Tomorrowland: A história do festival

Após a pausa de dois anos, devido à pandemia, todos os sistemas foram desativados e o site está atualmente bem adiantado em vários estágios. Para comemorar a edição de 2022 (que agora tem três finais de semana), vamos relembrar a história do festival Tomorrowland.

A ideia é contar para você, a origem deste festival que encanta o mundo todo e algumas curiosidades, pouco conhecidas, mas que todo fã da festa deve conhecer. Vamos lá!

1. Origens Humildes

É difícil acreditar que o Tomorrowland nem sempre foi esse grande espetáculo global, mas essa foi a realidade na primeira edição em 14 de agosto de 2005. Na primeira festa, havia apenas um pequeno palco principal e outros palcos menores, foi um evento que atraiu principalmente alguns moradores locais. No entanto, a programação já contava com nomes de peso da cena, nomes como Armin van Buuren, Coone, Justice e Ferry Corsten, dentre outros.

Diz-se que cerca de 10 mil pessoas compareceram a esta primeira edição com os organizadores até a distribuir bilhetes gratuitos para encher o local, o que é bastante difícil de acreditar quando se olha para imagens da multidão do palco principal das edições mais recentes.

2. Crescimento e Expansão

Começando a se destacar no circuito de festivais eletrônicos, muitos outros começaram a prestar atenção a este evento em rápido crescimento. Depois de alguns anos construindo e estabelecendo uma base sólida, o Tomorrowland estava se consolidar, o que resultou em sua terceira edição em 2007, expandindo para 2 dias pela primeira vez em na história.

Nos dias 28 e 29 de julho, o tamanho e o design do palco principal também começaram a crescer com o tamanho do público extremamente maior. Apenas um ano depois, foi a primeira vez que eles tiveram mais de 100 artistas na programação, atendendo à demanda de fazer parte deste evento e fazer história, com mais de 50 mil participantes pela primeira vez.

3. Apresentando um tema

Parte do que tornou o Tomorrowland tão conhecido e diferenciado de qualquer outro evento é como ele se destaca com os temas, sendo totalmente único e diferente a cada ano. Para as primeiras edições, porém, não havia nenhum tema envolvido, e isso se tornou uma adição à experiência a partir de 2009.

Este foi o ano em que o Tomorrowland realmente subiu de nível quando o assunto era festivais. Não se tratava apenas do line up, mas sim dos designs imersivos e esforço geral para criar uma experiência única para os fãs.
Masker era o nome do tema, e viu o palco principal combinar perfeitamente: um enorme rosto mascarado roxo. O que também foi divertido sobre isso é o fato de que o design foi cuidadosamente pensado e integrado de maneira inteligente na cabine do DJ, com os artistas do palco principal situados dentro da boca do Masker, como todos puderam ver durante esse tempo.

4. Os anos de formação

Muita coisa aconteceu entre as edições de 2010, 2011 e 2012. Visto por muitos como três das edições mais importantes da história do Tomorrowland, estas são três edições que colocam o festival no mapa para sempre.

2010:

Quebrando recordes, o festival conseguiu esgotar apenas alguns dias antes do evento e viu seu número de participantes atingir um recorde histórico em cerca de 120 mil pessoas em apenas dois dias. O tema ‘Zon (sol)’ viu o icônico arco-íris explodir no palco principal (que os fãs verão agora é uma homenagem nas entradas e saídas de Dreamville). Artistas como Swedish House Mafia também apresentaram o que viria a ser considerado um dos sets mais emblemáticos da história do festival naquele ano.

2011:

Pela primeira vez, o Tomorrowland expandiu para três dias, em 2011, e nunca olhou para trás. Mais uma vez, o festival conseguiu esgotar os ingressos em apenas alguns dias após o término da pré-venda, provando que havia se tornado oficialmente um dos maiores e mais requisitados festivais de todo o mundo com cerca de 180 mil pessoas curtindo as festividades naquele ano. Devido à sua notoriedade, ganhou sua primeira indicação ao
prêmio de Melhor Evento de Música no International Dance Music Awards.

2012:

Esta edição é uma das mais lendárias até hoje. Com o tema “O Livro da Sabedoria”, tema que voltou a ser comemorado em.2019, no 15° aniversário do festival. Embora a maioria saiba que agora quem tem residência na Bélgica recebe uma venda de bilhetes dedicada, esta edição foi a primeira vez que esta ideia foi introduzida. Como um aceno para onde tudo começou e querendo, de certa forma, retribuir à sua comunidade local, cerca de 80 mil ingressos foram reservados para os cidadãos belgas. Até agora, estava provando ser notoriamente difícil conseguir ingressos, comprovado ainda por quase 200 mil ingressos esgotados em menos de um dia. Dizem também que cerca de 2 milhões de pessoas se inscreveram na lista de espera para a chance de participar naquele ano. Depois de ser indicado no ano anterior no International Dance Music Awards, foi indicado pelo segundo ano consecutivo, mas desta vez venceu seus concorrentes para ganhar o prêmio.

5. Dois fins de semana

Quando uma edição de fim de semana duplo foi introduzida em 2014, era apenas temporária até se tornar permanente três anos depois, em 2017. Como 2014 foi o 10º aniversário, eles estenderam as comemorações não apenas para torná-lo especial, mas também para atender à alta demanda por ingressos ao mesmo tempo. Hoje em dia, seria estranho pensar no Tomorrowland como apenas um negócio de um fim de semana.

6. Curiosidades

1. Já esteve na roda gigante na parte de trás do Palco da Liberdade? Se você tiver, você saberá que existem algumas vistas épicas para apreciar, não apenas de todo o recinto do festival, mas também das aldeias e cidades vizinhas. Você sabia, porém, que esta roda-gigante em particular é a maior da Europa? Fica a 60 metros de altura.

2. David Guetta é o único artista de toda a história do festival que tocou desde o início, em todas as edições. Embora ele esteja quebrando sua sequência pela primeira vez este ano, ele ainda detém esse recorde.

3. Com palcos e produções tão grandes, vem muitos, muitos fios. Para lidar com todos esses fios incômodos, há um túnel de 100 pés de profundidade sob o solo, por onde todos esses fios são alimentados.

4. Você pode alugar uma mansão para ficar no Tomorrowland. Sim seriamente. Cada mansão privada acomoda até 10 pessoas e inclui comodidades como sua própria equipe pessoal (incluindo um massagista e um mordomo), uma jacuzzi e seu próprio jardim, para citar apenas algumas coisas. Escusado será dizer que esta é uma opção mega cara, mas estar situado na zona rural pacífica a poucos passos de toda a ação parece tentador!

5. Os festivaleiros sabem que você pode fazer uso dos vários restaurantes no local através de reservas no site do festival, mas você sabia que há um restaurante extra escondido que não está disponível para qualquer um? Você pode nunca ter visto, e por boas razões. Está escondido dentro do palco principal. Se você for sorrateiro, pode ter visto uma das janelas que oferece vista para a multidão, mas a maioria das pessoas passaria perto dela e nunca saberia. Para completar, a comida é preparada por dois chefs com estrelas Michelin e pode custar cerca de € 22.000 para um grupo de 12 (o que também pode ser apenas rumores, e um preço sólido não está disponível para conhecimento público), embora diz-se que este dinheiro vai para a caridade.

Ao olharmos para a interessante história do passado da edição Tomorrowland, agora olhamos para o futuro. Enquanto nos preparamos para três finais de semana inteiros de loucura em apenas algumas semanas, mal podemos esperar para ver o quão especial a equipe fará esse retorno e como isso reescreverá a história do Tomorrowland como a conhecemos.

Enquanto nos preparamos para os três finais de semana inteiros de loucura, mal podemos esperar para ver o quão especial a equipe fará esse retorno e como isso reescreverá a história do Tomorrowland que conhecemos.

Clênio Martins
Clênio Martins
Head of Social Media da WiR e amante de música eletrônica.
spot_imgspot_img

Relacionados