As 3 facetas de Renato Ratier: Música, Moda e Empreendedorismo

D-Edge, Surreal Park, D-Agency, D-Edge Records, Olga, Ratier Clothing e mais: um overview geral sobre todas as marcas por trás da mente brilhante de Renato Ratier

É impossível falar da cena eletrônica nacional e não falar de Renato Ratier, um dos responsáveis pela revolução do cenário no início dos anos 90. Com 27 anos de carreira, o DJ, produtor e empresário assina seu nome em diversas empreitadas que entregam ao Brasil shows emocionantes com artistas nacionais e internacionais, agência de DJs que já lançou nomes promissores para o mundo, gravadoras como D-Edge Records, D-Edge Records Black e Olga que já fazem a cabeça do público, e marca de roupas, que ditam as tendências nas melhores pistas.

Todas as facetas criativas do camaleão Ratier explicam em partes seu dinamismo no mundo da música, moda e arte, mas não chegam perto de elucidar a importância e a inspiração que seus projetos trouxeram para o público — ou de quantos milhares viram e ouviram o que ele fez e se colocou à frente de seus sonhos com garra para segui-los até o fim, assim como fez Ratier.

Como artista, sua versatilidade segue no comando, basta dar um play em seu primeiro single lançado no Spotify pela D-Edge Records, em 2013, “Folk Us”, uma balada digna de dançar de mãos para o alto e olhos fechados que segue atemporal para as pistas, com remix até de Luke Solomon — a lista de sucessos é tão extensa quanto a variedade de ritmos, tons e elementos que contemplam sua identidade sonora incomparável, permitindo aos ouvintes um leque vasto que se conecta com a indústria da música como um todo e entrega uma verdadeira aula de produção musical.

Um homem e mil possibilidades, fizemos um compilado de suas principais marcas e a importância de cada uma para o cenário eletrônico, acompanhe:

D-Edge e Surreal Park

2003 foi o ano que marcou São Paulo até os dias atuais com a abertura de um dos clubes mais queridos, o D-Edge. Na época, com o D-Edge em Campo Grande ainda ativo (2000-2005), a casa em SP abria suas portas todos os dias da semana, permanecendo assim por vários anos, um marco na história do clube e da cidade que atingiu o maior número de aberturas no Brasil.

Muti Randolph, um dos designers mais talentosos do mundo implementou as icônicas linhas de luz do club, característica que ajudou a contemplar a identidade visual do D-Edge que é considerado um dos melhores clubs do mundo.

A casa abriga os projetos Moving, Keep Rock, Nave, Freak Chic, Superafter, entre outros, e já recebeu todos os principais medalhões da indústria da música eletrônica, que trouxeram para a cidade de São Paulo emoção e muita energia para dançar até o amanhecer. Em breve, um novo espaço no Rio de Janeiro também deve ser inaugurado.

Já falando do “novo” Surreal Park, inaugurado no final de 2021, nomes como Ellen Allien, Nina Kraviz, Fantastic Man, Jan Blomqvist, Sébastien Léger, Sonja Moonear, WhoMadeWho e muitos outros já passaram por lá. O espaço já é considerado “o point” do público entusiasta de música eletrônica em Santa Catarina, com uma programação intensa que traz mensalmente artistas renomados do mundo todo para tocar para o público brasileiro fiel à cena eletrônica.

D-Edge Records, D-Edge Records Black e Olga

Hoje a D-Edge Records ostenta um catálogo com aproximadamente 50 lançamentos, além de outros 10 da D-Edge Records Black e mais 12 da Olga. O selo D-Edge Records é a expansão e consolidação do club como polo central da cultura eletrônica do Brasil e do Mundo. Tendo como objetivo divulgar tanto o talento local no exterior quanto colocar o público brasileiro em contato com alguns dos melhores artistas da cena mundial. A label já lançou dezenas de talentos nacionais e internacionais, trazendo a cuidadosa direção artística de Renato Ratier, que cultiva a diversidade musical e artística do selo.

Já a Olga nasceu em 2015 com uma filosofia forte e com o objetivo de quebrar paradigmas através de lançamentos em torno do Techno e suas ramificações, transitando entre o digital e o vinil. A label já lançou nomes como Shifter, Stefan Goldmann, STK Ensemble, Manglus, entre outros e segue despontando como mais uma label idealizada por Ratier.

Flavour, de Renato Ratier, é um dos lançamentos mais recentes da D-Edge Records, lançado no final de 2022.

D-Agency

Idealizada em 2011, a D.Agency se consolidou no mercado com excelência na curadoria artística e bookings de artistas nacionais e internacionais, como Adnan Sharif, Cesare Vs Disorder, Dee Bufato, Ingrid, Joyce Muniz, Wehbba, entre outros — além da atuação em Eventos e Projetos exclusivos com uma entrega diferenciada para o mercado, contando com a chancela e o conceito único do grupo D.Edge.

Ratier Clothing

Em 1995, Renato Ratier também já comandava algumas marcas de roupas como Vallet e Tilt; seu primeiro ‘negócio’ físico foi uma loja chamada Subculture, onde as pessoas podiam comprar as roupas para curtir o rolê e também os ingressos para os eventos. Anos depois, com o lançamento da Ratier Clothing, a marca consolidou-se como um dos nomes de destaque da moda, não somente para o público jovem e entusiasta da música eletrônica, mas também para os aficionados em tendências e estilo, com aparições até mesmo na São Paulo Fashion Week.

Sem dúvidas, o legado que Renato Ratier vem deixando na cena como um todo perdurará por muito tempo.

Acompanhe o trabalho do visionário Renato Ratier no Instagram.

spot_imgspot_img

Relacionados