Você sabe o que é um “Ghost Producer” e o risco desse serviço no Brasil?

Ghost Producer” (Produtor Fantasma em português) é um termo designado para o serviço de Produção Anônima de uma música. Neste serviço, o produtor não assina a música e normalmente vende ela, mas acredite, existem muitos no Brasil e no mundo.

Muitos destes produtores se dedicaram muitos anos para ter um som de qualidade e até se sustentam com a profissão. Apesar das polêmicas, o Ghost Producer faz parte da história de muitos DJs mundialmente reconhecidos, que por vezes não tem tempo para fazer sua própria música ou em outros casos não se dedica a produção.

Todo produtor fantasma sabe que sua identidade não será revelada no lançamento da música, daí vem o termo “Ghost“. Portanto, os resultados da música não lhe trarão créditos, por outro lado, uma música para um grande artista pode chegar a custar mais de 1 milhão de reais.

Existem diversas empresas no Brasil que prestam o serviço como: Brazilian Ghost, Sync Music, Ghost Of Templates e Ghostproducer BR. Estas empresas hoje vivem um drama, pois o termo foi registrado como marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), conferindo ao titular, o poder sobre o termo “Ghost Producer®️”.

Com esse registro, empresas que prestam esse serviço no Brasil e utilizam do nome registrado, podem sofrer processos judiciais, por conta de uso indevido do nome, devido a direitos autorais. Este fato tem gerado uma certa discussão.

O questionamento que fica é: como seria se alguém registrasse o termo “DJ” como marca e, diversos DJs não pudessem mais se auto intitularem com este nome?

Este artigo precisou ser editado às 18:39 e 22:50 no dia 15/06/2021 e precisou ser removido do site 
por mais de 14 horas.

Matéria por: Luis Redfern.
Share