21 de julho de 2019

Arty está processando Marshmello e Dan Smith da Bastille por violação de Direitos Autorais

Marshmello não pode fazer uma pausa ultimamente. Há duas semanas o DJ/produtor mascarado enfrentou uma reação de CHVRCHES por sua escolha em colaboradores, apenas para ser chamado por Jai Wolf por não falar publicamente contra ameaças de morte subsequentes recebidas pela banda. Agora, ele tem uma batalha legal com o ARTY para se preocupar também.

ARTY (nome verdadeiro Artem Stoliarov) está levando Marshmello, Dan Smith da Bastille e Steve Mac ao tribunal por supostamente plagiar seu remix de “I Lived” da OneRepublic. De acordo com o TMZ, Stoliarov alega que 19 das primeiras 20 notas da melodia de quatro compassos em “Happier” são idênticas àquelas de “I Lived”. Para efeito de comparação, a seção começa em 0:49 no vídeo abaixo para “Happier” e em 1:49 em “I Lived”.

Stoliarov também alega que ele e Marshmello são conhecidos por terem feito muitos dos mesmos festivais e boates, e que o astro anônimo da EDM o viu tocar seu remix “I Lived” recentemente em um show. Ele contratou os serviços do advogado de direitos autorais Richard Busch, que ganhou um caso de precedente contra Robin Thicke e Pharrell por copiar Marvin Gaye “Got To Give It Up” em seu single de 2013 “Blurred Lines”.

Nem ARTY nem Marshmello comentaram publicamente sobre o processo no momento da escrita.

Sobre Clênio Martins

Clênio Martins
Mineiro, amante de música eletrônica na suas variadas vertentes.