23 de abril de 2017
Início / Notícias / 10 psytrance/progressive que você não pode deixar de ouvir

10 psytrance/progressive que você não pode deixar de ouvir

Uma das vertentes mais populares aqui no Brasil, o Psytrance se divide em diversas ramificações e uma das mais conhecidas é Progressive Trance que roda em torno dos 138 BPM com uma linha mais reta ou outras vezes mais inovadora cheio de elementos de Techno e até mesmo Electro e House, é uma das vertentes do Psytrance que mais cresce no país e no mundo. Além do Progressive, ainda contamos com o Full On que se divide em Morning, Groove, Night, podem ir de 140 a 150 BPM e cada ramificação conta com suas característica e adeptos. E para os mais hardcores temos vertentes extremamente aceleradas como, Dark Trance, Hi Tech e Psycore, que podem chegar a 200 BPM ou mais.

Nessa lista selecionamos as 10 faixas de Progressive Trance e Full On que você tem que ouvir, desde antigos clássicos, hinos e novidades que já tem bombado as pistas. E se você já ouviu, com certeza vai querer ouvir de novo! Vamos a lista:

1 – HILIGHT TRIBE – FREE TIBET (VINI VICI REMIX)

Talvez o grande hino do psytrance atual, levantando multidões aonde toca, com seus vocais étnicos criados pelo projeto/banda Highlight Tribe, que é praticamente um mantra que eleva seus sentidos e arrepia até a alma, combinados com um bassline imponente feito por Vini Vici. O grande ápice da música é a segunda volta, com o bassline em Triplet encaixado com os vocais que geraram inclusive sátiras que já são bem conhecidas por quem frequenta raves e festivais. Quem fica parado quando ela toca, correto?

Maça tá babada

2 – HI-PROFILE – T.I.M.E. IS MY ENEMY

Outro grande banger, o grande mestre do Progreeceve Hi-Profile, segurou essa obra de arte, por muito tempo. Deixando-a exclusivamente para suas apresentações ao vivo, o que aumentou ainda mais o hype pela música. Contanto com bassline swingados e chops de vocal, a faixa é divida por partes e talvez a mais importante seja quando a linda melodia toma forma com synths mágicos, essa hora é conhecida por todos que viram Hi-Profile ao vivo e sabem a energia que essa faixa transmite.

3 – UNDERCOVER – BALIKALI

Um dos projetos mais novos da lista, é formado pelos israelenses Adam Belo (Darma) e Almog Shmuel (Soundwave) que criaram essa faixa intensa com vocais étnicos, que foi tocada por diversos DJs ao redor do país, o que transformou ela em uma das faixas mais populares. Balikali é um fullon com altas doses de Progressive, uma mescla poderosa, com basslines agressivos e energia pra contagiar a pista de dança com nenhuma outra.

4 – BLASTOYZ – WE LOVE RAVE

Talvez a menos conhecida da lista, criado pelo também israelense (prepare-se para ver muitos nessa lista) Kobi Nigreker aka Blastoyz, é uma fusão de diversas vertentes, incluindo uma linda melodia bastante influenciada por Progressive House, um drop fundido entre Progressive Trance com elementos de Electro, com muita energia que levanta a pista do começo ao fim. Essa track mostra que rótulos não levam a lugar nenhum, bons elementos podem ser tirados de diversas vertentes para se criar idéias criativas!

5 – COMING SOON!!! – ANTI SOCIAL MEDIA

Coming Soon é um dos projeto de Prog Trance que mais se destacou no cenário mundial, tendo tocado em edições do A State Of Trance, no Who’s Afraid of 138 e tendo lançamentos no Armada do rei do trance Armin Van Buuren. A faixa Anti Social Media foi feita em parceria com outro produtor de trance Bryan Kearney e conta com vocais nada casuais pedindo para Abaixar seus celulares e dançar, com elementos de psychedelic e trance europeu com os clássicos basslines dos israelenses (sim, Coming Soon tbm é de Israel) e o segundo drop com triplet e synths acompanhando a virada, a faixa é uma uma bomba na pista. Você talvez possa conheçar a música por conta desse vídeo viral aqui

6 – GROOVAHOLIK & MANDRAGORA – WILD WILD WEST

Um clássico das pistas, Wild Wild West bombou em todos os cantos do Brasil, provando que produtores Brasileiros e Mexicanos tem muito talento também. Produzida pelo brasuca Romulo aka Groovaholik e pelo mexicano Mandragora, a faixa conta com uma trilha sonora de filmes de velho oeste, originalmente criada pelo projeto de hardstyle Wild Motherfuckers. O drop é explosivo com Bassline e Wobbles se alternando para criar o que alguns tem chamado de Future Prog e se você achar o primeiro drop pesado, apenas espere o próximo build e o segundo drop vir.

7 – VEGAS – ANSWER FROM THE STARS (COMPLEX SOUND REMIX)

Uma das faixas mais importantes de um dos nomes mais renomados do Brasil, Answer From The Stars de Vegas é um clássico, mas e quando o clássico ganha uma nova roupagem, mais moderna e quem sabe até melhor? Esse é o remix de Complex Sound, nascido na Dinamarca, Nicklas Olsen deu uma nova vida a esse clássico, com basslines mais limpos e bem trabalhados, e tudo encaixado com as guitarras da faixa original deram uma atmosfera mais intensa para a faixa. Quando os riffs de guitarra se encaixam com o bassline aos 3:35 é quase impossível não se arrepiar.

Vegas

 

8 – ACE VENTURA – PRESENCE (INTERACTIVE NOISE REMIX)

Seguindo a premissa de remixes que são melhores que a original, essa faixa consegue superar um clássico do psytrance, Presence, de ninguém menos que o ícone Ace Ventura. Remixada pelo mexicano Interactive Noise, em uma versão de offbeat que ninguém pode colocar defeito, o offbeat que tem perdido bastante espaço na cena, chegou no ápice com esse remix, que conta basslines poderosos e o último drop que mantém os synths da original com o toque de Interactive Noise. O remix ficou tão bom, que o próprio Ace Ventura ainda utiliza em seus lives.

9 – QUEROX & PHAXE – TRIPICAL MOON

Talvez a música mais perfeita dessa lista e uma das melhores desse ano. Produzida por dois grandes nomes do Progressive melódico, a faixa não se destaca por ser pesada ou drops poderosos, mas sim por sua musicalidade e todo sentimento que ela transmite, com um offbeat de inicio servindo como introdução, guiando até o break que impressiona com um lindo vocal que inspira os melhores sentimentos possíveis, até chegar a melhor parte da faixa que demostra que Progressive Trance não precisa ser apenas uma música para se pular, ela também pode ser sentida e apreciada como forma de arte.

10 – TICON – 1987

Encerrando a lista com um clássico do Progressive, de muitos anos atrás, mais precisamente de 2008, essa faixa marcou a história do Trance e das festas Raves, com os suecos Filip Mardberg & Fredrik Gilenholt por trás desse hino, uma faixa com BPM mais baixos do que as atuais, que remete muito ao Prog House, com diversos elementos de Electro, Techno e Psychedelic, a construção dela é surreal, desde a intrudução espacial e cada elemento novo que é apresentado contando uma verdadeira história dentro da música. A faixa 1987 é relembrada até hoje como uma das músicas mais marcantes da história do Progressive Trance.

BONUS: Ticon – 1987 (Riktam & Bansi Remix) LIVE

E se vocês são fanáticos por psytrance/progressive vocês tem que conferir nossa playlist no Spotify com o melhor das vertentes aqui: WiR Psytrance

Sobre Daniel Nakanishi

Daniel Nakanishi
DJ/Produtor de Campinas-SP, apaixonado por música eletrônica, tem como hobbie produzir. Frequentou diversos festivais e clubs pelo Brasil a fora. Luta contra o fim da briga entre Mainstream x Underground.

Veja Também

Hardwell toca pela primeira vez sua nova música com KSHMR no Electric Zoo Brasil

Foi neste feriado (21 de Abril) que participamos da primeira edição do Electric Zoo Brasil, realizado …

Double Deck recebe a primeira edição do PoropowParty

Você é daqueles que gosta de ouvir tudo dentro da música eletrônica? Que se diverte …