Boys Noize anuncia quinto álbum de estúdio +/-

Hoje, BOYS NOIZE (Alex Ridha) anuncia seu quinto álbum de estúdio. +/- (pronuncia-se Polarity) está programado para ser lançado em 24 de setembro em seu selo BNR. O artista, DJ e produtor alemão-iraquiano radicado em Berlim também lança duas novas canções hoje: lado (+) “Nude”, que continua uma série de singles colaborativos, desta vez em parceria com o estoniano TOMMY CASH, e o lado (-) “Xpress Yourself”.

Poucos artistas encontram uma voz e menos ainda permanecem comprometidos com ela, mas com ambição, BOYS NOIZE transformou sua dedicação em uma presença extraordinária entre DJs do século 21 e músicos eletrônicos. Uma carreira pontuada por audaciosa exploração de gêneros lhe rendeu uma invejável fluidez de prática além de fronteiras e cenas, mas suas impressões digitais definitivas estão presentes em todas as criações. Um herói underground com apelo mainstream e sensibilidade techno-punk, ele impulsiona multidões de Berghain a Coachella. Em 2021, o fascínio de BOYS NOIZE em atravessar dualidades atinge um novo ápice em seu quinto álbum de estúdio, +/- (pronuncia-se Polarity).

“O álbum mergulha na tensão polar entre os estilos musicais e os mundos em que me encontro”, diz Alex Ridha. “Quando você combina opostos, algo transcendente pode acontecer, algo maior do que as duas partes. E com a música, torna-se uma magia que pode criar novos mundos.”

O som coletivo e a diversidade de BOYS NOIZE o colocaram em alta demanda entre os artistas que buscam suas técnicas sonoras exclusivas e produção inigualável. A cultura underground de Berlim atua como um farol para estrelas e é no estúdio de BOYS NOIZE onde suas novas inspirações são transmutadas em música. Ao longo dos anos, as relações de trabalho floresceram e os créditos se multiplicaram, inclusive com figuras como LADY GAGA, FRANK OCEAN, A$AP ROCKY, BON IVER, MARK RONSON e FRANCIS & THE LIGHTS. E como um remixer incomparável, BOYS NOIZE foi convidado por DEPECHE MODE, RAMMSTEIN, DAFT PUNK e DAVID LYNCH, que cedeu seu som às colaborações. Mesmo abraçando pessoalmente um papel estranho, BOYS NOIZE encontra sua influência no mainstream: 2020 foi marcado por uma indicação ao GRAMMY por sua colaboração com SKRILLEX e TY DOLLA $IGN, “Midnight Hour” – uma mistura improvável de R&B, rave e hard house – enquanto 2021 trouxe uma vitória para “Rain on Me” de LADY GAGA, feat. ARIANA GRANDE.

“Sempre fui inspirado por tentar integrar forças opostas e polares”, diz Ridha. “Há algo emocionante nisso, e é sempre uma motivação secreta para mim; construindo e explorando a combinação de contrastes. A inspiração mais antiga do techno foi a ideia de combinar homem e máquina. E você pode continuar a partir daí – agressão e beleza, passado e futuro…”

Foto divulgação: Tommy Cash e Boyz Noize

Foto divulgação: Tommy Cash e Boyz Noize

+/- apresenta uma destilação de sua carreira até o momento em forma de onda, onde vales de techno, industrial e house fazem a transição outros extremos. Apoiadas pelas batidas violentas e envoltas em texturas profundas e imersivas, as canções, embora ricas, possuem uma agressividade – mesmo os momentos mais melódicos de +/- revelam a força da síntese e processamento modular de BOYS NOIZE; um novo avanço para o amante do som.

O artista visual Eric Timothy Carlson, designer de 22 a Million de BON IVER, juntou-se a Alex no desenvolvimento de ilustrações e iconografia para o álbum e todas as suas obras individuais. A obra de arte oferece uma chave esotérica de glifos e símbolos, mapeando as influências e emoções contraditórias que serviram como elementos para uma alquimia de áudio. Através da imagem e do som, +/- examina o som de maneira profunda, e o álbum é uma evolução tanto para o gênero quanto para o próprio BOYS NOIZE.

Os dois novos singles lançados hoje serão incluídos em +/- (Polarity) com (+)“Girl Crush” feat. RICO NASTY / (-)“Buchla 100”, (+)BOYS NOIZE & KELSEY LU`S “Ride Or Die” feat. CHILLY GONZALES / (-)IU” feat. CORBIN, além de (+)“All I Want” feat. JAKE SHEARS.

Bem a tempo para a volta do calor, o lado (+) “Nude” combina isqueiros no ar, pads da era da rave com o canto sedutor de Cash, antes da faixa cair em uma seção de percussão tribal, a vasta forma do espaço aural da música localizado por samples e sons atonais. Trabalhando juntos pela primeira vez no álbum de TOMMY CASH ¥€$, a apreciação compartilhada dos dois iconoclastas pela cultura rave ex-soviética é expressa por meio do som agressivamente libertador e retrofuturista de “Nude”. O videoclipe oficial foi dirigido e produzido por SUS BOY, reunindo clipes de exibicionismo em uma montagem de conexão criativa ao longo de uma pandemia.

BOYS NOIZE disse: “Esta música é o resultado épico dos momentos que Tommy e eu passamos juntos no meu estúdio em Berlim até o sol raiar, alternando entre aquelas forças musicais opostas que impulsionam ondas de energia: melodia crescente e percussão atonal forte. Pegar aquele raro momento de Tommy cantando é um destaque pessoal. “Nu” é uma expressão dos nossos sonhos utópicos de 2020, todos delirando nus e livres juntos em um tempo de distância social.”

SUS BOY sobre o vídeo de “Nude”: “Nude é uma expressão de auto-revelação. Para este projeto, convidamos as pessoas a ilustrarem através da performance o que a nudez significa para elas, ao mesmo tempo em que desafiamos a associação da nudez com a vergonha – através dessas performances procuramos remover essas ideias em troca de crenças que nos fortalecem e nos libertam.”

“Xpress Yourself” no lado (-) se estende ao longo do tempo em sua produção, som e origens para entregar uma obra de techno. Boys Noize refinou a faixa ao longo dos anos, mudando e deslocando elementos antes de testar os resultados ao vivo, permitindo que a resposta do clube afie seu som. Ancorado apenas pela chamada “Xpress Yourself”, um sample de proveniência há muito esquecida, trabalhado com hardware clássico e processamento contemporâneo, influências do acid de Chicago e atmosferas industriais, incontáveis noites nas pistas e experimentação solitária em estúdio, e tudo com a assinatura inimitável de seu compositor. O lançamento também inclui “Xpress Yourself Pt. 2”, uma iteração sobre a evolução da faixa com um arpejo de ARP-2600.

Nude”. feat. TOMMY CASH e “Xpress Yourself” irão adicionar mais dois pilares poderosos à monumental construção rave de BOYS NOIZE, que culminará ao lançamento do álbum +/- em 24 de setembro. Resta apenas uma tarefa – juntar-se a ele em +/-.

Na sexta-feira, 23 de julho às 19h (horário de Brasília), BOYS NOIZE celebrará o lançamento com um evento na DECENTRAL GAMES AQUI e um show IRL em BERLIM, AQUI.

 

Meu nome é Renan Galati, tenho 23 anos e moro no interior de São Paulo na cidade de Ribeirão Preto, atualmente curso Jornalismo e sou um grande amante de musica eletrônica.