20 de março de 2019

Guia de sobrevivência para o Tomorrowland

Todos os créditos do artigo a seguir são da Danielle Coimbra.

Para mais informações sobre o festival Tomorrowland: Clique AQUI


No ano de 2013, eu tive a oportunidade de participar desse mundo mágico chamado Tomorrowland e, quando voltei, decidi escrever um post explicando em detalhes como fazer parte do sonho. Agora, com a proximidade da edição Bélgica 2015, achei que seria interessante dar um refresh nas informações, uma vez que várias novidades foram inseridas no festival ao longo desses últimos dois anos.
A partir daqui, entre no mundo Tomorrowland e saiba, em detalhes: os tipos de ingressos e pacotes, acomodações oferecidas, formas de retirada dos vouchers, como chegar e sair do festival, como funciona o camping (DreamVille) e muito mais!

O que é o Tomorrowland:

O Tomorrowland é um festival de música eletrônica que acontece todos os anos na Bélgica, mais precisamente numa cidadezinha chamada Boom, que fica a 30 km da capital do país, Bruxelas. São três dias de festa, normalmente no último fim de semana de julho. Na sexta e no sábado o evento começa ao meio dia e termina à 1h da manhã, e no domingo começa ao meio dia e termina à meia noite. Todas as informações sobre localização, tipos de ingresso, acomodação, etc, também podem ser encontradas no site oficial do Tomorrowland.
1236559_551439568256235_1983324092_n

Como será em 2015:

A 11ª  edição do Tomorrowland Bélgica será realizada nos dias 24, 25 e 26 de julho.
As vendas dos ingressos apenas para o festival (sem considerarmos hospedagem e/ou transporte), o chamado WorldWide Sale, ocorrerá no dia 7 de fevereiro, às 17h, horário local da Bélgica.
A modalidade Global Journey, que são os pacotes de viagem oficiais do festival, estará à venda a partir do dia 24 de janeiro, às 17h, horário local da Bélgica.

Tema de 2015: “Melodia”


Tomorrowland 2015 | Melodia – Como fazer parte do sonho:

Como dito acima, são duas as modalidades de compra:
– Ingressos avulsos (seja para um dia ou para os três);
– Global Journey, que são pacotes fechados, que acompanham hospedagem em hotel ou camping e/ou transporte (avião ou trem).

Sobre os ingressos avulsos:

Esses ingressos avulsos são bem difíceis de conseguir comprar, o site trava, você fica numa fila virtual interminável e a maioria das pessoas não consegue comprar.  É, de fato, um momento insano.

Valores para 2015:

O passe de ingressos avulsos para os três dias na categoria Regular Full Madness (que funciona como a Pista) custa 262,50 euros. O passe para os três dias na categoria Comfort Full Madness (que funciona como o Camarote) custa 482 euros.

O que cada ingresso oferece:

O ingresso Regular dá acesso a todas as pistas do festival, àquele espaço mais elevado que fica nos dois cantos do Main Stage e também àquela parte mais alta, que é tipo um morrinho, que circunda o Main Stage. Também dá acesso àquela área láááá na frente do palco principal, grudada na grade.
O ingresso Comfort, além dessas áreas, dá direito a um local onde há uma piscina, umas mesas e cadeiras pra sentar, tipo um lounge. É basicamente isso. De acordo com um amigo, que foi de Comfort em 2013, só vale a pena pra quem realmente gosta de mais conforto e menos muvuca.
Bom, o que descobrimos ao longo do tempo é que os pacotes fechados (Global Journey) são a grande sacada, pois sua venda não ocorre no mesmo dia dos ingressos avulsos, o sistema do site é diferente (não existe fila) e é bem tranquilo de comprar (pode ser que no festival de 2015 isso mude!).
ESPAÇOS TOMORROWLAND

Global Journey:

Existe GJ de tudo quanto é forma:
– Com trem saindo de Londres, Paris, Köln, Düsseldorf ou Amsterdam;
– Voo saindo do mundo todo (inclusive do Brasil);
– Com hotel, ou camping;
– Na opção Regular ou Comfort.
Todos possuem translado do aeroporto de Bruxelas/estação de trem para o hotel ou camping (na opção com voo/trem) e do hotel para a festa e vice versa (na opção com hotel).
Esse ano, o festival ainda traz duas novas opções dentro dos pacotes de Global Journey:
One Day of Madness – o pacote inclui uma passagem de avião de ida e volta + ingresso para curtir um dia de festival (sábado ou domingo) + transfer do aeroporto para a festa e vice versa.
Discover Europe – o pacote inclui os ingressos para o Tomorrowland + a hospedagem durante o festival + uma viagem por 15 ou 12 noites para alguns destinos na Europa. É possível escolher o tipo de ingresso, assim como o tipo de acomodação durante o festival e as cidades para as quais você quer ir!
Optei por não colocar aqui os valores dos pacotes, pois são muitas opções! Mas você pode verificar cada um por meio de um simulador disponível na página do Tomorrowland:
Para mais informações sobre o Global Journey, clique aqui!

Acomodações

Hotel

Os hotéis fazem parte dos pacotes do Global Journey. Eles são divididos nas categorias Bronze, Silver e Gold, que se diferem pelo valor. E, para 2015, uma novidade! A partir de agora, também estão disponíveis pacotes triplos e quádruplos!
Tomorrowland Theme Hotels: Essa modalidade dá direito a uma diária a mais em um dos três hotéis específicos dentre os disponíveis, além de outras surpresas e brindes.
Para saber mais detalhes sobre os hotéis que fazem parte do Global Journey, acesse a página oficial, aqui!

DreamVille

O espaço de camping do Tomorrowland, chamado de DreamVille, pode ser “conquistado” (rs…) tanto por meio dos DreamVille Packages como por meio dos pacotes do Global Journey. O camping funcionará de quinta-feira, 23 de julho, a partir das 11h, a segunda-feira, 27 de julho, ao meio dia.

20130729_020234

DreamVille Packages: Por meio dessa modalidade, a pessoa garante a compra do espaço para acampar + ingressos (Regular ou Comfort) + acesso à festa de abertura do Tomorrowland (The Gathering). Segue abaixo uma breve explicação do que cada área oferece e alguns valores. Para infos completas, acesse a página do DreamVille.
Os pacotes de DreamVille serão vendidos no mesmo dia do WorldWide Sale, que ocorrerá no dia 7 de fevereiro, às 17h, horário local da Bélgica.
DreamVille Magnificent Greens: dá direito ao espaço para acampar, e cada um precisa levar sua própria barraca. Valor por pessoa: 335,25 euros no pacote com ingressos Regular.
Easy Tent: são as barracas oferecidas pelo próprio festival (com colchão, lençol, lâmpada e banheiro específico para essa área), e que podem ser divididas para 2 ou 4 pessoas, por barraca. Valor por barraca de duas pessoas: 908,50 euros no pacote com ingressos Regular.
* Fabulous Easy Tent: além das facilidades já citadas, essa opção também oferece piso de madeira embaixo da barraca, um locker próprio (cofre para guardar coisas particulares), um terraço com cadeiras, tomadas e acesso ao espaço VIP da The Gathering.
Dream Lodge: É uma espécie de barraca suspensa, para duas pessoas, e conta com cama, colchão, lençol, lâmpada, tomada, um locker próprio (cofre para guardar coisas particulares) e banheiro específico para essa área. Também possui um terraço com cadeiras e uma mesa, e um espaço para relaxamento, com restaurante e bar. Valor por barraca de duas pessoas: 1.718,50 euros no pacote com ingressos Regular.
*Fabulous Dream Lodge: além das facilidades já citadas, essa opção também oferece 50% de espaço extra dentro da cabana, uma sala com sofá e acesso ao espaço VIP da The Gathering.
Cabana: Espécie de mini-quarto, para duas pessoas, e conta com cama, colchão, lençol, lâmpada, tomada, um locker próprio (cofre para guardar coisas particulares) e banheiro específico para essa área. Também possui um terraço com cadeiras e um espaço para relaxamento, com restaurante e bar. Valor por cabana de duas pessoas: 1.872,50 euros no pacote com ingressos Regular.
Relax Room: É uma espécie de container, com duas camas dentro, lâmpada, tomada, um locker próprio (cofre para guardar coisas particulares) e banheiro específico para essa área. Também possui um terraço com cadeiras e um espaço para relaxamento, com restaurante e bar. Valor para duas pessoas: 1.518 euros no pacote com ingressos Regular.
Friendship Garden: Existe, ainda, uma opção para grupos de até 10 pessoas. Para comprar esse pacote, uma pessoa dentre as 10 deve se responsabilizar por ser o organizador e comprador do espaço. Essa opção dá direito a ficar em um local separado do camping normal, com acesso a banheiros, bares e uma área de convivência diferenciada. Valor por grupo: 3.792,50 euros no pacote com ingressos Regular.
* Fabulous Friendship Garden: além das facilidades já citadas, essa opção também oferece 30% a mais de espaço, cadeiras, um locker para ser compartilhado e acesso ao espaço VIP da The Gathering.
Mansion: É uma casa que comporta 12 pessoas, e também fica dentro do DreamVille. Em 2013, ela custou a “bagatela” de 21 mil euros. Bem caro…!
Se a sua vibe for roots, acampar é a melhor opção! O camping é enorme, tem uma estrutura muito boa, com praça de alimentação, ponto com Wifi, banheiros. Só esteja preparado para as filas, chuvas e, consequentemente, para a lama! Mas, claro, ao final da festa, todos os dias, a diversão por lá é garantida!

Depoimento de uma brasileira que ficou no camping em 2013:


“Eu super curti a experiência de viver o Tomorrowland 24h por dia!! Mas foi bom agora, que o perrengue passou e dou risada de tudo que aconteceu, porque na hora foi meio tenso!!! Assim, selva total! Enfrentei a maior guerra pra conseguir um lugar na sombra… consegui! Senão, durante o dia o calor seria insuportável!! À noite é frio, mas quando nasce o sol fica uma sauna dentro da barraca!! E o sol de lá é beeem quente, não se iludam só porque é Europa! E outra, choveu todos os dias! Todos os dias de madrugada, era de lei!! E durante o dia algumas pancadas de chuva. Então, pode-se imaginar a lama que ficou o acampamento. Pra conseguir sair da área das barracas até o local onde tinham os restaurantes e saída do DreamVille, tinha que tirar o tênis, meter o pé na lama (às vezes, até o meio da canela!) e chegando lá perto das pias do banheiro lavar o pé pra conseguir botar o tênis. Eu não caí nenhuma vez, mas vi muita gente escorregando na lama e tendo que voltar pra tomar banho e se trocar!! TENSO!!! Não tem tomada perto da barraca nem pra carregar o celular! A galera carrega celular num lugar que tem lá pra isso, que é comunitário, dependendo da hora q você chegar, tem fila pra esperar tomada livre. E você tem que ficar esperando até seu celular ou máquina fotográfica carregarem. Tem que pagar duas fichas pra tomar banho! Os chuveiros funcionam, se me lembro bem, das 6 da manhã às 10 da noite, ou seja, nada de banho na volta!!! É aquele banho de gato na pia só pra tirar a lama do pé mesmo, lencinho umedecido dentro da barraca, e esperar o chuveiro abrir. Dependendo do horário, tem fila pra tomar banho! Já perceberam que tem que ir no clima meeeeesmo né, zero frescura, é bem roots!!! hahahahaha…”

The Gathering

Quem fica no espaço do DreamVille, tem direito a participar da festa de abertura do Tomorrowland, a The Gathering! Ela é exclusiva para esse público, mas em 2013, eles deram de presente pra alguns poucos com Global Journey, escolhidos aleatoriamente. Essa festa acontece na quinta-feira, antes do início do festival, dentro do espaço do DreamVille.

IMG-20131108-WA0003

Transporte:

Existem três tipos de transporte relacionados com o festival. Um é o transfer que faz parte do Global Journey, e aí ele te pega no seu hotel, te deixa na entrada da festa e um pouco antes do fim da festa ele sai do estacionamento onde ficam todos os ônibus. Acho que são dois ônibus por trajeto.
O segundo modelo é chamado de shuttle e funciona para quem não comprou GJ. Nesse caso, é necessário comprar um ticket antecipado no site do evento. O shuttle deixa a galera em um ponto fixo em Bruxelas, tipo uma linha final.
Você ainda pode comprar um ticket de trem especialmente para o Tomorrowland. Durante o festival, serão colocados trens extras para fazer esse percurso.
É tudo bem organizado e sinalizado, mas mesmo assim tem que ficar ligado, pois são muitos ônibus e pode acontecer de se confundir. Isso aconteceu comigo no primeiro dia, inclusive. Peguei esse shuttle, que ia para Bruxelas, achando que era o ônibus do meu hotel, pois eles estavam próximos um do outro. O meu, porém, ia para a Antuérpia. Ou seja, gastamos 130 euros no táxi Bruxelas – Antuérpia (com o taxímetro ligado)! Serviu de aprendizado e pra dar muita risada! Hehehe!
Uma outra opção de transporte são os próprios ônibus e trens da cidade (que saem e chegam por Bruxelas, Antuérpia e Boom). No segundo dia do evento eu peguei um desses ônibus para chegar ao festival, saindo de um ponto central na Antuérpia. Ele deixou a gente na porta da festa! Na volta é um pouco mais complicado para pegar o transporte público, por conta do horário que a festa termina, mas eu não tive notícia de ninguém que ficou pra trás, sem ter como voltar pra “casa”! rs… E uma opção mais cara são os táxis! No último dia do evento fiquei até mais tarde lá e nossa única alternativa foi essa! A corrida, da festa até o meu hotel, na Antuérpia, custou 60 euros (preço acertado antes com o taxista).
Mais informações sobre como chegar ao festival, aqui!

Gastos, alimentação e bebidas:

1001217_632971170068684_283002937_n

O festival possui uma praça de alimentação com todo tipo de comidinhas, desde sanduíches até comida mexicana, francesa e coreana! Com relação às bebidas, as principais opções são cerveja, vodka, refrigerante, água e energético. Eu levei 80 euros para gastar por dia, que foi o planejamento diário que fiz para praticamente toda a minha trip.

O sistema lá funciona com um dinheiro próprio da TL. Uma cerveja, ou uma água, ou um energético custam, cada um, duas fichas. A vodka custa quatro fichas. Cinquenta euros dão direito a 35 fichas, ou seja, a cada duas fichas é como se você gastasse 2.86 euros! No fim das contas, 10 euros dão direito a 7 fichas! Acho que assim já dá pra fazer uma conta, né? 🙂

Meus gastos básicos, exclusivamente para o Tomorrowland:

R$ 2.500 – Passagem aérea;
R$ 2.500 – Global Journey (hotel, ingressos Regular e transfer);
R$ 200 – Seguro saúde;
R$ 160 – Passaporte;
320 euros para gastar lá (80 euros por dia)
————-
TOTAL = +ou- R$ 6.500
*Valores baseados em 2013. Com a alta do dólar e o reajuste no valor dos ingressos, esse total pode chegar a uns R$ 8 mil.

Confirmação de compra e entrega dos braceletes:

Ingressos avulsos: Os braceletes são, em tese, enviados pelos Correios, mas muitos não chegaram em 2013 e 2014, e aí o pessoal teve que fazer a retirada no local do evento mesmo.

Global Journey: a partir de 2015, a organização também enviará os braceletes referentes ao GJ diretamente para o seu endereço no Brasil. Em caso de pacotes duplos ou quádruplos, os braceletes serão enviados para o endereço do principal comprador.

– Pacotes com voo – o e-ticket para que dá acesso ao voo será enviado por e-mail;
– Pacotes com trem – o ticket para a viagem será entregue na estação de trem de partida;
– Caso tenha comprado a opção “One Day Of Madness”, a retirada do bracelete deverá ocorrer no balcão de atendimento do Tomorrowland, no aeroporto;
– Caso tenha comprado a opção “Discover Europe”, a retirada do bracelete deverá ocorrer no balcão de atendimento do Tomorrowland, no aeroporto, hotel ou estação de trem, de acordo com cada pacote, no dia 22 de Julho.

Personalização dos braceletes

Todos os tickets precisam ser previamente personalizados, por meio da página oficial do Tomorrowland. O objetivo, claro, é evitar a venda por terceiros, cambistas, etc. Confira aqui o procedimento necessário para fazer a personalização.

Cambistas:

É perfeitamente possível comprar os convites lá na porta, de cambistas. A média que vimos foi de 200 euros cada dia. Conhecemos uns brasileiros que tinham comprado o dia anterior por 50 euros! Isso era umas 7 da noite, mas, com o dia claro ainda, curtiram muito, por uma mixaria! hehehe!

Conhecemos muitos gringos depois que terminou o festival, durante nosso tour, e todo mundo ficava chocado quando a gente dizia que estava vindo da TL, pois, pros europeus, é tão difícil quanto para nós para conseguir! Ou seja, o fato de ter amigos no exterior talvez não ajude muito na hora de tentar os convites!

Informação muito importante:

A maior dica de todas é: não compre ingressos de qualquer agência! Tivemos notícias de pessoas que foram passadas para trás, e isso é sério! A principal “empresa” que vem enganando as pessoas no Brasil é a Amo Balada Viagens! A gente vem alertando como pode, nos grupos do Facebook, nos fóruns do Mochileiros… mas infelizmente algumas pessoas ainda caem na lábia deles…  Os pontos oficiais, no Brasil, são as agências Inside Music Land e Sim Operadora de Lazer, além do próprio Tomorrowland, claro.

As agências são interessantes para quem tem receio de viajar sozinho, ou não sabe / não quer planejar uma viagem por conta própria. Se esse não for o seu perfil, tente comprar tudo pelo site do Tomorrowland mesmo, pois os pacotes de agências são bem caros!

Aftermovie oficial de 2014:

Sobre Yohan Augusto

Yohan Augusto
☁️ Behind everyone's favorite song, there is an untold story.