Seis destaques em que a música eletrônica esteve presente em trilha sonora de filmes

O cinema é uma produção audiovisual, com uma relação entre imagens e sons para moldar à narrativa. A música tem a função de causar emoções e criar memórias afetivas as pessoas. Entretanto, a trilha sonora não é só um apanhado de músicas que tocam durante o filme, mas sim um conjunto de nuances de sons presentes no filme.

Os artistas e suas colaborações com musicas em trilhas de filme surge como outro meio de divulgação e visibilidade do seu trabalho. Portanto, destacamos seis filmes em que a música eletrônica esteve presente em trilha sonora de filmes. Confira a seguir.

TRON – O LEGADO

É um filme produzido pela Walt Disney Records, que conta a história de Sam, filho do programador de jogos Kevin Flynn, onde é assombrado pelo desaparecimento do seu pai. Um sinal estranho leva Sam ao fliperama de Flynn, onde é puxado para dentro de um mundo cibernético, o mesmo em que seu pai está preso há 20 anos.

No entanto, a trilha sonora do filme ficou por conta dos robôs Daft Punk. Com um pedido feito pelo próprio diretor do longa, Joseph Kosinski e seu supervisor, Jason Bentley em que solicitaram a dupla que compusesse a trilha do filme.

O primeiro trailer de Tron: Legacy apresentava a faixa “The Game Has Changed“. Ainda contou com um videoclipe oficial da faixa “Derezzed” sendo lançado em 7 de dezembro de 2010, exibindo o duo Daft Punk jogando um antigo jogo de arcade no Flynn’s Arcade.

Confira a seguir o álbum completo com faixas compostas pelo duo:

PROJETO X

Imagine uma festa com uma grande dose de loucura e muita música, então neste filme os grandes amigos de colégio: Thomas (Thomas Mann), Costa (Oliver Cooper) e JB (Jonathan Daniel Brown) planejam uma festa inesquecível que entrará para a história na tentativa de ficarem populares. Eles decidem transformar o aniversário de Thomas em um acontecimento épico, aproveitando que os seus pais viajaram. A trilha sonora utilizada para dar sentido ao momento em que a festa sai de controle, é conduzida pela música de Steve Aoki com Kidi Cudi”, um dos nomes mais importantes na cena eletrônica de EDM, com toda sua performance e produções com muita energia.

XOXO: A VIDA É UMA FESTA

O filme, Xoxo: A vida é uma festa, se passa em um festival de música eletrônica nos Estados Unidos. O protagonista é um jovem DJ chamado Ethan que é a mais nova sensação do YouTube com sua track “All i Ever Wanted” produzida pelo Dj haitiano chamado Michael Brun que tem lançamentos nas gravadoras como – Columbia Records, Spinnin’ Records e Revealed Recordings. Com a ajuda de seu melhor amigo e empresário Tariq, ele consegue encaixa-lo no line up para se apresentar, mas nada ocorre como o previsto. A trilha sonora ficou a encargo do DJ Pete Tong. Ao longo da trajetória do filme as cenas se tornam emocionantes e empolgantes, com as produções do duo sueco Galantis, com as músicas “Gold Dust”, “Peanut Butter Jelly” e “Make Me Feet”.

Outras músicas foram utilizadas ao decorrer do enredo, com destaque para tracks do Alok ft. IRO – “Me & You“, Showtek – “Get Mellow“, Icarus – “Home” (Lane 8 Mix), etc. Confira a playlist a seguir:

ESQUADRÃO 6

Um filme com ação do começo ao fim, que conta a história de um grupo de elite liderado por um homem enigmático (Ryan Reynolds), em que seis bilionários forjam suas próprias mortes e agem por injustiça para combater o crime e mudar o mundo, mesmo sem terem chances de ser identificados.

Com muita ação frenética, a trilha sonora do trailer ficou por conta dos 138 bpm da track de Armin Van Buuren, o sucesso “Blah Blah Blah”. Veja a seguir:

ESQUADRÃO SUICIDA

O filme da franquia da DC, Esquadrão Suicida, é um grupo dos mais perigosos e encarcerados super vilões. Onde são contratados por uma agência secreta do governo, para combater uma poderosa entidade. No entanto, esta super produção além de contar com grandes atores como Will Smith (Pistoleiro), Margot Robbie (Arlequina) e Jared Leto (Coringa).

A trilha sonora oficial, foi produzida por um big name do Dubstep o DJ Skrillex, com a música “Purple Lamborghini”, ganhando um videoclipe com a própria participação do DJ em cenas ao lado do Coringa.

Além da trilha sonora, o longa ganhou um álbum com as faixas do filme. Confira a seguir:

Música, Amigos e Festa.

O jovem DJ Cole (Zac Efron) batalha em busca da sua carreira de sucesso. Apadrinhado por James (Wes Bentley), experiente DJ e produtor musical, ele aprende muito e começa a crescer, mas coloca tudo em risco ao se envolver com a jovem namorada do DJ.

Aos amantes de musica eletrônica, a trilha sonora conta com tracks e remixes, de Gryffin – “Desire” do Years & Years, Deorro – “I Can Be Somebody” e  Tchami – “You Know You Like It”.

Confira a playlist completa com as faixas do filme, a seguir:

Esta foi a nossa seleção de filmes com música eletrônica, de tudo um pouco desde romance e até ficção cientifica. Conte pra gente, qual o seu favorito? Comente em nossas redes sociais:

Meu nome é Renan Galati, tenho 23 anos e moro no interior de São Paulo na cidade de Ribeirão Preto, atualmente curso Jornalismo e sou um grande amante de musica eletrônica.