De volta ao Brasil, Hidden Empire fala sobre carreira, festa Ressonancia e mais

No dia 15 de junho, véspera do feriado de Corpus Christi, o Sonora Garden vai receber a 11ª Ressonancia, festa que há seis anos agita São Paulo com o melhor da música eletrônica mundial. Para a edição deste ano, os headliners são Recondite, Frankey & Sandrino e Hidden Empire – com quem conversamos.

Branko e Niklas são os alemães por trás do projeto. Com oito anos de parceria, o duo é conhecido por destacar sua singularidade entre outros projetos e artistas focados em uma linha sonora mais melódica do House e Techno, e já esteve no Top #10 artistas desses gêneros do Beatport.

Com apenas um ano de existência, a dupla chamou a atenção do gigante Oliver Koletzki, dono da gravadora Stil Vor Talent e atual Top #6 das maiores gravadoras de música eletrônica no Beatport. Desde então, foram diversos lançamentos de sucesso na label, como o single “Hidden Empire vs. Channel X” e o último lançamento do projeto, o EP “Signals”. Em 2016, Hidden Empire chamou atenção mundial com a apresentação ao vivo para a Stil Vor Talent, confira abaixo.

Desde então, os alemães só obtiveram sucesso em sua carreira, com apresentações ao redor do mundo nos maiores clubs e festivais, e lançamentos em grandes gravadoras como Suara, Traum Schallplatten e Filth on Acid. Batemos um papo com eles sobre o como se conheceram, novo EP, seu processo criativo e, o mais importante, o que podemos esperar de sua apresentação na Ressonancia! Confira:

WiR: Primeiramente, obrigada por conversarem com a gente! Como vocês se conheceram? Quando vocês decidiram começar a trabalhar juntos?
Hidden Empire: Nos conhecemos em 2014 durante um show de DJs em Bonn, Alemanha, ao lado de Colônia. Estávamos ambos com projetos solo e fazendo shows na cidade de Colônia e em torno dela naquela época. Instantaneamente, sentimos uma boa energia entre nós, pessoal e profissionalmente. Então, nos reunimos no estúdio para algumas sessões. Desde o primeiro momento, chegamos a resultados surpreendentes que ambos gostamos. Também o processo de produção e a conexão pessoal encaixaram desde o primeiro momento. Depois de cerca de dez faixas que terminamos juntos, decidimos dar um nome ao projeto e enviar demos para as gravadoras”.

WiR: Vocês acabaram de lançar o “Signals”, falem mais sobre ele.
Hidden Empire: “Signals” é nosso primeiro EP desde nosso último álbum “Lost Spirits”, que foi lançado em fevereiro de 2021. Ele foi escrito e produzido durante o segundo lockdown na Alemanha no inverno de 2021, por isso foi bastante difícil escrever um EP voltado para a pista de dança enquanto a maioria dos clubs da Europa estavam fechados. Ver as reações agora nas casas noturnas é realmente avassalador. O EP contém três faixas, com uma grande variedade de gêneros, o que reflete bem o que gostamos de tocar no momento”.

WiR: Como funciona o processo criativo de vocês?
Hidden Empire: A ideia inicial da track é criada, na maioria das vezes, por um de nós. Às vezes juntos. E por vezes ela é criada no estúdio, outras na estrada usando apenas um laptop, ou em casa. Se a ideia for aprovada por nós dois, começamos a transformá-la em uma faixa completa juntos. Dentro do estúdio, um de nós está sempre sentado no computador e trabalhando na ideia/faixa, o outro normalmente senta no sofá muito confortável e trabalhando em outras coisas (às vezes contabilidade, respondendo e-mails, procurando por samples ou até mesmo criando uma nova ideia no laptop). A pessoa do sofá geralmente dá feedbacks quando algo é realmente bom ou se é a direção certa ou não. A cada duas horas, trocamos de lugar. Descobrimos que este método é o mais eficaz para nosso fluxo de trabalho. Desta forma, o cérebro ou a audição de ninguém se cansa, e sempre nos elogiamos mutuamente. Nas etapas finais da canção, ambos nos sentamos em frente ao computador e tomamos as decisões/ajustes finais”.

WiR: Vocês são bastante famosos pelos LIVE SETS. Qual a dinâmica nessas apresentações?
Hidden Empire: É muito divertido tocar ao vivo e é algo muito pessoal para brincar e reinterpretar apenas suas próprias pistas. Muita coisa pode dar errado, o que torna a performance mais única e emocionante do que DJ-Sets. Infelizmente não tocamos ao vivo no momento porque temos um foco mais forte agora para produzir música nova”.

WiR: E por último: o que podemos esperar do set de vocês na Ressonancia?
Hidden Empire: Nossa última vez no Brasil foi em 2019, o que foi incrível. Estamos muito entusiasmados em voltar. Você pode esperar uma mistura moderna de House e Techno, e muitas faixas novas que estão vindo quase diretamente do estúdio. Dado que passamos muito tempo no estúdio nestes dias, 60-70% em nossos sets atuais são faixas novas e inéditas nossas”.

É difícil encontrar algo melhor que um set recheado de lançamentos! Não perca a chance de assistir o duo Hidden Empire na Ressonancia, garanta já seu ingresso pelo site ou app da Ingresse clicando aqui.

Serviço: Ressonancia
Data: 15 de junho de 2022 (quarta-feira)
Local: Sonora Garden / Canindé (Rua Comendador Nestor Pereira, 33 – São Paulo, SP)
Atrações: Recondite, Hidden Empire, Frankey & Sandrino, Renato Ratier, Blancah, Ortus e Guss
Ingressos: sujeito a disponibilidade de lote pelo site da Ingresse
Redes sociais: @ressonanciafestival
Evento proibido para menores de 18 anos.
Obrigatória apresentação do comprovante de vacinação.

Vitor Gianluca tem 26 anos e é formado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), desde 2020. Curte um Techno Melódico e escreve para a WiR há mais de dois anos.