21 de outubro de 2019

Downloads de músicas pagas podem chegar ao fim em 2021

É impossível ignorar o império digital que as plataformas de streaming como o SoundCloud, Spotify, Pandora e Apple Music construíram nos últimos seis anos. Spotify, por exemplo, possui uma base crescente de 75 milhões usuários ativos, com 15 milhões de assinantes pagos.

DownloadsDeclineProjection1

De acordo com a Nielsen Soundscan, uma ferramenta de medição de vendas de música, downloads de pagos de música despencou 12,5% no ano passado e tiveram uma queda total de 23,4% entre os dois últimos anos. Pela primeira vez desde 2007, downloads pagos via iTunes e Amazon caíram abaixo da marca de um bilhão.

A Era de Ouro de downloads pagos está rapidamente chegando ao fim. Como Nielsen prevê, até 2019, as vendas irão cair mais 40%. Enquanto o modelo de vendas pay-per-download estar previsto para chegar ao fim em 2021, as streamings de músicas só irão aumentar. Em 2015, os fluxos totais de música dispararam em relação ao ano anterior: de 164.5 milhões para 317.2 milhões.

Total-Music-Streams-2012-2015

O que isso significa para o futuro de artistas e suas respectivas gravadoras? Simplificando, as gravadoras vão sentir na pele quando a streaming substituir a geração de downloads pagos, cujo valor é de 140 vezes a receita de uma stream. No final, serão os fãs – e não os artistas – que irão receber o maior benefício de acessibilidade à música.

Sobre Yohan Augusto

Yohan Augusto
☁️ Behind everyone's favorite song, there is an untold story.