Com 12 releases até aqui, Adesso Music tem temporada de ouro

Fundada na reta final de 2019 pelo icônico Junior Jack e seu parça Pat BDS, foi em 2021 que a Adesso Music imprimiu a quinta marcha e se consolidou como uma das gravadoras mais importantes do cenário house/techno mundial — com ênfase em house old school e tech house.

Depois de trazer nos anos anteriores músicas produzidas por nomes como Kolombo, Butch, Audiojack e Patrice Bäumel, em 2021 a gravadora pôde exibir em seu catálogo as assinaturas de Harry Romero, Yousef, Tim Cullen, Adam de Maaral e Jochem Hamerling, entre outros — sempre apostando no formato de singles, com o respectivo remix trazido em pacote avulso, semanas depois da chegada da original às plataformas. E para o comecinho de agosto, ninguém menos que Todd Terry fará sua estreia.

Confira cada um dos lançamentos da Adesso nesta temporada:

Virak – Sugar (JJ Rework) [15/01]

O ano da Adesso começou com um rework de techno melódico da música “Sugar”, do DJ e produtor francês Virak, feito pelo label head, o próprio Junior Jack — mostrando de cara uma tônica da gravadora: nomes consolidados e novas promessas, lado a lado.

Virak – Sugar (Kolombo Remix) [12/02]

Na sequência, Kolombo — que já havia trazido pela Adesso o EP “Gosamper”, em setembro do ano anterior — imprimiu sua identidade irreverente e bouncy com o remix para a mesma “Sugar”.

Virak – Sugar (Joeski Remix) [19/02]

Uma semana depois, foi a vez do consagrado produtor nova-iorquino Joeski trazer a mais melódica, pop e catchy versão da música.

DOWNLow – The Tribe [12/03]

Virando o disco, em março, o duo americano DOWNLow fazia sua estreia oficial com o single “The Tribe”. O som representa o DNA de tech house tribal da dupla, formada por dois DJs e produtores de gerações diferentes: Dex, de 31 anos, e Timmy Vice, de 20.

DOWNLow – The Tribe (Harry Romero Remix) [09/04]

Já imaginou lançar sua primeira música e ter ela remixada de cara por uma lenda da house music? Na Adesso Music, é possível. Foi o que aconteceu aqui quando Harry “Choo Choo” Romero deu um tapa em “The Tribe”. Segundo Dex e Timmy Vice, eles brincaram com o seu manager que queriam um remix de Romero, uma de suas maiores referências. O manager levou a sério, e, pra surpresa do DOWNLow, o homem curtiu a faixa e topou.

Tim Cullen – Take This [30/04]

Expoente britânico no cenário da house music, Tim Cullen entregou no final de abril um som bem old school, que remete diretamente à era de ouro do estilo. “Take This” representa bem a identidade da Adesso Music, que, mesmo sendo versátil, remete muito ao período — natural, tendo em vista quem é o fundador do selo.

Tim Cullen – Take This (Yousef Remix) [18/06]

De um expoente britânico para outro: é o caso com o remix do veterano de Liverpool Yousef para Tim Cullen. Nele, Yousef manteve intacto o exoesqueleto da original, acrescentando novos timbres e arranjos que levaram o que era um som house old school a um campo mais próximo do tech house.

Virak – Kaolack (JJ Rework) [25/06]

Junior Jack parece ter curtido a dobradinha com Virak. Tanto que, depois de “Sugar”, repetiu a dose com um rework para “Kaolack”, no último release de junho da Adesso. O resultado é similar, na mesma linha progressiva e melódica do techno com percussão tribal, mas desta vez, com um vocal africano. No dia 06 de agosto, a track ganhará um remix do gigante Todd Terry.

Jochem Hamerling – Speculation [09/07]

O holandês radicado em Chicago foi mais um veterano da house music a assinar com a gravadora, fazendo sua estreia em julho. Com “Speculation”, Jochem Hamerling trouxe um tech house com um pezinho no techno melódico.

Adam de Maaral – Bracing [16/07]

Ainda tá achando pouco de ícone houseiro? Então toma mais essa! O duo italiano Adam de Maaral, na ativa desde 1987, entregou em julho uma pérola do estilo com loops frenéticos, teclados hipnóticos e muito groove.

Ferra Black – West End [23/07]

Por fim, o som mais recente até então: “West End”, que marca a estreia do DJ e produtor californiano Ferra Black, com um tech house super groovado, seco e percussivo. Ainda sem previsão de data, a música ganhará um remix do expoente britânico Josh Butler.