Eventos mundiais esportivos com presença da música eletrônica

A música eletrônica alcançou cada vez mais o seu espaço em eventos importantíssimos fora os locais tradicionais onde já esta presente. Eventos mundiais esportivos, convidaram e deram a oportunidade para DJs/produtores musical já renomados na cena eletrônica. Eles se apresentaram em cerimônias de abertura e encerramento, como também foram responsável pela musica oficial tema de torneios mundial.

TIËSTO – JOGOS OLÍMPICOS DE ATENAS 2004.

O DJ Tiësto já eleito duas vezes como o melhor do mundo pela DJ Mag, se apresentou durante o desfile das delegações da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. Segundo o Comitê Organizador dos Jogos (ATHOC), foi um feito histórico a sua participação no comando da música.

É uma honra para mim fazer parte do maior acontecimento esportivo do Mundo. Ainda mais nesta Olimpíada, que retorna a seu lugar de origem, à cidade onde tudo começou.” – declarado por ele na época.

Com um set de uma hora e meia, Tiësto utilizou desde músicas compostas especialmente para o evento até faixas escolhidas como símbolo do espírito olímpico.

A oportunidade de apresentar meu trabalho e minha música a bilhões de pessoas ao redor do mundo será o feito mais importante de minha vida.” – afirmou.

Confira a seguir, um trecho de como foi sua apresentação.

MARTIN GARRIX – JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO 2018

Martin Garrix é um dos nomes mais importantes da musica eletrônica mundialmente,  com suas tracks e colaborações com outros grandes artistas como, a “Animals” e “Like I Do” junto com David Guetta e Brooks. A sua paixão pela música eletrônica foi despertado aos 8 anos de idade, após assistir a apresentação de Tiësto nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.Onde em 2016 conquistou a 1° colocação no ranking da DJ Mag sendo o mais jovem a conseguir o feito, com apenas 20 anos de idade.

Sendo um feito marcante em sua carreira, ele realizou a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 no Estádio Olímpico de Pyeongchang, na Coréia do Sul. Ele comandou o encerramento da noite, em um setlist composto por suas grandes produções como “Forever“, “Together“, “Animals“, “Like I Do” e “Pizza“.

Em seus vlogs postados em seu canal do youtube, conseguimos acompanhar um pouco mais de perto toda a sensação e emoção da sua apresentação.

Confira também como foi a transmissão de encerramento..

MARTIN GARRIX – UEFA EURO 2020/21

Martin Garrix foi responsável pela musica oficial do UEFA EURO 2020/21, a encargo de produzir a canção oficial do torneio, bem como o restante das musicas utilizadas durante a fase final.

Durante a apresentação do seu show no ADE (Amsterdam Dance Event), 19 de Outubro, ele anunciou que seria o artista oficial da musica tema da EURO 2020. Em seu canal no youtube, ele compartilhou todo esse momento em seus bastidores.

Além da musica oficial, Martin também produziu o hino oficial de entrada das equipes em campo, assim como a musica para utilizar em todas as transmissões oficiais.

É uma honra incrível ser convidado para compor a música oficial do UEFA EURO 2020 e estou muito entusiasmado por todos a irem ouvir. A competição do próximo verão vai levar os jogos mais perto do que nunca aos fãs e espero que a minha música faça com que todos na Europa sintam que fazem parte deste evento. É uma loucura pensar que o UEFA EURO 2020 será realizado em 12 cidades diferentes, mas é a forma perfeita de comemorar os 60 anos desta incrível competição. A música é a minha paixão, mas também sou um grande fã de futebol, por isso é muito especial poder criar a música oficial daquele que será o maior EURO da história.” – disse Garrix.

Guy-Laurent Epstein, diretor de marketing da UEFA, afirmou: “O UEFA EURO 2020 vai implicar um mês de comemorações em toda a Europa e não há melhor pessoa para dar início à festa do que Martin Garrix. A música e o futebol unem as pessoas e, pela primeira vez em 12 países diferentes da Europa, haverá um tema dominante em todo o UEFA EURO 2020”.

Confira a musica tema no preview da cerimônia.

DAVID GUETTA – UEFA EURO 2016

David Guetta é um dos DJs e produtores musicais mais importantes da cena eletrônica e pop. Sendo vencedor de 2 Grammy, atuando no gênero de musica eletrônica. Em 2011 ele conquistou o 1º lugar no ranking da DJ Mag, feito que venho a repetir em 2020.

Um destaque em sua carreira venho em dezembro de 2015, onde a UEFA anunciou que Guetta seria responsável pela música oficial da UEFA Euro 2016, com a track “This One’s for You” com vocais da cantora sueca Zara Larsson.

A UEFA também utilizou a canção durante o torneio, incluindo durante a abertura e fechamento da transmissão de cada jogo, e também foi tocada por Guetta na cerimônia de abertura e cerimônia de encerramento, assim como foi realizado um concerto gratuito no Champ de Mars sob a Torre Eiffel em 9 de junho.

A “This One’s for You” foi lançado em 13 de maio de 2016, seguido por um remix pack em 8 de julho.

Assista como foi a cerimônia de encerramento da UEFA EURO 2016 com David Guetta.

KYGO – JOGOS OLÍMPICOS DO RIO 2016

Kygo é DJ e produtor musical norueguês, e uma das figuras de referência do gênero tropical house na cena eletrônica, com seu trabalho mundialmente conhecido pelas canções “Firestone” e “It Ain’t Me“.

Nas olimpíadas do RIO em 2016, a cerimônia de encerramento contou com uma performance da canção “Carry Me” de Kygo juntamente com a cantora Julia Michaels, no estádio Maracanã.

Eu tive a sorte de me apresentar em muitos lugares incríveis, mas tenho que dizer que essa será a maior performance da minha carreira. Estou animado em anunciar que estarei me apresentando na cerimônia de encerramento das Olimpíadas!” – declarado por ele em seu instagram na época.

Relembre como foi a apresentação.

Abordamos esse eventos importantíssimos do esporte mundial, onde os DJ como, Tiësto , Martin Garrix, David Guetta e Kygo, fizeram apresentações em cerimonias e também alguns produziu musica oficial tema do torneio. Qual dessas apresentação você lembra de ter assistido ? Nos conta de qual mais gostou em nossas redes sociais.

Renan Galati

Meu nome é Renan Galati, tenho 23 anos e moro no interior de São Paulo na cidade de Ribeirão Preto, atualmente curso Jornalismo e sou um grande amante de musica eletrônica.