13 de dezembro de 2018

O que é o Frenchcore? Conheça um pouco dos genêros da hard music que mais cresce na Europa e em outros continentes

Frenchcore é um subgênero de hardcore, por isso, todo o frenchcore é hardcore, mas nem todo hardcore é frenchcore. Influenciado pelo old school gabber (antigo hardcore), criado na Holanda, a sub-vertente ganhou reconhecimento maior no final dos anos 90.

Esse estilo se originou nos anos 90 na França, através da Gangstar Toons Industry – um dos grupos pioneiros de hardcore francês fundado em 1994. Naquela época os álbuns do Micropoint ajudaram a popularizar o gênero, na qual tem algumas características do dutch gabber (gabber holandês). As primeiras labels foram Epiteth Rec, Audiogenic criado pelo dj Radium que todo fã da cena com certeza já conhece, também contribuiu para o crescimento. E a Randy 909% Records que expandiu fora da França.

Os kicks do frenchcore são mais sintéticos que o do hardcore, fazendo soar bem num bpm que é +200. O frenchcore é mais uma combinação de hardtek, tribecore, hardcore e pode ser confundido com o uptempo e o terrorcore (uma vertente que o bpm é bem alto). A cena frenchcore hoje em dia tem vários djs, dentre eles holandeses, e com diversos collabs de djs de hardcore, como o Angerfist.

O frenchcore atualmente é encontrado em praticamente todos os grandes eventos/festivais de HDM (hard dance music) na Europa, essa “nova” vertente está tendo um crescimento enorme. Alguns do djs e produtores de frenchcore atualmente:

Billx

Sefa

Fant4stik

The Sickest Squad

Radium

Dr. Peacock

E também não deixe de conferir:

Matéria por: Ianne Souza.

Sobre Redação WiR