O que é ser um DJ pela visão de um fã

Hoje (09/03) é o dia Internacional do DJ, mas vocês já se perguntaram o que é ser um DJ ou realmente qual é o trabalho deles? Bom, eu já, e o que eu posso dizer a vocês, leitores, é que sua importância é muito mais do que se imagina.

O trabalho de um DJ é criar seleções de música para divulgação ao público, ler a pista e entender o “crowd” melhor para saber o que tocar, fazer transições, encantar e educar, criar e recriar versões, e não só isso… para que um DJ possa fazer a magia que ele faz, ele precisa sempre estar dentro da cena musical, passar horas (sim, HORAS) no computador fazendo pesquisas, descobrindo e redescobrindo músicas e artistas, e manter uma harmonia musical e rítmica do seu set para que o público consiga acompanhar o seu trabalho. Ressaltando que DJ não é só de música eletrônica e sim de todas as vertentes musicais possíveis e é assim que eles espalham sua arte, atingindo a pista de dança e pessoas de várias formas. Além disso, a cada apresentação que faz o DJ está sempre melhorando suas habilidades, ouvindo a música que conforta e montando seu set.

A resposta do público enquanto um DJ faz seu trabalho está na linguagem corporal e nas reações quando vem uma música bem marcante, e aí está uma coisa linda de se falar. O trabalho não é só passar música, mas sim criar momentos, trazer memórias, impactar pessoas, fazer pessoas sorrirem, chorarem e ir à loucura, dançar, pular, se movimentar, se impressionar e principalmente educar… só trabalho lindo. A interação entre um DJ e uma pista é a coisa mais predominante no ambiente, seja nas músicas e com a reação da pista de dança, subir na mesa, ligar o microfone e falar com a galera, dar um sorriso, apontar para um fã e observar o mar de gente que há em frente dele (a).

Muitos acham que DJ e produtor musical é a mesma coisa MAS não, calma lá… DJs são aqueles que fazem a passagem de música ao vivo e muitas outras coisas com determinados equipamentos, já produtores musicais são aqueles que produzem música e que necessariamente não precisam ser DJ. Mas na música eletrônica há sim muitos DJs que produzem suas músicas, têm vários projetos e colaborações com outros produtores/DJs.

Nem tudo são flores também. Nem todo DJ possui realmente a liberdade musical e toca o que quer, às vezes tem que manter-se fiel a sua identidade artística e acaba ficando preso a isso e também ao dinheiro, mas botando em pauta que isso também é um trabalho. Que é muito mal visto pela sociedade que acha que é apenas “apertar um botão”. Haja ignorância.

Mas, o que é ser fã de uma pessoa que só sabe apertar botões? Bom, é uma sensação muito linda. A pessoa não está necessariamente apertando botões e passando música, a pessoa está fazendo história na sua vida, um momento marcante onde a música é o principal, e o DJ é o responsável por isso. Ser fã de DJ é como ser fã de uma banda, sabe? Não tem muita diferença, aliás, não tem. É muito mais especial porque é como se você fosse parte de uma tribo que é a música eletrônica, e o carinho e a paixão é diferente e sinceramente por incrível que pareça, todo apaixonado por e-music entende. Não são artistas de Pop, ou estrelas da músicas, são como se fossem heróis, sabe? Heróis desse mundo de loucura e de barulhos diversos. Amantes da música eletrônicas sabem que ser fã de DJs é algo diferente e especial.

Quando conhecemos a um ídolo nosso, a gente sempre gela, não é? Ansiedade e adrenalina lá em cima. É ida em aeroporto contando com a sorte, sair correndo atrás de carro, hotéis, saídas por trás dos palcos do festivais para só conseguir uma foto, entregar um presente, receber um abraço ou um sorriso. Diversas pessoas já vieram me questionar falando qual era a graça de tirar foto com o DJ pois era só uma pessoa normal. Confesso que é uma pergunta que quase não tem como explicar porque só nós sabemos de verdade a importância que é conhecer uma pessoa que te salva com a música dela. É gratificante você estar ali e ver aquela pessoa, agradecer e pelo menos bater um papo de 1 minutinho, criar uma conexão e certificar do quão importante é a música do artista para você, porque no final de tudo é sempre a música. Isso é lindo!

Meus sinceros agradecimentos à todas mulheres e homens DJs do mundo inteiro, por toda magia, por todos momentos, e por todas as sensações. Agradecimento especial ao Nezq.

Que não pare de ter DJs no mundo todo para espalhar boa música e momentos felizes!

Ianne Souza
Ianne Souza
Fã de música eletrônica, sempre em busca de aprender mais. Choro em shows.

Recentes

spot_imgspot_img

Relacionados

spot_imgspot_img