Especial DGTL: Top 5 motivos que tornam o festival imperdível

Por Vitor Gianluca e Vinicius Martini

Durante as últimas semanas, a WiR trouxe muitas informações sobre o festival DGTL São Paulo 2022, marcado para o dia 9 de abril, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Como já estamos na semana do festival, é hora de dar os últimos detalhes e reunir uma lista de 5 motivos para não perder esta grande festa, perfeita para os fãs de Techno e House. A lista reúne todas as informações sobre o festival e serve como guia para os fãs que irão pela primeira vez ou que já foram em outras edições.

DGTL Festival um dos maiores festivais de Techno e House do mundo – Foto: Reprodução/Facebook

1: Reconhecido mundialmente, o DGTL retorna à São Paulo em 2022

O DGTL tem uma história recente e que traz conceitos inovadores, isso porque, foi criado em 2013, na Holanda e se espalhou ao redor do mundo, em capitais mundiais, como Barcelona e Madrid, na Espanha; Tel Aviv, em Israel; Bangalore, na Índia; Santiago, no Chile; e, no Brasil, em São Paulo. A grande questão do evento, claro, além da curadoria musical de muita qualidade, é a questão da sustentabilidade, que falaremos mais a frente.

2: Line up de peso

O festival traz uma curadoria sonora impecável, que reúne grandes nomes do Techno e House. Nesta edição São Paulo, o line up conta com atrações renomadas e aclamadas pelos fãs brasileiros. A lista recheada de nomes nacionais e internacionais promete agradar todos os gostos, isso porque, há uma diversidade sonora e de referências musicais muito grande. Quer saber mais sobre os nomes? Confira as matérias sobre os artistas, nacionais e internacionais.

3: Estreia na capital paulista

Jan Blomqvist, conhecido por seus vocais inconfundíveis e melodias profundas, fará sua estreia em São Paulo. Ele é um dos nomes mais aguardados do evento, afinal, o próprio artista quem produz os vocais, acompanhado de baterias eletrônicas, sintetizadores e vibes melódicas com acordes profundos que trazem melancolia. Blomqvist acumula mais de 700 shows, como artista solo ou com banda, incluindo os maiores festivais do mundo, dentre eles, Burning Man, Cercle, Coachella, Tomorrowland, Balaton Sound, Untold, Lightningin a Bottle, Extrema Outdoor.

Jan Blomqvist fará estreia em São Paulo na DGTL. Foto: Divulgação/ChristianDammann

4: Festival sob nova direção e estrutura renovada

A estrutura do festival e algo que não podemos deixar de fora desta lista. Famosa por ter uma decoração minimalista e de tirar o fôlego, a edição São Paulo criou muitas expectativas quando, recentemente, Du Serena, um dos novos responsáveis pela organização do festival, declarou que é um dos projetos mais elaborados em que participou, aumentando as expectativas do público com relação a estrutura do festival como um todo, incluindo os palcos Modular, Generator e Frequency.

5: DGTL reúne música boa e conscientização

O DGTL busca ser o festival mais sustentável do mundo e para isso, possui três funcionários em tempo integral que trabalham com foco exclusivamente em sustentabilidade, além de cinco setores diferentes: ciclo da energia, ciclo dos alimentos, ciclo da água, ciclo dos recursos e ciclo da mobilidade. Caso seja a sua primeira vez no DGTL, você irá reparar nas comidas vegetarianas presentes no cardápio. Segundo pesquisa feita pela equipe do festival, o consumo de carne colabora para o aumento de gás carbono e retirando a carne do menu, reduziu drasticamente a emissão de CO2, economizando grandes quantidades de água potável e terra.

Comida vegetariana é disponibilizada durante os festivais da DGTL. Foto: Divulgação.

Outra medida tomada pelo festival, foi a introdução do sistema hardcup. Onde os visitantes já não recebem mais bebidas servidas em copos descartáveis tradicionais, mas em copos reutilizáveis. Isso não apenas economiza uma enorme quantidade de resíduos plásticos, mas também faz com que os visitantes reflitam sobre o atual comportamento de consumo e despejo de resíduos.

Hardcup criado para evitar descarte de copos descartáveis e diminuir a quantidade de lixo produzida. Foto: Divulgação

Garanta presença no DGTL São Paulo 2022

Conhecer o DGTL não se resume a “apenas” ir em um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo. É uma experiencia em conhecer um festival que se importa com a qualidade do evento e a sustentabilidade deste. São diversos estudos diários que viram referência para outros festivais, e que contribuem para tornar o DGTL cada vez melhor. Para mais informações e ingressos para a edição que ocorrerá em São Paulo, no dia 09 de abril, basta clicar aqui.

Vitor Gianluca tem 26 anos e é formado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), desde 2020. Curte um Techno Melódico e escreve para a WiR há mais de dois anos.