23 de julho de 2019
ghost-producer

O que é e o que faz um ‘Ghost Producer’?

Recentemente entrevistamos um dos maiores e mais conhecidos ghost producers do mundo, Maarten Vorwek (confira a entrevista aqui). Maarten falou um pouco para a gente sobre o seu trabalho e as dificuldades da vida de produtor musical. Mas afinal, o que é um ghost producer?

Produtor-fantasma

O ghost producer (“produtor fantasma” em português) é aquele que produz músicas para artistas, mas não assina pela faixa, e acredite, estes produtores estão mais presentes na música eletrônica do que você imagina. A prática de produção fantasma na música eletrônica gera bastante polêmica, uma vez que DJs mundialmente renomados compram as produções sem que sequer saibam abrir um programa de produção musical e assinam as faixas como suas (e no final elas realmente são deles R$R$).

Porém a prática não levanta somente opiniões contrárias. Alguns ghost producers muitas vezes trabalham em conjunto com DJs/produtores produzindo ou até mesmo fazendo alguns melhoramentos na faixa; e sim, eles recebem seu devido crédito. É necessário entender que nem sempre um DJ é totalmente responsável por uma música dele, afinal, na hora de produzir há uma variedade de profissionais que também trabalham na mesma música, melhorando, masterizando, adicionando algo que estava faltando, etc. Ou seja, a hora de apresentar a música ao público é o desfecho de todo o processo de produção.

E você, o que acha da prática? Queremos saber a sua opinião sobre o assunto.

Sobre Isac Moura

Isac Moura
Cearense e amante da boa música, escritor, poeta, programador, empreendedor e DJ nas horas vagas. Não tem um estilo preferido, ouvindo desde o mainstream ao underground.