Você lembra da arte como um elemento exclusivo para o fã, principalmente quando se trata de algo exclusivo, seja um quadro, seja um álbum de vinil, seja um artigo de tal artista contando tal história. Sabia também que o NFT é exatamente isso? Não?! Então eu vou te explicar.
Com a escassez do mundo material de objetos exclusivos, eis que surge uma novidade que põe a prova de que a tecnologia está surpreendendo a cada ano. O NFT é um artigo exclusivo virtual vendido na internet de um artista para seu fã.
Imagina ter um DJ-set, uma música, ou um álbum exclusivo apenas para você, autenticado e reconhecido pelo autor que o fez. A tecnologia funciona exatamente assim, ao possuir um NFT, só você terá ele originalmente. Outras pessoas podem adquirir cópias ou variáveis, mas só você terá o original.
Vamos de teoria?
NFT significa non-fungibletoken ou token não-fungível. Estes produtos são criptografados para serem artigos únicos que só quem adquiriu pode ter, é uma chave que você pode vender ou trocar por outro token do mesmo valor.
As transações funcionam por uma tecnologia chamada Blockchain. Um sistema que permite rastrear o envio e o recebimento de qualquer arquivo virtual. Esse sistema permite, também, transações por criptomoedas. Atualmente os NFT’s são vendidos através da rede Ethereum, que é uma das criptomoedas mais famosas que existem.
Muitos artistas já anunciaram e venderam NFT’s, um dos exemplos que podemos citar foi o Token vendido pelo DJ e produtor holandês Don Diablo comprado por US$ 1,2 milhão. O arremate foi feito pelo site de leilões SuperRare. O set contava com uma produção exclusiva que se chamava “Destination Hexagonia” e foi feito em colaboração com Paul Snijder, com efeitos em tela verde e personagens renderizados em 3D, tudo com base na criação de Don.
E qual a vantagem de ter um token NFT?
A originalidade e a autenticidade são um dos principais pontos a serem destacados pois quando você adquire um token só você poderá ver, vender ou anunciar. Outra vantagem é que, para evitar fraudes, tudo é certificado e reconhecido pelo artista, a empresa que venderá o produto e como e quando ele foi pago e enviado. Isso, além de valorizar no preço, firma a autenticidade feita pelo autor.
Já a “desvantagem” vem pelo motivo do token ser vendido por criptomoedas, que oscilam de valor a cada instante, que podem te dar um lucro ou um prejuízo com o valor pago do produto. Simplesmente porque hoje, o valor do token pode ser considerado alto em relação ao valor comprado, e amanhã, pode ser considerado abaixo.
Outros DJ’s estão entrando na onda, recentemente divulgamos que David Guetta entrará neste ramo com seu projeto “United at Home” que conquistou muitos fãs nesta quarentena com DJ-Sets em vários lugares icônicos do mundo. Outros artistas que entraram no ramo são Calvin Harris, REZZ e deadmau5, Flume, Zedd, Illenium e outros.
Mas o que podemos concluir com esta novidade no mercado do entretenimento virtual?
O NFT veio para aprimorar os produtos artísticos de modalidade exclusiva, o autor e o comprador podem utilizar o token de várias formas. Vídeo, áudio, em imagem, em 3D, realidade virtual e afins e o dinheiro arrecadado pode ser reinvestido em caridade, ações promocionais e entre outros. O NFT veio para trazer mais uma opção de raridades que podem custar muito caro daqui alguns anos e isso beneficiará tanto o artista quanto a quem comprou.