É oficial! A edição do 20º aniversário do EXIT Festival acontecerá de 13 a 16 de agosto de 2020

Após o término da epidemia na maioria dos países dos Balcãs, o primeiro-ministro sérvio pediu ao EXIT Festival que não cancelasse, mas ocorresse mais tarde. Esta notícia abalou a indústria da música na semana passada e forneceu uma esperança necessária para o retorno de eventos de música ao vivo. Agora, após consultas adicionais, as novas datas para o 20º aniversário do mundialmente famoso festival sérvio serão finalmente marcadas de 13 a 16 de agosto deste ano!

A equipe do EXIT anunciou que todo o evento será organizado em estreita cooperação com a equipe da Coordenação Nacional de Saúde e seguirá todas as diretrizes de saúde e do governo. Como uma das medidas, a capacidade do festival será reduzida e alguns dos fossos e trincheiras que abrigam cerca de 40 palcos e zonas permanecerão fechados. No entanto, os pontos mais impressionantes da fortaleza de Petrovaradin do século XVIII, que tornaram EXIT lendária, são a colossal Dance Arena, o palco principal do festival e o icônico No Sleep entre outros, brilharão mais em agosto!

As venda de ingressos começou no dia 1º de junho, com todos os detalhes, incluindo opções de reembolso, bem como a programação atualizada a seguir nos próximos dias. A equipe do festival confirmou que a grande maioria dos artistas com quem conversaram está ansiosa para se apresentar neste verão. Muitos deles estão longe do público há vários meses isolados, e vêem o EXIT como uma oportunidade de se reconectar com seus fãs neste verão.

No EXIT, eles acrescentam que esta ótima notícia também tem uma grande responsabilidade, já que o festival sérvio quer homenagear seus colegas adiados no cenário global do evento que serão convidados a participar do festival em agosto: “Recebemos muitas mensagens e e-mails apoio de outros promotores, agentes e artistas de festivais que vêem o EXIT como um sinal de um breve renascimento para toda a indústria de eventos. Mas ainda mais importante, um sinal para toda a sociedade de que o pior está por trás “, diz o fundador do EXIT, Dušan Kovačević e acrescenta uma referência interessante da história revolucionária do festival: “Exatamente há 20 anos, após uma década de isolamento e guerras civis nos anos 90, encontramos uma saída e a adotamos como nosso nome. Agora, é hora de sair globalmente de esta pandemia”, diz Kovačević.

A Sérvia, como muitos outros países europeus, reabrirá suas fronteiras sem limites ou testes de PCR necessários, para que pessoas de toda a Europa possam participar do festival. Os organizadores do festival enfatizam que, se por acaso houver um surto epidêmico em alguns países em agosto, os visitantes provenientes desse país em particular terão que passar pelo teste de PCR, que será gratuito ou com preço muito baixo. No entanto, o primeiro-ministro sérvio disse que seus especialistas em saúde esperam que a situação da epidemia esteja sob controle em toda a Europa até então.

Nascido do movimento juvenil pela paz e liberdade na Sérvia e nos Bálcãs, o trabalho social EXIT é tão importante quanto o próprio festival, com milhares de projetos humanitários e sociais realizados nas últimas duas décadas. Em seu vigésimo aniversário, a EXIT também continua com planos de lançar seu maior projeto ambiental até hoje apelidado de LIFE STREAM. O principal conceito do projeto é transmitir programas do festival de uma maneira inovadora, reproduzindo cenas adicionais com citações e informações sobre a crise ambiental sem precedentes e outras questões sociais emergentes após a pandemia.

Clênio Martins

Mineiro, amante de música eletrônica na suas variadas vertentes.