Conheça MORTEN, expoente e criador do Future Rave ao lado de David Guetta

Expoente do Future Rave, MORTEN é um DJ que tem roubado a cena nos festivais. Junto com David Guetta, ambos são responsáveis pela criação do Future Rave, uma mistura de electro house, com big room e que possui traços de gêneros undergrounds, principalmente do techno. O gênero chamou atenção dos mais diversos DJs ao redor do mundo e logo tomou conta das pistas dos grandes festivais.

Em entrevista no Miami Music Week, MORTEN contou um pouco sobre a sua relação com David Guetta, sobre a origem do Future Rave e suas expectativas para esse ano, falando ainda, um pouco sobre sua vinda ao Brasil. Confira!

(Creditos imagem: Facebook/Morten)

(Créditos imagem: Facebook/Morten)

WiR: Para iniciarmos, conte para a gente a sua relação com a música eletrônica e sobre projeto como MORTEN.

MORTEN:Bem, eu comecei a fazer música eletrônica…. Eu diria que 15 anos atrás, e eu tinha uma carreira na Dinamarca, e depois eu me mudei para a América e comecei a fazer música com David Guetta alguns anos atrás. Começamos um projeto juntos chamado Future Rave e aqui estamos.

WiR: A primeira faixa que ouvi de você foi a “Beautiful Heartbeat”, que se tornou viral com remixes da lenda Avicii e do Deorro. Como você define a evolução da sua música desde aquela faixa até seus últimos lançamentos?

MORTEN:Essa é uma pergunta legal, e legal que você se lembre de “Beautiful Heartbeat”. Antes de eu liberar “Beautiful Heartbeat”, eu lancei um álbum na Dinamarca chamado “Drop” e que tinha um som bem distinto, e meio que o mesmo som que estou fazendo com o David.

Então o som que estou fazendo agora é quase como se eu voltasse às minhas raízes e sinto que David também. Se ouvirmos alguns dos primeiros lançamentos de David e o que ele estava fazendo em 2009, nós meio que combinamos nossos sons e é isso que o Future Rave é.

WiR: Você remixou “Heaven” do Avicii, conte para gente como foi a sua relação para remixar essa faixa junto do Guetta?

MORTEN:OK, então… David me perguntou se eu queria fazer o remix com ele porque eles o perguntam isso. Quando eles lançaram “Heaven”, ficamos muito empolgados com o remix. E você sabe, nós amamos Avicii e a sua paixão pela música. Então, para podermos remixar nossa honra e queríamos manter o sentimento original do álbum, mas trazer alguns de nossos sons.”

WiR: Você trabalhou extensivamente com David nos últimos tempos, lançando hit após hit. Essa parceria gerou produções de sucesso como “Kill me Slow”, “Never Be Alone” e muitas outras. Como vocês se conheceram e como sua amizade e relacionamento de trabalho floresceram até agora?

MORTEN:Bem, nos conhecemos em uma academia em Los Angeles. Quase 10 anos atrás e David me deu seu e-mail, e eu continuei enviando músicas para ele. Então, alguns anos atrás, eu fiz alguns singles os enviei, e ele gostou muito da ideia. E nós terminamos os singles juntos e então nós começamos a desenvolver o Future Rave, e foi assim que começamos a trabalhar mais intensamente juntos.

WiR: A indústria da música eletrônica gerou uma movimentação com a chegada do seu som, tão único e novo na indústria. O Future Rave inovou trazendo elementos de gêneros diferentes, tendo traços até mesmo do underground. Como se define esse estilo, que soa intimamente com a música eletrônica atualmente?

MORTEN:Bom… então, é muito importante para nós continuarmos desenvolvendo e sempre ter muito respeito pelo underground. Nos adoramos ouvir música underground. Então nós tomamos muitas notas sobre o que está acontecendo na cena e tentamos torná-la nossa. E você sabe, uma coisa que usamos muito foi meio que o build up e a remoção de toda aquela coisa da EDM como `321 vamos lá` você nunca me ouve e David fazer isso no Future Rave, então nós pegamos as coisas que amamos do underground e as tornamos nossas.

WiR: O que você acha dos produtores que estão entrando neste mundo e produzindo Futuro Rave, que se inspiram em você e no David Guetta?

MORTEN:Bem, essa foi a ideia, desde o início, que queríamos, Inspirar outros produtores! E queríamos criar um movimento para que, quando ouvíssemos outros produtores fazendo o Future Rave, isso nos deixasse muito felizes. Queríamos que vocês conhecessem e todo mundo interessado e amando a música que amamos. Tanto que isso nos deixa muito felizes.”

WiR: Você tem planos em colaborar com artistas menores para ajudar a elevar esse movimento do Future Rave?

MORTEN:Você sabe que eu passo muito tempo ouvindo demos de novos artistas. Quando eles me mandam os singles, eu escrevo um feedback para eles e tento apoiá-los o máximo possível. Eu os coloco no meu programa de rádio, como o do Tomorrowland, e toco seus singles nos meus sets, e eu sinto que estou tentando fazer muito para ajudar as pessoas que querem desenvolver esse som.

WiR: Tem algum DJ/produtor brasileiro, que você gostaria de fazer uma colaboração?

MORTEN:Sim, eu e o Vintage Culture somos bons amigos. Ele é meu amigo e você sabe!? E eu adoraria trabalhar com ele um dia.”

WiR: Além da turnê com David Guetta e sua presença no Mainstage do Tomorrowland neste verão, o que podemos esperar quanto a show e lançamentos? E nos fale das suas expectativas para esses shows.

MORTEN:Bem, eu estarei tocando no Brasil pela primeira vez daqui três semanas. E estou muito, muito empolgado por tocar no EDC, em Las Vegas, e neste verão no Tomorrowland e no Barcelona Beach Festival. Quero dizer, eu marquei shows em todo o mundo neste verão, parece incrível, estou muito animado.

WiR: No ano passado, você foi o mais novo nome a entrar no TOP 100 da DJ MAG em uma alta colocação. O que você tem a dizer, sobre tudo isso que vem realizando? Qual é sua motivação, por trás do projeto MORTEN.

MORTEN:Bem, em primeiro lugar, fiquei muito honrado por ser indicado nessa lista, com todas essas pessoas indo muito bem e, você sabe, são os fãs que votaram em mim. Nunca pedi para ninguém votar em mim, e isso me deixa muito feliz. Bem, isso me motiva a fazer mais música e deixar as pessoas mais animadas com o que estamos fazendo. Está tudo muito bem cara, eu sou apenas muito grato.

Wir: Nós, do Brasil, mal podemos esperar para presenciar sua apresentação e vivenciar a energia do Future Rave. Quais suas expectativas para seu primeiro show no Brasil? Finalizando, mande uma mensagem para o povo brasileiro.

MORTEN:Sim! Como é a minha primeira vez vindo ao Brasil, estou loucamente animado para saber o que eu sempre ouvi pela Priscilla sobre o que mais tem de especial no público brasileiro. Então estou muito animado!