Precisamos falar sobre Alok e sua importância na cena eletrônica brasileira

Alok é o primeiro artista brasileiro a gravar uma track exclusiva em parceria com Sofi Tukker e INNA, lançando a música “It Don’t Matter“, para a mint, a maior playlist de eletrônica do Spotify no mundo.

O DJ é um fenômeno mundial da indústria da música, com shows e colaborações de importante destaque para a sua carreira nacional e internacional. Como apresentações no mainstage do Tomorrowland Bélgica 2019 e 2017. E shows em território nacional, no mainstage do Tomorrowland Brasil 2015 e 2016, Lollapalooza 2018 e também Rock in Rio em 2019, sendo o único artista eletrônico a se apresentar no palco principal.

Crédito: Alisson Demetrio

O momento registrado acima é da apresentação do DJ brasileiro no mainstage do Tomorrowland Bélgica 2019. Ele tocou em três palcos diferentes do maior festival de música eletrônica do mundo, o DJ e produtor se consagrou como o primeiro colocado no número de visualizações na página oficial do evento no Facebook com seu show somando mais de 4 milhões acessos

Em 2020 o DJ realizou uma “live em casa” com transmissão da Rede Globo, sendo um dos maiores veículos de comunicação do Brasil. Ele apresentou um set na cobertura do seu apartamento, em São Paulo. O vídeo de sua apresentação já rende mais de 15 milhões de visualizações no YouTube, pelo canal Música MultiShow.

A relação entre ele e a Globo é um fator interessante para contribuir com a visibilidade da cena eletrônica do país. A Rede Globo transmite um dos reality de mais sucessos mundialmente, o BBB (Big Brother Brasil), o programa atinge altos números de audiência e recordes em contagem de votações. O DJ já teve a oportunidade de se apresentar três vezes dentro da casa do BBB, a mais recente foi à última edição agora em 2021.

O reality show alcançou uma média de 39,8 milhões de pessoas diariamente, e sua aparição em rede nacional/internacional é algo muito significante, ainda mais por estar representando a cena eletrônica.

Estar presente por algum momento durante o horário mais nobre da televisão, exibindo para todos telespectadores o som eletrônico, é realmente significante. Porque a música eletrônica não é o estilo musical preferido da maioria dos brasileiros.

Os números continuam a evidenciar sua importância para a música eletrônica brasileira. Onde Alok também é o primeiro artista brasileiro a alcançar a marca de 1 bilhão de plays no Spotify. O produtor musical é um grande explorador de gêneros musicais, apesar de ser reconhecido por parte do publico pela vertente da música eletrônica. Além de colaborações importantes para a cena como “United” junto de Armin Van Buuren e Vini Vici, Steve Aoki em “Do it Again” e Timmy Trumpet com “Underwater Love“.

O DJ brasileiro realiza sua expansão musical através de produções com participações de artistas de outros gêneros musicais, visto em seus lançamentos mais recentes como “Tu” em parceria da dupla sertaneja Matheus e Kauan, o Mc Don Juan e Dj GBR já colaboraram com Alok em “Liberdade” e “Ilusão (Cracolândia)” com os Mcs Hariel, Ryan SP, Davi e também Salvador da Rima.

Todos os seus trabalhos, produções, apresentações, inserção na comunidade gamer através do jogo Free Fire e projetos pessoais para causas sociais, como sua atuação na ONG Fraternidade sem Fronteiras na África do Sul e a fundação do Instituto Alok, têm fortalecido seu papel de destaque, como artista e ser humano na sociedade. Vindo a ser resultado de suas conquistas como em 2020, o 5º lugar no ranking dos melhores DJs da DJ MAG.

Foto: reprodução/ Alok facebook – ONG Fraternidades sem Fronteiras na África do Sul.

Assim, se consolidando como um dos DJs mais importantes da cena eletrônica, atingindo a marca de 20 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Se mantendo a liderança como o brasileiro mais ouvido em todo mundo pela plataforma de streaming.

O Spotify é o maior serviço global de assinatura de streaming de áudio com uma comunidade de mais de 158 milhões de assinantes pagantes. Com expressivo crescimento no volume de usuários ativos, incluindo também os membros não pagantes, os ouvintes com assinaturas gratuitas na plataforma. O Spotify atualmente registra a marca de mais de 356 milhões de usuários ativos, além de uma biblioteca com mais de 70 milhões de músicas.

A plataforma tem um programa chamado de Spotify Singles, onde o projeto tem como objetivo convidar artistas de diferentes gêneros para gravar duas músicas em estúdio, sendo uma autoral e uma cover. Um formato perfeito para que os fãs conheçam novos conteúdos ou futuros projetos dos seus artistas preferidos. A mint Singles, é uma colaboração com a Spotify Singles, em que reúne a vertente da música eletrônica, contando com mais de 5 milhões de seguidores.

Novamente o Alok viabiliza a cena eletrônica brasileira, alcançando outros patamares que até então era comum apenas para outros gêneros musicais. Depois de algumas décadas, a música brasileira voltou a surpreender os ouvidos estrangeiros com um estilo bem diferente, o eletrônico. E o lançamento de “It Don’t Matter” com Sofi Tukker e INNA, para a mint Singles, abre oportunidades para outros produtores brasileiros. A mint é uma colaboração com o programa Spotify Singles, que nos últimos 5 anos envolveu mais de 300 artistas pelo mundo e quase 630 gravações, e recentemente atingiu a marca de 5 bilhões de streamings do projeto.

 

Meu nome é Renan Galati, tenho 23 anos e moro no interior de São Paulo na cidade de Ribeirão Preto, atualmente curso Jornalismo e sou um grande amante de musica eletrônica.