Nesta útlima sexta-feira (14), os gigantes da música eletrônica Disclosure retornam com uma releitura impactante do hino atemporal do Faithless, “Insomnia”, celebrando três décadas de uma das faixas mais marcantes da música eletrônica.
O impacto de “Insomnia” é inegável. Ao longo dos últimos 30 anos, a música se tornou parte integrante da cultura dance do Reino Unido – um símbolo duradouro de euforia insone que continua a inspirar gerações de artistas. De clubes underground aos palcos principais de festivais, a faixa permanece um hino universal, ainda presente nas coleções de discos e sets dos DJs mais respeitados do mundo.
Para marcar seu 30º aniversário, o Disclosure reinventou o clássico sob sua própria perspectiva, apresentando sua versão ao vivo durante um set explosivo no Glastonbury 2025. Impulsionada por bateria ao vivo e uma linha de baixo ácida, a versão “2025 Edit” injeta energia percussiva crua na faixa, ao mesmo tempo que honra sua inconfundível tensão e relaxamento. O resultado une épocas e sonoridades, dando nova vida a um clássico da música eletrônica, sem perder a essência. O que começou como uma edição ao vivo única logo se transformou em uma colaboração completa, depois que a Sister Bliss entrou em contato com a dupla para oficializar o lançamento.
O Disclosure declarou:
“No ano passado, para o nosso show no Glastonbury, fizemos uma versão ao vivo de uma das maiores músicas eletrônicas de todos os tempos: Insomnia, da lendária banda Faithless. Para nossa alegria, a Sister Bliss entrou em contato e sugeriu que lançássemos a versão que fizemos em colaboração com todos os nossos fãs. Ficamos extremamente honrados com o convite e jamais imaginamos que retrabalhar essa faixa nos levaria a um momento tão especial”.
Sister Bliss acrescenta:
“Estamos muito animados em apresentar a versão 2025 de ‘Insomnia’, do Disclosure. É uma homenagem incrível e cheia de estilo ao Maxi e à nossa amada cena da música eletrônica do Reino Unido, além de um momento totalmente inesperado no set deles em Glastonbury que nos emocionou profundamente. É um privilégio ver nossa influência na próxima geração de artistas – Maxi ficaria muito orgulhoso de ver o quanto essa música ainda é apreciada”.
‘Insomnia (2025 Edit)’, do Disclosure, é tanto uma carta de amor quanto uma homenagem ao legado monumental do Faithless, a Maxi Jazz e ao espírito unificador da cultura dance do Reino Unido. É um lembrete de que, mesmo três décadas depois, algumas músicas nunca dormem.
O lançamento sucede o oitavo álbum de estúdio do Faithless, Champion Sound, lançado em setembro – uma odisseia expansiva em quatro partes que apresenta a última gravação vocal do falecido Maxi Jazz, além de participações especiais de Antony Szmierek, Bebe Rexha, Emmanuel Jal, LSK e Suli Breaks. Isso também ocorre após o retorno aclamado pela crítica da banda aos palcos no ano passado, que desde então os levou a realizar uma série de shows com ingressos esgotados no Reino Unido e na Europa, incluindo apresentações como atração principal na Brixton Academy, no The Roundhouse e uma triunfante terceira apresentação como atração principal no Glastonbury.
