Mais que um piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna foi um visionário que desafiou limites em busca da excelência. Sua perseverança frente às adversidades não apenas o consagrou nas pistas, mas também inspirou DJs e produtores de música eletrônica a criarem obras-primas que transcendem barreiras. Essa fusão de universos culmina em “Senna Driven”, uma plataforma musical que visa inspirar pessoas a perseguirem seus sonhos, alimentada por falas icônicas do piloto. O projeto estreia com um álbum de música eletrônica, que reúne alguns dos maiores DJs do mundo, e será lançado mundialmente no dia 1º de novembro, durante o Grande Prêmio de São Paulo.
Fruto da colaboração entre a Marca Senna, Bulldozer e Universal Music Brasil, o álbum apresenta 21 faixas mais bônus criadas por 33 artistas de 13 nacionalidades diferentes. Entre os destaques, estão os brasileiros Alok, Vintage Culture, Bruno Martini, Cat Dealers, Chemical Surf, Anderson Noise, Illusionize e Öwnboss, além de gigantes internacionais como Armin Van Buuren, Nervo, Meduza, Nicky Romero, Tchami, Topic e Ken Ishii. Os artistas representam países que fizeram parte da jornada vitoriosa de Senna, desde o kart até a Fórmula 1, reforçando a força global do piloto e conectando novas gerações através da música.
O DJ e produtor musical Bruno Martini, responsável pela faixa “Frações de Segundos”, destaca: “Como fã de longa data do Ayrton Senna, poder fazer parte do projeto Senna Driven é uma honra imensurável para mim. O Senna é um ícone não apenas no esporte, mas também como um símbolo de determinação, superação e paixão. Poder traduzir esses valores em música e contribuir com a memória dele é algo que me inspira profundamente. Cada detalhe desse projeto carrega um significado especial, e estou muito empolgado em compartilhar essa experiência com o mundo”.
O DJ e produtor Armin Van Buuren comentou: “Sempre fui um grande fã de Fórmula 1 e estou muito empolgado em prestar homenagem a uma de suas maiores lendas. Eu queria criar uma faixa que homenageasse o Senna e que funcionasse muito bem na pista de dança ao mesmo tempo. Então me juntei ao meu amigo Ahmed Helmy após nossa colaboração em ‘Rhythm Inside’. A faixa tem um momento claro de interação com o público, que faz referência ao movimento de cabeça das pessoas de um lado para o outro conforme os carros passam em alta velocidade. E não poderia estar mais feliz com o resultado”.
Senna sempre esteve à frente de seu tempo, assim como os pioneiros da música eletrônica nos anos 1980, que usavam máquinas rudimentares para criar sons futuristas. Tal como Senna dominava os circuitos com precisão, apesar das limitações tecnológicas de sua época, esses artistas criam novas possibilidades sonoras, desafiando os limites da tecnologia.
“A dedicação que tenho é tão grande, mas vem com tanto prazer, vontade e amor, que isso me impulsiona desde pequeno”, disse Senna no “Roda Viva” em 1986, encapsulando o espírito apaixonado que o conduzia em sua carreira. Essa mesma paixão ecoa em cada batida do álbum “Senna Driven”.
Os artistas convidados para o álbum usaram samples de falas de Senna para criar músicas que capturam a essência do piloto e sua jornada. O disco é uma viagem sonora pelo techno, house e trance, gêneros que dialogam com a velocidade das pistas e a energia eletrizante de uma corrida.
A tagline do projeto, “Seek Your Beat”, nasceu de uma adaptação do slogan “Seek Your Truth”, refletindo a busca incessante de Senna por sua verdade, algo que inspira milhões até hoje. A CEO da Senna Brands e sobrinha do piloto, Bianca Senna, afirma que a ideia do projeto é gerar conexão com novas gerações e perpetuar o legado do tricampeão em um formato inédito: “A marca Senna busca inspirar as pessoas a descobrirem seu verdadeiro potencial e lutarem por seus sonhos. Decidimos trazer essa inspiração por meio da música porque ela é uma ferramenta muito potente e se conecta direto com nossos sentimentos. Por isso, um projeto como o ‘Senna Driven’ assume um papel muito importante nesta missão de motivar a superar limites e alcançar a melhor versão de nós mesmos”.
Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil, “Depois de meses vendo o projeto criando vida em eventos no mundo todo é muito gratificante termos o ‘Senna Driven’ sendo lançado durante o Grande Prêmio de São Paulo. São 30 anos do legado do Senna, e é uma grande honra participar de um trabalho tão carinhoso com a história e a memória deste ídolo e nossa indústria musical”.
Edo Van Duyn, Creative Director da Bulldozer Network, destaca que o projeto é um dos maiores desafios de sua carreira. “É uma honra enorme poder contribuir para a disseminação do legado de Ayrton Senna”, diz. Claudio Mattos, idealizador do projeto, acrescenta: “Queremos mostrar ao mundo a força da música eletrônica reverenciando o maior piloto de todos os tempos”.
Lançado no momento em que o mundo celebra os 30 anos do legado de Ayrton Senna, o álbum “Senna Driven” transporta o espírito do ídolo das pistas de corrida para as pistas de dança, inspirando pessoas ao redor do mundo a seguir seus sonhos e buscarem a sua própria batida.
Através de faixas exclusivas criadas por alguns dos maiores DJs e produtores do mundo, o álbum captura o espírito e a intensidade que definiram a carreira e a vida de Senna. Sem se prender a rótulos, o apresenta uma variedade de estilos de música eletrônica, em que cada faixa conta uma história, inspirada em falas retiradas de entrevistas dadas por Senna.
“Adoro vencer, adoro andar rápido, adoro bater recordes, adoro estar em novas situações onde me encontro ainda melhor, aprendendo”.
Esta frase do Senna, por exemplo, poderia ter sido dita por algum DJ, não é mesmo?
Artista: RUBACK, Dubdogz feat. Ayrton Senna
Um techno melódico comovente e que conta uma história conduzida por sintetizadores que se entrelaçam ao discurso emocionante de Senna em português sobre força e determinação (“seja quem você for, tenha sempre como meta fazer tudo com muita determinação, amor e fé em Deus, que um dia você chega lá”). Perfeita para impactar e impressionar a pista.
Minibio: RUBACK, Dubdogz
O single foi produzido por RUBACK e Dubdogz, ambos projetos dos irmãos Marcos e Lucas Schmidt, que atuam em diferentes sonoridades da música eletrônica. Os mineiros colecionam conquistas: como Dubdogz, já se apresentaram em grandes festivais internacionais, como Tomorrowland e EDC, além de somar mais de 1 bilhão de plays e ter uma festa autoral chamada Dogz Parade. Como RUBACK, comandam a ERRORR, gravadora e label party, um movimento que virou referência no techno melódico feito no Brasil.
Artista: Anderson Noise, Ken Ishii e Renato Ratier
Direto e reto, um techno que se encaixa em qualquer tipo de ocasião. O timbre remete claramente ao Japão, com linha melódica emulando uma flauta de bambu sobre timbres hipnóticos e minimalistas de um techno clássico, transformando a primeira conquista de Senna como campeão mundial em 1988 em música. O sample do piloto entoando “Japão” perpassa o som de carros de corrida que dão o tom à faixa.
Minibio: Anderson Noise, Ken Ishii e Renato Ratier
O single foi produzido por Anderson Noise, DJ e produtor com mais de 36 anos de carreira. Como um dos nomes mais respeitados do Brasil, foi um dos pioneiros no desenvolvimento da cena eletrônica nacional, criando a primeira rádio online de música eletrônica, a Rádio Noise. Com shows em mais de 33 países, sua biografia, inclusive, já virou livro, “O Barulho da Lua”, escrito pela jornalista Claudia Assef.
Esta colaboração também conta com o japonês Ken Ishii, DJ e produtor referência no cenário, e que já compôs música para a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno de Nagano (1998); e com Renato Ratier, um dos responsáveis por desenvolver o cenário da música eletrônica brasileira, sendo DJ e produtor, além de dono de clubes que são referência mundial, como D-Edge (São Paulo e Rio de Janeiro) e Surreal (Camboriú, SC).
Artista: Cat Dealers e Nervo
Acelerando o ritmo, a faixa propõe o que já destaca em seu título: velocidade, utilizando sample de carros em competição e um feminino que entoa o refrão: “Velocidade, cause high speed is my speed”. Numa mistura de electro house com bass house, o universo da Fórmula 1 é representado na letra da faixa, que reforça a busca por adrenalina, seja na pista de dança ou na de corrida.
Minibio: Cat Dealers e Nervo
O single foi produzido por Cat Dealers, dupla formada pelos irmãos Pedro e Lugui, um dos destaques do cenário brasileiro. Os cariocas já rodaram o mundo em grandes festivais, como Tomorrowland, estão presentes no Top 100 DJs da DJ Mag, e são os donos da festa Cat House.
Esta colaboração também conta com Nervo, dupla formada pelas irmãs Olivia e Miriam Nervo, presentes no alto escalão da música eletrônica mundial. Com incontáveis performances em grandes festivais, as australiana fazem parte da série “BePlaying: The Voices Behind the Sound”, do Disney+, revelando detalhes de sua carreira.
Artista: Sevenn, Zamna Soundsystem feat. Ayrton Senna
Aproximando a arte de correr da arte de produzir música, a faixa demonstra perfeitamente o discurso de Senna sobre saber dosar os momentos. Assim como representado na fala do piloto, o techno melódico em questão abusa dos instantes de explosão bem como de momentos de introspecção, segurando o tom. A diferença, como diz o título, está também na combinação de elementos, como o sintetizador e o sample de carro de corrida. A faixa representa muito bem a dinâmica de quando freiar e quando engatar a quinta marcha, em total sinergia com o discurso sampleado.
Minibio: Sevenn e Zamna Soundsystem
O single foi produzido por Sevenn, americano que tem muita familiaridade com o Brasil. Kevin Brauer divide seu tempo entre os dois países e tem se tornado uma grande figura em festas nos dois países.
Esta colaboração também conta com Zamna Soundsystem, coletivo formado pelos DJs e produtores Andrea Arcangeli (um dos membros do Armonica), Gigi Urso (um dos fundadores da label Zamna) e The Element. Vale ressaltar que Zamna é também uma gravadora e uma festa reconhecida mundialmente.
Artista: Illusionize feat. Ayrton Senna
Um house melódico com pitada de afrohouse construído a partir do discurso de Senna sobre a importância dos valores que comandam sua vida, com sintetizadores e melodia capazes de levar as mãos para o alto na pista de dança.
Minibio: Illusionize
O single foi produzido por Illusionize, projeto do goiano Pedro Mendes. O DJ e produtor é um dos grandes destaques nacionais, e dono de uma sonoridade autêntica. Ele é o head da Elevation Records e também da festa Illusionize Saturn, onde apresenta suas diferentes facetas.
Artista: Öwnboss feat. Ayrton Senna
Em um techno melódico mais acelerado, com uma pegada euro trance, a fala de Senna sobre suas características se mistura ao sample de carro em alta velocidade para propor um aumento de marcha, exatamente o que a faixa entrega. Como nas outras faixas do disco, discurso se transforma em música de maneira orgânica e verdadeira.
Minibio: Öwnboss
O single foi produzido por Öwnboss, também conhecido por Eduardo Zaniolo, um dos donos do hit global “Move Your Body”, que ficou entre as músicas mais tocadas de 2022, segundo a lista 1001tracklists. O mineiro, então, ganhou visibilidade internacional e vem se apresentando em grandes festivais pelo mundo afora.
Artista: Bruno Martini e Rick Bonadio feat. Ayrton Senna
Com sintetizadores que ganham corpo com o discurso do piloto sobre velocidade, a faixa une elementos do house melódico com o afrohouse, construindo um som que se alterna entre percussão e piano. O tom é mais introspectivo e viajante.
Minibio: Bruno Martini e Rick Bonadio
O single foi produzido por Bruno Martini, artista de projeção internacional. Ele também é autor da faixa “Hear Me Now” em colaboração com Alok e Zeeba, a música de artistas brasileiro mais escutada no mundo segundo o Spotify.
Esta colaboração também conta com Rick Bonadio, um dos mais famosos produtores musicais e empresários do país, que já trabalhou com ícones da música nacional, como Mamonas Assassinas e Charlie Brown Jr.
Artista: Armin van Buuren e Ahmed Helmy feat. Ayrton Senna
Com samples de carros de corrida e um discurso do piloto sobre manter-se forte, a faixa é pulsante, cheia de sintetizadores e brinca ao longo de mais de três minutos de duração com os lados direito e esquerdo, conhecido como “Pan”, sendo perfeita para momentos de crowd control, que é quando os DJs propõem a participação mais direta da pista, em brincadeiras e coreografias.
Minibio: Armin van Buuren e Ahmed Helmy
O single foi produzido pelo holandês Armin van Buuren, já eleito por cinco vezes o DJ mais popular do mundo, de acordo com a DJ Mag. Sendo também um dos responsáveis por divulgar a música eletrônica no globo, já foi indicado ao Grammy e é dono de duas labels: Armada e A State of Trance, que também é um dos programas de rádio mais escutados no gênero.
Juntamente com Buuren nesta faixa está o egípcio Ahmed Helmy, conhecido como um dos grandes nomes do trance mundial. Não à toa, Helmy é um dos preferidos de Buuren para criar remixes de suas faixas.
Artista: Nicky Romero feat. Ayrton Senna
Num house progressivo, a faixa trabalha o discurso de Senna sobre como grandes conquistas podem surgir a partir de muita determinação, servindo como trilha sonora para motivação e foco. O som traz a pegada característica de Romero, com momentos de muita energia para embalar manhãs felizes de raves em qualquer parte do mundo.
Minibio: Nicky Romero
O single foi produzido pelo holandês Nicky Romero, um grande nome no cenário eletrônico global. O artista faz parte do line-up de grandes festivais e, inclusive, já recebeu disco de platina pela faixa “I Could Be the One”, em colaboração com Avicii.
Artista: Tom & Collins feat. Ayrton Senna
Logo nos primeiros segundos, a faixa já traz palavras de Senna sobre entender o que a mente e o coração dizem. A dramaticidade da melodia orquestrada com cordas traduz esse sentimento em música. Com sintetizadores que ecoam e são responsáveis pelo eixo condutor da música, esse house melódico é digno daquele momento de fechar os olhos, balançar a cabeça e sentir a vibração que ele transmite.
Minibio: Tom & Collins
O single foi produzido pela dupla mexicana Tom & Collins, formada por Juan Pablo Escudero e Jorge Corral, um dos grandes destaques da cena eletrônica do país, que já se apresentou em grandes festivais internacionais, como Tomorrowland.
Artista: Vintage Culture feat. Ayrton Senna
Criando um verdadeiro storytelling de como é viver o desafio da Fórmula 1, passando por altos e baixos até o momento da glória, a faixa é um techno com progressão bem marcada. Os sintetizadores expressam os elementos presentes na corrida automobilística e, de fato, marcam uma espécie de trilha sonora etérea, como sugere seu título, com momentos de introspecção e de explosão, que se assemelham aos vividos pelo piloto.
Minibio: Vintage Culture
O single foi produzido por Vintage Culture, um dos maiores DJs e produtores nacionais de música eletrônica. O artista é nome frequente em line-ups de grandes festivais, já tendo sido residente em clubs icônicos de Las Vegas (EUA) e Ibiza (Espanha). É também head de duas labels importantes no Brasil: Só Track Boa e BOMA. Após a pandemia, a carreira de Lukas Ruiz, nome por trás do projeto Vintage Culture, engatou a quinta marcha e seu nome não para de crescer globalmente.
Artista: Meduza feat. Ayrton Senna
Misturando discursos em inglês e em português, mas ressaltando, sempre, a importância de ser você mesmo, a faixa tem sintetizadores marcantes que constroem sua melodia. O sample de Senna falando sobre buscar a vitória reverbera de forma repetitiva durante toda a faixa para mostrar a perseverança do piloto em alcançar o primeiro lugar. A faixa leva o nome de um dos maiores valores de Senna, que consequentemente se tornou a tagline do rebranding de suas marcas.
Minibio: Meduza
O single foi produzido pelo grupo Meduza, formado por três italianos: Luca de Gregorio, Mattia Vitale e Simone Giani. Donos de inúmeros hits, eles já foram indicados ao Grammy e venceram o Internacional Dance Music Awards em duas categorias: artista revelação e melhor gravação com “Piece of Your Heart”.
Artista: Topic & A7S feat. Ayrton Senna
Levando Senna para o dancefloor, a faixa sugere que os desafios podem ser a verdadeira motivação para um vencedor, como é o caso do piloto. Tal mensagem foi transformada em um hino, que se encaixa no momento perfeito para embalar multidões em grandes pistas de dança.
Minibio: Topic & A7S
O single foi produzido pelo alemão Topic, que já ganhou certificado de platina na Austrália e ouro na Alemanha pela faixa “Home”. Esta colaboração conta também com o sueco A7S, também colecionador de discos de platina. Ambos já têm várias parcerias, como “Breaking Me”, que passou de 1 bilhão de plays nas plataformas digitais.
Artista: Maz e Antdot feat. Ayrton Senna
Um afro house que entrega exatamente o que o discurso de Senna aborda. Assim como as palavras do piloto sobre como somos feitos de emoções, a faixa foi produzida sob o mesmo sentimento, criando, por meio dos elementos percussivos e sintetizadores, um ritual para celebrar as diferentes maneiras de viver e se emocionar.
Minibio: Maz e Antdot
O single foi produzido por Maz, um dos maiores representantes do afro house nacional, que já emplacou três lançamentos consecutivos no topo do Beatport, maior loja digital de música eletrônica. O artista foi um dos únicos brasileiros a se apresentar no Coachella 2024 e tem recebido fortalecimento de nomes gigantes da cena. Esta colaboração também conta com Antdot, outro produtor nacional reconhecido por sua influência entre melódico e orgânico com elementos brasileiros. Maz e Antdot já têm várias parcerias, como “Povoada” e “Corpo e Canção”, ambas na casa dos milhões de plays cada, além de uma gravadora juntos, a Dawn Patrol Records.
Artista: Chemical Surf e Pole Position feat. Ayrton Senna
Misturando ritmos, assim como acontece numa festa que preze, a faixa eleva a fala de Senna em agradecimento aos que o apoiaram e aos que tentaram derrubá-lo, valorizando os sintetizadores que transmitem o sentimento de felicidade e, de quebra, trazem um flerte com a disco music.
Minibio: Chemical Surf e Pole Position
O single foi produzido pela dupla Chemical Surf, formada pelos irmãos Lucas e Hugo Sanches, que seguem a filosofia “R.I.P. genres” em sua sonoridade. Misturando elementos de diferentes vertentes, criaram uma identidade que ao longo desses 20 anos de carreira, com passagem por grandes festivais no mundo todo. Esta colaboração também conta com Pole Position, dupla espanhola formada por duas figuras renomadas: Loïc Le Joliff, diretor e fundador do label e festival Brunch Electronik, e Jaime Alguersuari, ex-piloto de Fórmula 1 da Red Bull, que agora entrou para o mundo da música.
Artista: Gui Boratto feat. Ayrton Senna
Transportando o ouvinte aos anos 80, quando Senna ganhou seu primeiro título mundial na Fórmula 1, a faixa carrega o gosto do synthpop numa versão moderna e cheia de camadas sobre a tensão e a pressão de uma corrida automobilística. De fato, é uma maneira especial de viver. E o single te faz sentir isso na pele. De arrepiar.
Minibio: Gui Boratto
O single foi produzido por Gui Boratto, DJ, produtor, engenheiro de áudio e multi-instrumentista, referência máxima quando falamos sobre música eletrônica brasileira. Respeitado internacionalmente, já tem cinco álbuns lançados e remixes de alto nível. É também dono do selo D.O.C. Records.
Artista: Tchami feat. Ayrton Senna
Assim como o circuito do Grande Prêmio de Mônaco, a faixa é cheia de curvas. E a mesma precisão exigida dos pilotos, graças às ruas estreitas do percurso, é encontrada no single, que mira e acerta num house acelerado e cheio de pompas. Certamente a cara do rei de Mônaco, como Senna ficou conhecido após vencer seis vezes o circuito.
Minibio: Tchami
O single foi produzido pelo francês Tchami, um nome presente em diversos festivais internacionais, como Coachella, Electric Daisy Carnival, Ultra Music Festival e outros. É também um dos impulsionadores do movimento future house, criando um som energético e cheio de texturas.
Artista: Jessica Brankka feat. Ayrton Senna
Em um minimal cheio de groove, a fala de Senna sobre o Brasil ser o início, o meio e o futuro, preenchem a faixa tanto quanto suas batidas firmes e pulsantes, que nos lembram como os feitos do piloto ainda seguem vivos na história.
Minibio: Jessica Brankka
O single foi produzido pela curitibana Jessica Brankka, DJ e produtora em ascensão na cena eletrônica nacional e internacional, com passagens por alguns dos maiores clubs do mundo, como HÏ Ibiza e Cavo Paradiso.
Artista: KVSH feat. Ayrton Senna
Num house com elementos brasileiros, assim como o discurso de Senna valorizando o público do país, a faixa é capaz de nos encher de perseverança. Os elementos percussivos se misturam com os samples de carro em movimento e a fala motivacional do piloto para acreditarmos que podemos lutar, ter fé, trabalhar e vencer.
Minibio: KVSH
O single foi produzido por KVSH, DJ e produtor que já fez parte da lista “30 Under 30” da Forbes Brasil. Dono de inúmeros hits, incluindo “Sicko Drop” com mais de 122 milhões de plays, ele também comanda a gravadora Lemon Records e o bloco de Carnaval de música eletrônica CarnaKvsh.
Artista: Alok feat. Ayrton Senna
Enfatizando a fé do piloto, a faixa é pontuada por uma melodia que emociona e motiva o ouvinte a abrir seu coração para ouvir o discurso de Senna sobre a força que prevalece em nosso universo. Perfeita para adicionar na playlist e ganhar coragem e estímulo para um dia difícil… Ou para celebrar um dia proveitoso.
Minibio: Alok
O single foi produzido por Alok, um dos maiores nomes da música eletrônica do Brasil nos dias atuais. Eleito por três vezes o maior DJ do mundo pela revista britânica DJ Mag, o artista entrou para a história da indústria musical do país sendo um dos mais escutados nas plataformas de streaming e levando “Hear Me Now” ao topo, com quase 800 milhões de plays. Além de DJ e produtor, é filantropo e dono do Instituto Alok, que desenvolve o projeto-movimento “O Futuro é Ancestral”, em contribuição com a “Década Internacional das Línguas Indígenas” e em cooperação com a UNESCO, tendo destaque com performance no Global Citizen 2024.
Artista: Liu feat. Ayrton Senna
Deixando claras a determinação e a coragem do piloto para enfrentar os desafios, a faixa entrega um techno melódico bem-marcado, assim como os princípios que permearam a vida de Senna.
Minibio: Liu
O single foi produzido por Liu, DJ e produtor com formação musical clássica, mas com paixão pela música eletrônica, que o fez alcançar o topo do Beatport com “Don’t Look Back”, além de turnês frequentes pela Ásia. Com carisma e sucessos no catálogo, já passou por grandes festivais como Rock in Rio e Lollapalooza, com sets gravados que renderam milhões de visualizações, assim como seu hit “Nave Espacial”.
Nesta imersão exclusiva no processo de criação de seu single "Wait A While", o produtor…
Alfiya Glow e Luna Maye são duas artistas cujos caminhos se cruzaram por ambições criativas…
A dupla romena de DJs e produtores Stefanno b2b Julianno lança sua mais recente faixa…
Demonstrando sua habilidade de fundir gêneros, esta nova faixa traz uma energia dinâmica e fresca…
Eddy D’Amato apresenta sua nova faixa, "Funk, Soul, Rhythm", lançada pela Gain Records, com o…
Uma faixa que combina batidas intensas, sintetizadores energéticos e pads inspiradores, este novo lançamento destaca…