começo ao fim. Essa track mostra que rótulos não levam a lugar nenhum, bons elementos podem ser tirados de diversas vertentes para se criar idéias criativas!
5 – COMING SOON!!! – ANTI SOCIAL MEDIA
Coming Soon é um dos projeto de Prog Trance que mais se destacou no cenário mundial, tendo tocado em edições do A State Of Trance, no Who’s Afraid of 138 e tendo lançamentos no Armada do rei do trance Armin Van Buuren. A faixa Anti Social Media foi feita em parceria com outro produtor de trance Bryan Kearney e conta com vocais nada casuais pedindo para abaixar seus celulares e dançar, com elementos de psychedelic e trance europeu com os clássicos basslines dos israelenses (sim, Coming Soon tbm é de Israel) e o segundo drop com triplet e synths acompanhando a virada, a faixa é uma uma bomba na pista.
6 – GROOVAHOLIK & MANDRAGORA – WILD WILD WEST
Um clássico das pistas, Wild Wild West bombou em todos os cantos do Brasil, provando que produtores Brasileiros e Mexicanos tem muito talento também. Produzida pelo brasuca Romulo aka Groovaholik e pelo mexicano Mandragora, a faixa conta com uma trilha sonora de filmes de velho oeste, originalmente criada pelo projeto de hardstyle Wild Motherfuckers. O drop é explosivo com Bassline e Wobbles se alternando para criar o que alguns tem chamado de Future Prog e se você achar o primeiro drop pesado, apenas espere o próximo build e o segundo drop vir.
7 – VEGAS – ANSWER FROM THE STARS (COMPLEX SOUND REMIX)
Uma das faixas mais importantes de um dos nomes mais renomados do Brasil, Answer From The Stars de Vegas é um clássico, mas e quando o clássico ganha uma nova roupagem, mais moderna e quem sabe até melhor? Esse é o remix de Complex Sound, nascido na Dinamarca, Nicklas Olsen deu uma nova vida a esse clássico, com basslines mais limpos e bem trabalhados, e tudo encaixado com as guitarras da faixa original deram uma atmosfera mais intensa para a faixa. Quando os riffs de guitarra se encaixam com o bassline aos 3:35 é quase impossível não se arrepiar.
8 – ACE VENTURA – PRESENCE (INTERACTIVE NOISE REMIX)
Seguindo a premissa de remixes que são melhores que a original, essa faixa consegue superar um clássico do psytrance, Presence, de ninguém menos que o ícone Ace Ventura. Remixada pelo mexicano Interactive Noise, em uma versão de offbeat que ninguém pode colocar defeito, o offbeat que tem perdido bastante espaço na cena, chegou no ápice com esse remix, que conta basslines poderosos e o último drop que mantém os synths da original com o toque de Interactive Noise. O remix ficou tão bom, que o próprio Ace Ventura ainda utiliza em seus lives.
9 – QUEROX & PHAXE – TRIPICAL MOON
Talvez a música mais perfeita dessa lista e uma das melhores desse ano. Produzida por dois grandes nomes do Progressive melódico, a faixa não se destaca por ser pesada ou drops poderosos, mas sim por sua musicalidade e todo sentimento que ela transmite, com um offbeat de inicio servindo como introdução, guiando até o break que impressiona com um lindo vocal que inspira os melhores sentimentos possíveis, até chegar a melhor parte da faixa que demostra que Progressive Trance não precisa ser apenas uma música para se pular, ela também pode ser sentida e apreciada como forma de arte.
10 – TICON – 1987
Encerrando a lista com um clássico do Progressive, de muitos anos atrás, mais precisamente de 2008, essa faixa marcou a história do Trance e das festas Raves, com os suecos Filip Mardberg & Fredrik Gilenholt por trás desse hino, uma faixa com BPM mais baixos do que as atuais, que remete muito ao Prog House, com diversos elementos de Electro, Techno e Psychedelic, a construção dela é surreal, desde a intrudução espacial e cada elemento novo que é apresentado contando uma verdadeira história dentro da música. A faixa 1987 é relembrada até hoje como uma das músicas mais marcantes da história do Progressive Trance.
BONUS: Armin van Buuren vs Vini Vici feat. Hilight Tribe – Great Spirit (Extended Mix)
Se vocês forem fanáticos por psytrance/progressive, vocês tem que conferir nossa playlist no Spotify: