A dupla de irmãos italianos Mathame lançou seu último single ‘So What‘ via Astralwerks. O single serve como um exemplo do som de assinatura escura e crescente encontrado nas raízes do núcleo sônico de Mathame.
Colocando vocais estranhamente distorcidos sobre sintetizadores sinuosos, ‘So What‘ cresce em uma intensidade de volume que levou meses de precisão técnica para alcançar em colaboração com o engenheiro de som de Mathame, Luca Pretolesi, do Studio DMI. Esse tipo de volume raramente pode ser alcançado, mantendo a nitidez e a falta de distorção que tornam as produções do grupo as favoritas entre os DJs do circuito global de clubes.
‘So What‘ é um forte contraste com seu recente lançamento misticamente íntimo e romântico, ‘Come For You‘. O yin reservado e taciturno ao esperançoso yang de Matteo. Interconectando habilmente suas diferenças, o trabalho de Mathame também atrai influências de diferentes origens, todas conectadas: como intérpretes clássicos, como músicos eletrônicos e como DJs em turnês intensas.
Falando sobre ‘So What‘, Mathame disse:
“Com So What, queríamos alcançar a máxima pressão sonora e estresse sonoro em todos os elementos da composição e manter uma emoção impactante, desenvolvendo nosso som dinâmico e expressivo em territórios desconhecidos.”
Influenciado por sua paixão por ficção científica e anime, Mathame colaborou com o coletivo de arte japonês Hokuto Atarashi para criar o videoclipe oficial de ‘So What‘, cativando a realidade apocalíptica utilizando outra de suas paixões, a inteligência artificial. Retratando personagens inspirados em anime que evoluem para um tumulto enquanto dançam pelas ruas, o vídeo transmite temas distópicos que a dupla é conhecida por explorar em seu trabalho.
Falando no videoclipe de ‘So What‘, a equipe de diretores disse:
“Este videoclipe foi feito pelo desconhecido coletivo da escola de arte A.I, Hokuto Atarashi: “Depois de ouvir o disco, ficou claro que o sentimento sombrio e distópico estava no epicentro da cena aqui. Queríamos alcançar um alto nível de estresse visual distópico nas ruas. O vídeo conta a história de um motim, uma revolução interna entre as inteligências artificiais, aquela que quer vigilância e aquela que nos leva à liberdade criativa. A história evolui da dança para a luta em uma linha do tempo não convencional. A técnica que usamos transformou imagens reais em paisagens distópicas, andróides mecânicos e personagens de animação de filmes por modelos de animadores de inteligência artificial: este é apenas o começo de uma verdadeira revolução nas artes, apenas sobre nós. Mais cedo ou mais tarde devemos falar sobre Cosmotécnica, ou simplificar “como viver em um ecossistema sustentável com essas tecno-inteligências’.”
As proezas musicais de Mathame canalizam a bela atmosfera desolada do Monte Etna, na Sicília, onde o projeto conjunto dos irmãos se formou. Ganhando grande reconhecimento global com lançamentos de EP de estreia na Afterlife Records, incluindo ‘Nothing Around Us‘, seguido por ‘Skywalking‘ e ‘For Every Forever‘, Mathame começou a fazer quase 150 shows por ano e remixar faixas para artistas como Zhu e Moby. Depois de criar uma série de mixagens utilizando inteligência artificial em 2021, Mathame continuou a explorar seu amor pela tecnologia treinando e programando uma máquina de IA personalizada que cria suas imagens de “hiper-expressionismo”, incluindo a arte da capa e o videoclipe de ‘So What‘ O videoclipe também se inspira em pintores expressionistas, visuais cinematográficos 3D, anime japonês e paisagens NFT.