Tomorrowland Brasil traz um conceito que vai muito além do line-up e show de lasers, como comumente são entendidas as festas de música eletrônica. Não à toa que a edição belga do Tomorrowland foi eleita o melhor festival do mundo, pelo terceiro ano consecutivo, no ranking “Top 100 Festivals” conduzido pela revista britânica DJ Mag. Agora, nos dias 11, 12 e 13 de outubro, o Parque Maeda, em Itu/SP, vai ser a casa do melhor festival do mundo no Brasil, recebendo pessoas do mundo todo em uma atmosfera que foge da realidade do dia a dia. Tudo começa, e gira em torno, do tema que é definido e desenhado por uma equipe interna para cada edição. Este ano, o tema do Tomorrowland Brasil é o “Adscendo” e a chave para desvendar esse mistério está no palco principal, na cenografia e nos performers que circulam pelo evento.
Além de toda a aura de fantasia criada, o festival ainda oferece alta gastronomia, uma área de camping muito fora do comum, conexão cultural e muito mais.
Gastronomia
Não é apenas uma praça de alimentação. O Tomorrowland Brasil oferece tanto um espaço com mesas e cadeiras e diversos pratos da culinária internacional, o Mesa Garden, quanto um restaurante onde é possível tomar um drink especial e escolher seu prato à la carte e é vendido com antecedência para que as pessoas reservem seus lugares.
DreamVille
Muito além de um camping comum, o DreamVille é uma cidade à parte dentro do Tomorrowland Brasil. Os visitantes que se hospedarão por lá, além de estenderem a experiência do festival para 5 dias, entrando dia 10 de outubro e saindo no dia 14, podem desfrutar de um MarketPlace com lojas, barracas de comida, loja oficial de produtos do Tomorrowland, salão de beleza e barbeiro, padaria, estúdio de tatuagens, loja de camping, loja de bem-estar com tarô e reiki, por exemplo, aulas diárias de ioga pela manhã, espaço para descanso, quadras para a prática de vôlei e futevôlei (grama), day-break sessions, ou seja, um esquenta pré-festival com DJs e muito mais.
Para esse ano, a novidade do DreamVille será duas acomodações para quem quer mais conforto e conveniência: tendas espaçosas para 2 ou 4 pessoas, com camas montadas, tomada de energia, área de descanso com cadeiras, dentre outras comodidades. Outro diferencial fundamental do acampamento do Tomorrowland Brasil em comparação aos acampamentos de outros festivais é a festa exclusiva para quem está no DreamVille e participantes do Global Journey (pacote de viagens oficial do Tomorrowland Brasil), o The Gathering, que acontece um dia antes da data oficial de abertura do evento.
Conexão cultural: contato com pessoas do mundo todo
O Tomorrowland Brasil é um dos festivais locais que mais recebe pessoas de diversos cantos do mundo. A edição de 2023, teve um público de 98 nacionalidades, dentre elas Chile, Colômbia, Argentina, Peru, Equador, França, México e Estados Unidos. O principal local para fazer essas conexões é o DreamVille, mas não é difícil encontrar e conhecer um estrangeiro pelo festival, basta olhar para cima e observar as diversas bandeiras sendo balançadas durante os shows.
Palcos
Pensou em Tomorrowland Brasil, o que vem à mente é um dos seus 6 palcos monumentais. Sem dúvida, o ponto alto do evento é a estrutura e o design de cada um deles, com destaque para o mainstage, que é a peça-chave de cada tema que envolve cada edição do festival. O que vai desembarcar em 2024 no Brasil será o palco “Adscendo” – que esteve na Bélgica em 2023, eleito o melhor festival do mundo – que possui 43 m de altura e 160 m de largura; 1.050 luzes; 230 caixas de som e subwoofers; 30 lasers; 48 fontes; 15 cachoeiras; 60 atores que performam toda a história de Adscendo na cerimônia de abertura, além do show de fogos de artifício que é um espetáculo à parte.
Outra novidade na edição de 2024 é o novo palco CORE, conhecido pela estrutura de um rosto de 17 metros de altura e 30 metros de largura, que vai oferecer uma experiência multissensorial com iluminação dinâmica e efeitos especiais de água, fogo, fumaça, bolhas de sabão e fontes de fogos de artifício, até aroma.
Cenografia e performers
Para que o público mergulhe de vez no tema Adscendo, o festival se dedica em transformar o Parque Maeda em um mundo completamente fantasioso. O Tomorrowland Brasil é o único no país com a proposta de oferecer um escape da realidade e, para isso, conta com diversos performers que interagem com o público em todos os cantos do festival e no DreamVille. Além disso, as pessoas conseguem reparar que cada detalhe é caracterizado, desde as lixeiras, placas de sinalização, postes de iluminação e outras coisas.
Música
Claro, a música. Diferentemente de festas e festivais de música eletrônica no país que se dedicam, normalmente a uma vertente, o Tomorrowland Brasil abraça todos os gêneros. Por lá, o público vai reconhecer ritmos e músicas populares no Brasil e no mundo, contrariando o estigma que a música eletrônica tem. No entanto, o fã raiz de música eletrônica também será abraçado: psytrance, trance, techno, afro house, drum ‘n’ bass, dentre outros vão ser comandados por DJs e produtores nacionais e internacionais. Aliás, o Tomorrowland Brasil 2024 vai contar com performances exclusivas de grandes artistas, como Armin van Buuren, Axwell (integrante do Swedish House Mafia), Hardwell e Steve Aoki.