A vida estava voltando ao normal para os moradores da Holanda nos últimos meses, principal epicentro dos DJs e eventos de Dance Music no mundo. Segundo o site Our World In Data, até o dia 07 de novembro o país contava com 73,2% de sua população completamente vacinada contra a COVID-19. Algumas semanas atrás, com a queda de novos casos, eventos que estavam na incerteza receberam luz verde do governo para acontecer, medidas sanitárias foram flexibilizadas. Organizadores de eventos e os fãs estavam eufóricos para uma volta gloriosa e deixar esse momento obscuro para trás. Era o que todos esperavam.
O país se tornou o primeiro da Europa a voltar com a quarentena, resultado da alta de casos de COVID-19.
A partir de sábado, 13 de novembro, o governo da Holanda instaurou um lockdown parcial, que terá aplicação até 04 de dezembro. Durante essas 3 semanas, supermercados, restaurantes e bares terão horário definido para fechar as portas, eventos esportivos acontecerão sem a presença de publico e todos os eventos musicais de verão estão cancelados.
A comunidade eletrônica da Holanda até tentou mostrar sua indignação para com o governo com a criação do movimento ‘UNMUTE US’, que tinha como objetivo protestar contra as medidas restritivas do governo holandês em relação à indústria de eventos. Para saber mais sobre o movimento, a adesão dos DJs e sua repercussão, montamos um artigo super especial que você pode conferir clicando aqui.
De acordo com a nova medida contra o Coronavírus, os eventos só podem permitir a entrada de no máximo 1.250 pessoas em uma área interna com lugares sentados e até às 18:00 horas. Grandes eventos que já estavam confirmados tiveram que ser cancelados imediatamente, como é o caso do Mysteryland, Lowlands, Down the Rabbit Hole e talvez um dos retornos mais aguardados pelos fãs: Qlimax The Reawakening.
A uma semana da realização da mega-edição desse ano do Qlimax, no qual já havia começado a montagem da estrutura no Estádio GelreDome a Q-dance, companhia responsável pela organização de eventos de Hardstyle e Hardcore tais como Defqon.1, QAPITAL, Impaqt, Qontinent e Dominator divulgou no dia 13 uma declaração oficial em suas mídias sociais confirmando a triste notícia:
“Nosso pior pesadelo acaba de se tornar realidade… Qlimax The Reawakening não acontecerá este ano. O que poderia ter sido a edição mais memorável da história do Qlimax, acabou sendo uma das maiores decepções que já experimentamos.
Quando a indústria de eventos holandesa voltou à vida em setembro, ficamos confiantes novamente em relação ao Qlimax. Foi o início de um período intenso, mas impressionante, durante o qual trabalhamos quase sem parar com os artistas envolvidos, equipe criativa e todas as outras partes que são essenciais para a criação do evento. Finalmente redescobrimos a energia que foi perdida enquanto contávamos os dias até 20 de novembro. É um grande revés o governo holandês desligar a tomada uma semana antes do nosso evento. A produção no GelreDome estava bem encaminhada, enquanto nossa equipe de shows trabalhava dia e noite para dar o toque final aos programas exclusivos do Qlimax. Mesmo agora, estamos lutando para encontrar as palavras certas para descrever como nos sentimos. Em toda esta pandemia, tivemos vários cancelamentos, mas este certamente é o maior golpe.
Por enquanto, não há muito mais a fazer por nós do que esquecer essa situação. Obrigado por sua dedicação e apoio, realmente esperamos vê-lo em breve.”