23 de setembro de 2019
Burning Man founder Larry Harvey at the annual art festival in Nevada's Black Rock Desert near Gerlach, NV. (Ron Lewis/San Mateo County Times)

Morreu o fundador do festival “Burning Man”, Larry Harvey “Este pode ser o gênio essencial do Burning Man: do nada, criamos tudo.” Larry Harvey

O fundador do festival Burning Man, Larry Harvey, morreu aos 70 anos, de complicações de um ataque cardíaco sofrido no dia 4 de abril e desde então foi internado em estado grave.

“Nós decididamente acreditávamos em um milagre. Se havia alguém tenaz, teimoso e com força de vontade o suficiente para sobreviver a esse desafio, este era o Larry. Embora tivéssemos esperança, ele morreu pacificamente nesta manhã, às 08h24, em São Francisco, ao lado de sua família”, escreveu a CEO do Burning Man, Marian Goodel, para o Burning Man Journal.

“Larry nunca foi alguém para os rótulos. Ele não se encaixava em moldes; ele os quebrava do mesmo jeito que viveu a sua vida. Alguém 100% autêntico em sua essência. Para todos nós que o conhecemos e trabalhamos com ele, foi um paisagista, um filósofo, um visionário, um sábio, uma inspiração, um instigador, um mentor e, por um momento, um motorista de taxi e ciclista mensageiro. Ele sempre advogava com paixão pela nossa cultura e os princípios que emanam da experiência do Burning Man no Black Rock Desert. Como nos contou recentemente, o Larry gostava de criar ‘cenas’ que faziam as pessoas considerarem o mundo por uma nova ótica. E ele era extraordinariamente bem-sucedido fazendo isso. A cultura do Burning Man perdeu um grande líder e uma grande mente inspiradora. Ele habilmente interpretou a manifestação do que viria a se tornar o movimento. Eu perdi um grande amigo que conheci, amei e trabalhei ao lado por quase 22 anos. A perda de sua presença na nossa rotina diária vai ser sentida por anos, mas por causa do espírito do que ele foi, nós nunca estaremos verdadeiramente sem ele.”

Larry Harvey nasceu em Oregon, em 1948, e fundou o Burning Man em 1986 ao lado do amigo Jerry James.

A edição de 2018 do festival acontece entre 26 de agosto e 03 de setembro, e provavelmente que esse ano, o festival traga diversas homenagens ao seu criador Larry Harvey.

 

Sobre Clênio Martins

Clênio Martins
Mineiro, amante de música eletrônica na suas variadas vertentes.