21 de novembro de 2017
Soundcloud agora monetizará músicas

Soundcloud pode estar à beira da falência

O SoundCloud está passando por uma grave crise financeira. Depois de boatos que o site havia ficado sem dinheiro em Janeiro, o clima só piorou nos escritórios de Berlim. Para piorar as coisas, o site fechou escritórios regionais em Londres e EUA, demitindo cerca de 40% dos funcionários no processo.

De acordo com um relatório, esta medida drástica parece ser um ato de desespero, pois as demissões só vão fornecer à empresa dinheiro suficiente por cerca de 50 dias. Este relatório foi subsequentemente rebatido pelo SoundCloud, que está em negociações para uma possível aquisição.

No entanto, esta pode ser uma afirmação de empresa bastante otimista, como um funcionário anônimo descreveu a situação “… muito complicada. Bastante sombria. Eu sei que pessoas que não foram demitidas estão pedindo as contas. As pessoas que se salvaram estão abandonando o navio. A moral está muito baixa.” Outro funcionário afirmou que estavam “torrando dinheiro, mas agora eles dizem que não têm mais“. Também foi relatado que alguns funcionários que foram contratos recentemente já foram demitidos antes mesmo de começarem no emprego.

O número de compartilhamentos também caiu drasticamente, possivelmente quase 70 milhões por mês, comparado aos impressionantes 175 milhões há apenas três anos. Os seus novos planos premium e pro também não conseguiram reviver o site, em parte devido à falta de crescimento de usuários e em parte devido ao fato do site ter valores astronômicos da receita obtida por esses planos de volta às gravadoras.

Todos esses fatores podem estar apontando para um fato triste: o SoundCloud pode estar morrendo e cada vez fica mais difícil achar uma salvação.

Atualização: em nota oficial o Soundcloud afirmou que as notícias sobre uma possível falência “não passam de barulho” e que a plataforma seguirá firme e forte.

Comentários

Sobre Daniel Nakanishi

Daniel Nakanishi
DJ/Produtor de Campinas-SP, apaixonado por música eletrônica, tem como hobbie produzir. Frequentou diversos festivais e clubs pelo Brasil a fora. Luta contra o fim da briga entre Mainstream x Underground.