Desde sua concepção em 2017, a gravadora Elevation Music Records tem trabalhado sua identidade visual de forma original e consistente. É praxe na indústria da música que uma label siga um padrão visual na hora de criar as artes de capa de cada lançamento, mas é rara, senão única, a atenção especial que a label brasileira dá para o tema.
Especialmente no último ano, a Elevation tem se transformado em uma vitrine para outros artistas, que não apenas os produtores musicais e sobre isso, Renan Tavares, um dos sócios da label, comenta: “O objetivo foi realmente expandir o leque e abrir espaço para ilustradores, criar oportunidades e fomentar o trabalho dessas pessoas que, muitas vezes, demoram anos para ter seu reconhecimento artístico. Essa atitude foge dos padrões de um planejamento de marca e estratégias convencionais de marketing, a vitrine evolui com o tempo e isso mantém a gravadora flexível e atualizada.”
Para a nova fase da gravadora, que tem seu pontapé inicial com o lançamento do EP “Timeless” do DJ e produtor Malive, o artista gráfico que assinará o trabalho visual deste e dos próximos lançamentos será o ilustrador americanense, Vida Torta.
Conhecido por seus traços viscerais, o artista fala sobre o convite, a história que planeja contar e o que isso representa para o seu projeto:
“O sentimento é de felicidade por estar fazendo parte de um projeto que não só valoriza o meu traço, mas também a minha essência como artista. Minhas obras dizem muito sobre o que estou vivendo no momento. Estou sempre atento ao mundo ao meu redor, e meu processo é muito orgânico, nem sempre tenho uma ideia concreta ou um conceito pré-definido quando dou início à uma obra, uso muito mais minha intuição do que a razão. Acredito que seja até por isso que abracei o surrealismo, que foi onde encontrei a minha identidade visual e a liberdade para materializar tantos pensamentos, sentimentos e incertezas nas minhas obras.”
Autodidata e pertencente à cena de artistas independentes de Americana, interior de São Paulo, o ilustrador teve seu primeiro contato profissional com a música eletrônica a convite do VJ Paulo Cantowitz, que o convidou para fazer a direção artística de um palco que o coletivo “Undercurrent” organizava na cidade.
Cada vez mais conectadas e complementares, a união das artes visuais e musicais ganha peso e relevância com o passar dos anos, e extravasa a experiência de quem consome a música.
Questionado sobre o processo criativo da capa de “Timeless”, Vida Torta revela: “O Malive e a equipe da Elevation me enviaram algumas referências, um mood que eu deveria seguir, mas a principal inspiração foi o próprio nome do EP. Meu desenho é uma tentativa de mostrar que somos eternos dentro do nosso universo particular e que nossas ideias nos direcionam para caminhos desconhecidos.”
Para acompanhar esse e outros lançamentos da gravadora, acesse: https://linktr.ee/