O governo irlandês anunciou que vai pagar uma renda básica a 2.000 artistas. Isso inclui DJs, músicos, atores e outros artistas. Isso ocorrerá em um período de 3 anos. A mudança faz parte do projeto Renda Básica com Artes. Foi projetado para fornecer um estipêndio de trabalho às pessoas nas indústrias criativas. Nós, produtores, adoramos ouvir esse tipo de notícia! Eu me pergunto se alguns considerariam se mudar para a Irlanda.
O salário base de € 10,50 por hora é sugerido, mas o valor exato ainda não foi confirmado. Para artistas que lutam, especialmente durante a pandemia de COVID-19 , esse dinheiro pode pelo menos sobreviver. Os setores de artes e entretenimento, é claro, enfrentaram dificuldades nos últimos dois anos devido a restrições. Essa nova força-tarefa foi criada por Catherine Martin , a Ministra Irlandesa do Turismo, Cultura, Artes, Gaeltacht, Esportes e Mídia.
O objetivo da força-tarefa de Artes e Cultura é revitalizar as artes em geral. Também foi anunciado que alguns locais receberão bolsas de pelo menos € 10.000 para eventos noturnos. É provável que 2022 traga mais vida noturna em um ano, desde o início da pandemia. A Irlanda está se preparando para isso incluindo uma nova economia de vida noturna construída com horários de fechamento escalonados, aumento do transporte noturno e a nomeação do primeiro comissário de segurança online. Catherine Martin disse o seguinte:
“Poderíamos estar olhando para a música, poderíamos estar olhando para as noites de poesia slam, grupos de teatro locais, música tradicional, música clássica e, claro, nossa música eletrônica… Se olharmos como estamos atrasados, olhe para Berlim, onde a cultura prospera em todas as horas, por que o batimento cardíaco da cidade tem que terminar à meia-noite ou uma da manhã.”